O nosso maior erro é tratar bem quem não merece e destratar quem nos quer bem!

É essa atitude que nos leva ao fracasso em nossas relações.

O ego quer reconhecimento, quer ser valorizado, quer que as suas necessidades sejam atendidas, mas quando você acredita que só recebendo a validação dos outros, você se sentirá feliz, você começa a não aceitar que “pessoas” te rejeitem.

Quando você deseja que todos te amem e fica frustrado quando alguém não te valoriza, você permite que o ego fique no controle, e quando o ego está no controle, você passa a agradar aqueles que não te dão valor, e a desdenhar daqueles que gostam de você.

Você pensa que não precisa agradar quem já te vê com bons olhos, e que precisa se esforçar para conquistar aqueles que nem te enxergam.

É por isso que, frequentemente, você se conecta com pessoas tóxicas, onde você recebe pouco e doa muito.

É por isso que, muitas vezes, você insiste em relações que não te acrescentam nada, e rejeita relações que podem te oferecer tudo o que você sempre sonhou. Isso porque, o ego, simplesmente não aceita que o outro não queira você.

Uma pessoa que vive um relacionamento feliz aprendeu a educar o ego. Ela conseguiu isso, focando no amor-próprio, na sua essência e, não, na sua personalidade.

Focar na sua essência é saber exatamente quais são os seus valores. É amar quem você é, independente do que os outros pensam de você. É se acolher, sentir compaixão de si mesmo e reconhecer os próprios erros para aprender com eles. É saber o que você merece e não aceitar menos do que isso.

Mas quando o seu foco está no ego, você não aceita o não dos outros. Você passa a buscar o sim, mesmo que essa atitude desencadeie episódios de humilhação e submissão.

Quanto mais você se submete a uma relação que te oferece apenas migalhas de afeto, mais você se desconecta do amor-próprio.

Um claro sinal de que você está permitindo que o ego fique no controle, é quando você passa a tratar bem quem não merece e a destratar quem te quer bem.

Se você está fazendo esse movimento, é importante buscar ajuda profissional para mudar essa atitude o quanto antes, porque enquanto o ego estiver ditando as regras em seus relacionamentos, você continuará colecionar decepções e se vinculando a pessoas abusivas ou indisponíveis.

Quer parar de tratar bem quem não merece? Me chame no direct @rhamuche, e agende uma consulta individual.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar. Foto de Erika Fletcher no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Robson Hamuche é Terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, compõe a equipe de terapeutas do Instituto Tadashi Kadomoto (ITK). É também idealizador e sócio-proprietário do Resiliência Humana, grupo de mídia dedicado ao desenvolvimento humano, que reúne informação de qualidade acerca de todo o universo do desenvolvimento pessoal, usando uma linguagem leve e acessível.