Amigo é aquele que deseja e tenta estar próximo mesmo quando você não tem nada a oferecer, a não ser, você mesmo.

Sherlock e Watson, Frodo e Sam, Davi e Jônatas. Duplas marcadas por uma história de amizade. Posso estar errado, mas sempre tive a impressão (não apenas em relação a esses personagens), que em muitas relações de amizade têm sempre um membro que se doa mais que o outro para que a mesma se mantenha.

O bom amigo é o carregador do piano, é o que tolera mais os defeitos do amigo. É aquele com quem sempre se pode contar, independente, se o dia é ensolarado ou chuvoso.

Sei que, em qualquer relação, há ganhos secundários, mesmo que inconscientes, para ambas as partes, mas, nesses casos, todo mundo consegue identificar “quem é quem” na história de amizade.

Só Watson, Sam e Jônatas aguentariam ser amigos de Sherlock, Frodo e Davi. É muita carga que só aguenta quem ama de verdade, ou quem está muito doente, dependente e alienado dentro da relação.

Mas, muitas vezes, o outro lado não deixa, é claro, de amar seu amigo mas, talvez, ele ame menos, se doe menos, ou no mínimo ama de um jeito diferente.

É claro que não existe um padrão estabelecido de amor na amizade como se fosse uma tabela periódica ou uma fórmula matemática. Ou como canta Humberto Gessinger: “a medida de amar é amar sem medida”.

De uma forma estranha as amizades se encaixam.

Você já deve ter passado pela experiência de, sem conhecer uma pessoa, olhá-la e “ir com a cara dela” ou, ao contrário, não gostar “logo de cara”.

Ou já presenciou alguém dizendo: “no começo não gostava de você não, depois aprendi a gostar”. É como se os inconscientes conversassem antes mesmo da relação começar.

É um diálogo invisível entre duas cabeças e, se for mesmo como Shakespeare diz que “amigos são a família que a vida nos permite escolher”, podemos dizer também que essa escolha não é apenas consciente.

É claro que depois, como toda relação, é necessário disposição para a mesma amadurecer e se manter.

Minha preocupação é que, mesmo as pessoas que têm uma facilidade ou disposição maior de se doar e amar, podem se cansar, adoecer e abandonar a amizade. Não por falta de amor, mas por “excesso” dele.

De uma certa forma é um sinal de saúde mental, pois é o corpo e a mente dizendo que tem seu limite e que o seu chegou.

Existem pessoas que são muito difíceis de manterem uma amizade duradoura por diversos motivos:

Um deles pode ser porque não tiveram um ambiente de cuidado em sua história de vida onde não aprenderam sobre o que é cuidar e ser cuidado, amar e ser amado, sobre ceder e dividir, sobre respeitar e dar limites. Não estou tirando a responsabilidade delas, mas não podemos deixar nunca de olhar para a história do indivíduo.

De uma certa forma, também é mais confortante pensar desse jeito.

É muito triste e duro percebermos que as pessoas só nos procuram para ficar bem e nunca para saber se estamos bem.

Que nunca nos ouvem, só querem ser ouvidas. Que te procuram apenas por um favor que você pode fazer por ela e nunca para fazer um favor a você.

Na verdade, muitas dessas pessoas que têm esse egoísmo primitivo enraizado, raramente percebem que estão sendo egoístas. É uma cegueira existencial que machuca as pessoas ao seu redor.

A todo dia tento lutar contra o meu narcismo e meu egoísmo. Nem sempre consigo, mas tento sempre me analisar para entender se estou “usando” uma pessoa ou se estou vendo-a como um outro igual a mim. Me pergunto se sou um bom amigo.

Procuro entender e dizer pra mim mesmo que as pessoas amam diferente e de formas diferentes.

Penso que tenho que gostar de alguém não apenas pelo prazer ou ajuda que ela pode me proporcionar, mas pelo que ela é no conjunto da obra.

Não existe amizade ideal nem sem erros, brigas e desajustes. Mas, pessoas dispostas a repensarem suas atitudes podem melhorar suas relações de amizade. Isso sim já é um bom começo.

Amigo é aquele que deseja e tenta estar próximo mesmo quando você não tem nada a oferecer a não ser você mesmo.

Você tem um amigo com quem pode contar? Marque ele(ela) nos comentários para lembra-lo(a) o quanto a amizade que você têm é importante pra você.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Dave Goudreau no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.