De tudo o que acontece na vida podemos tirar uma grande lição.

É preciso aprender a retirar a lição das coisas boas e das coisas ruins que nos acometem. Mas para muitos de nós, ainda é extremamente difícil conseguir entender qual é a lição que precisamos aprender diante de uma tragédia, uma doença, uma perda, uma calamidade.

Eu sei bem, para mim também é muito difícil entender certas coisas, mas foi quando eu passei a me perguntar todos os dias: O que eu preciso aprender com isso tudo? Que as coisas começaram a melhorar na minha vida.

A resposta nem sempre vem de imediato, pelo contrário, muitas vezes, demora dias, e meses para que finalmente, eu consiga chegar a uma conclusão diante dos fatos desafiadores da minha vida.

Mas as respostas chegam, quando menos esperamos. E elas podem vir como: dar mais valor à família, às amizades, ao emprego, aos filhos, ao companheiro, aos pais, à saúde…

Diante de uma falha na comunicação que nos prejudica, por exemplo, podemos aprender que não devemos falar tudo o que vem na nossa cabeça, e assim trabalhar a coerência e a consciência.

Dizem que a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro. Porém, se após um momento traumático em nossas vidas, soubermos silenciar e buscar as respostas dentro de nós, precisaremos identificar o momento certo de voltar com uma solução positiva para tudo o que acontece.

O estranho é que sempre damos valor quando perdemos ou estamos na eminência de perder algo ou alguém e geralmente, o que temos medo de perder é o que é de mais precioso para nós.

Mas não adianta temer a perda antes mesmo que ela aconteça, isso é adiantar as desgraças.

Eu sei que posso aprender também com as experiências mal sucedidas dos outros, e com o sucesso que muitos já alcançaram nesse caminho do autoconhecimento.

Tudo é válido, inclusive um testemunho, que servirá para nos alertar de algo que precisamos vigiar em nossa vida.

Quando meu pai estava acamado em virtude de um AVC, por exemplo, foi uma fase bem sofrida para ele e para a nossa família.

A tristeza diante do acontecido era imensa, e não conseguíamos ver nenhuma solução, apenas sentíamos muita compaixão e esgotamento ao mesmo tempo.

Ao final, o melhor pai do mundo se foi e a mensagem deixada como grande lição de vida foi a seguinte:

“Só Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.

Essa frase se aplica em muitas outras ocasiões possíveis e impossíveis de serem solucionadas.

Só Jesus na causa! Essa energia amorosa é capaz de nos ajudar nos momentos mais difíceis, é a Fé que remove as montanhas!

Se temos fé na vida e nessa proteção benfeitora, o melhor sempre nos encontrará, mesmo que antes disso acontecer, tenhamos que nos reinventar e superar a tristeza ou a saudade.

Confie em você e na sua capacidade de encontrar soluções para os problemas da sua vida. Busque a lição e aprenda com ela! Quando nos movimentamos no sentido de aprender com a vida, nos sentimos abastecidos, e vivenciamos uma vida com um maior significado.

*DA REDAÇÃO RH. Texto de Idelma da Costa. . Foto de Joanna Nix-Walkup no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.








Idelma da Costa, Bacharel em Direito, Pós Graduada em Direito Processual, Gerente Judicial (TJMG), escritora dos livros Apagão, o passo para a superação e O mundo não gira, capota. Tem sido classificada em concursos literários a nível nacional e internacional com suas poesias e contos. Participou como autora convidada do FliAraxá 2018 e 2019 e da Flid 2018.