“Eu me sinto como uma fraude”: TDAH como superar a síndrome do impostor

O que é TDAH?

A síndrome do impostor é um daqueles conceitos psicológicos que se tornaram parte do jargão cultural, provavelmente porque ressoa em muitas pessoas em algum momento de suas vidas.

Quando falamos em impostor nos referimos à sensação de que uma pessoa fingiu, enganou ou tropeçou em um determinado papel, como um emprego escolhido ou uma vaga em um programa acadêmico altamente competitivo, apesar da evidência clara de que ela não merece, e o sentimento dolorido de que, de alguma forma, foi esquecida.

Existem maneiras específicas para adultos com TDAH responderem a seu “impostor interior”.

As emoções que acompanham essa dúvida se agrupam em torno da ansiedade com a perspectiva de um desempenho insatisfatório, cometer erros flagrantes e qualquer outro tipo de gafes que, sem dúvida, desnudará a fraude de alguém.

Essa chance de ser revelado como um impostor está associada à vergonha e culpa imaginárias por ser revelado como um falso inepto que de alguma forma teve sorte em uma posição que está fora das suas competências reais.

Muito do crescimento na vida, porém, requer sair da zona de conforto e correr riscos medidos.

Parte desse desafio é enfrentar a incerteza inerente a uma curva de aprendizado à medida que se ganha experiência, habilidades e know-how e se busca e assumir novos papéis.

Mesmo assim, o esforço contínuo e a prática muitas vezes são necessários para manter e aprimorar aptidões.

Adultos com TDAH são particularmente propensos a vivenciar a síndrome do impostor, e não apenas em atividades aspiracionais, mas em muitas funções cotidianas, como no trabalho, como pai ou parceiro de relacionamento. Mas por que essa tendência à síndrome do impostor é o caso de adultos com TDAH, e o que pode ser feito a respeito?

O TDAH é essencialmente auto-desregulação manifestada como dificuldades para organizar e implementar comportamentos ao longo do tempo em direção a objetivos valorizados.

Muitas dessas metas são objetivos cotidianos humildes, como passar pela escola sem grandes aborrecimentos, manter um emprego estável ou manter um relacionamento romântico, todos os quais são mais difíceis para adultos com TDAH do que para adultos sem TDAH. Como um colega comentou certa vez, o TDAH adulto geralmente envolve trabalhar o dobro pela metade.

Pense sobre os riscos percebidos inerentes a atividades mais ambiciosas por adultos com TDAH.

Esses objetivos “fora da zona de conforto” costumam ser repletos de incertezas e, portanto, de um grau de estresse e ansiedade para a maioria dos indivíduos sem TDAH.

A própria natureza do TDAH impõe um grau de incerteza e, portanto, estresse na maioria dos papéis típicos de adultos, muito menos a perspectiva de assumir um novo desafio.

Muitos adultos com TDAH atrasam repetidamente os afazeres ou até abandonam alguns objetivos devido ao medo do fracasso, muitas vezes, enraizado em decepções anteriores, o que contribui ainda mais para o risco da síndrome do impostor – que há evidências de “falhas” no passado.

Mesmo ao se convencer a tentar uma meta, pode haver um medo do sucesso baseado em dúvidas sobre a capacidade de atender e manter as expectativas depois que uma meta foi alcançada, embora isso possa refletir um medo adiado do fracasso.

Ao enfrentar um caso de síndrome do impostor e a percepção de que não estamos atendendo às expectativas, uma primeira pergunta a fazer a um adulto com TDAH é sobre as evidências nas quais essa percepção se baseia e se há alguma verdade nela.

Um aluno pode estar tendo dificuldade com as atribuições em uma classe ou um gerente recém-promovido pode ter dificuldades com as demandas da nova posição, que representam problemas administráveis.

Frequentemente, existe a suposição de que alguém “deveria” magicamente ser capaz de descobrir uma situação por conta própria se realmente merece sua posição atual.

Consequentemente, se eles não conseguem descobrir, eles se sentem um impostor. Esta mentalidade pode atrapalhar um enfrentamento eficaz, nomeadamente pedindo ajuda ou, em alguns casos, dedicando tempo e esforço extra para praticar uma habilidade necessária.

A restrição auto imposta para pedir ajuda mencionada acima geralmente se origina do pensamento comparativo – basear a visão de si mesmo em quão bem se avalia em relação ao desempenho e aos atributos dos outros.

Adultos com TDAH são notoriamente injustos consigo mesmos ao fazer tais comparações sociais.

Eles podem modelar um monstro de Frankenstein a partir dos atributos de pessoas diferentes que criam um padrão que ninguém pode igualar (“Não sou tão organizado quanto Jane, ou tão eficiente quanto Mike, ou tão instruído e Pat, ou …”) .

Em termos de pedir ajuda, os adultos com TDAH podem presumir que os outros não precisam contar com esse apoio extra. Assim, a conclusão é que apenas um impostor precisaria disso.

Na verdade, um experimento de pensamento útil é considerar se o professor ou chefe pode ter estado no mesmo barco que a pessoa com TDAH em algum momento e talvez tenha se beneficiado de apoio e orientação.

Pode-se argumentar que todos os professores e supervisores foram alunos em algum momento e receberam ajuda sem serem impostores.

No entanto, existem alguns casos em que adultos com TDAH terão que empregar ou adaptar estratégias de enfrentamento para gerenciar o TDAH, a fim de se ajustar a seus novos papéis.

Pode haver novas demandas de habilidades de gerenciamento de tempo em um novo programa de graduação, ou com os deveres organizacionais de uma promoção de emprego, ou outro empreendimento, como praticar um instrumento musical.

Novamente, pedir ajuda é uma opção, incluindo ajuda terapêutica com habilidades de enfrentamento de ajuste fino para um novo ambiente, que é um alvo comum no tratamento psicossocial do TDAH adulto.

Muitos adultos com TDAH se fixam e aumentam as imperfeições pessoais e as dificuldades em navegar por novos papéis e objetivos.

Ao mesmo tempo, eles podem desconsiderar seus pontos fortes, habilidades e o fato de que, apesar de quaisquer imperfeições, foram admitidos no programa acadêmico, escolhidos e contratados ou promovidos para um emprego e, de outra forma, demonstraram que merecem seu status.

As imperfeições podem ser enquadradas em termos comportamentais acionáveis ​​a fim de desenvolver planos de enfrentamento, como pedir ajuda, priorizar a chegada no horário ou lidar com a procrastinação no dever de casa. (Esses problemas também são normalizados como batalhas contínuas enfrentadas pela maioria das pessoas.).

Além disso, é importante identificar e reconhecer os atributos positivos de alguém, citar “vitórias” específicas na situação atual (“Passei no primeiro exame” ou “Um colega disse Lidei bem com a reunião ”) e normalizei a paciência com a curva de aprendizagem para combater pensamentos impostores. Rever o currículo – um esboço de suas realizações – é um exercício útil para esse fim.

Essas estratégias de enfrentamento são adaptadas para lidar com o desconforto associado ao confronto com a incerteza em novos empreendimentos – leva tempo para desenvolver competência e confiança.

Muitas vezes há benchmarks que fornecem evidências garantidoras, como notas de aprovação em um semestre ou uma avaliação de trabalho positiva, mas é fácil “sim, mas” embora, como em: “Sim, passei na classe, mas foi muito fácil, qualquer um conseguiria” ou “Sim, recebi uma boa avaliação de emprego, mas posso me sair pior da próxima vez”, o último dos quais inclui adivinhação negativa sobre “a próxima vez”.

É possível que alguns papéis e objetivos não funcionem, mas não necessariamente devido a alguém ser um impostor.

Pode ser uma decisão informada que um programa de graduação ou mesmo uma nova função de trabalho não seja uma boa opção. Esse tipo de cenário é diferente de ser um impostor; em vez disso, representa uma decisão informada após um esforço direto. Tal esforço pode ser considerado uma força de caráter positiva e geralmente resulta em menos arrependimento do que não tê-lo tentado.

Muitas das estratégias mencionadas acima envolvem reconhecer e gerenciar os processos de pensamento ou a conversa interna que a pessoa vem travando.

Revisar evidências, identificar etapas comportamentais em direção à melhoria, pedir ajuda, reavaliar os próprios pontos fortes e imperfeições e normalizar a curva de aprendizado ao longo do tempo (junto com outras formas de modificação cognitiva e opções de reformulação) envolvem um grau de distanciamento pessoal e tomada de perspectiva a situação em questão.

Há uma base de evidências de que a conversa interna adaptativa – referindo-se internamente a si mesmo na segunda ou terceira pessoa – fornece tal distância e perspectiva para trabalhar a conversa interna negativa e chegar a um plano mais flexível e eficaz para o acompanhamento.

Essa abordagem baseia-se em uma noção frequentemente ouvida de que “Posso fornecer ótimos conselhos aos meus amigos, mas não os sigo pessoalmente”.

Na verdade, falar consigo mesmo como amigo, usando seu próprio nome ou “você” (“Você só precisa ser paciente consigo mesmo. Leva tempo para se acostumar com tudo, mas você vai conseguir.”) É uma maneira de praticar outra habilidade de enfrentamento para o TDAH adulto: autocompaixão.

Embora não sejam exaustivas, as habilidades mencionadas podem ajudar a conter a síndrome do impostor e a ansiedade, vergonha e culpa associadas.

Eles ajudam a esclarecer a autenticidade da intenção e da competência de uma pessoa, a fim de se engajar com desafios valiosos, assumi-los plenamente e emergir mais fortes e realizados com a experiência.

Acredite em você!

Referências

1 Sakulku, J., & Alexander, J. (2011). O fenômeno do impostor. International Journal of Behavioral Science, 6 (1), 75-97.

2 Kross, E. (2021). Chatter: A voz em nossa cabeça, por que é importante e como controlá-la . Coroa.

*DA REDAÇÃO RH. Com informações PT. *Foto de Mladen Milicevic no Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.