Pessoas que falam rápido possuem a mente acelerada

Por Valeria Sabater

Às vezes, há quem se comunique enquanto vive de maneira acelerada. Assim, fenômenos muito diferentes, como ansiedade, falta de controle ou clareza de pensamento, se escondem atrás daquelas pessoas que falam rapidamente e se atropelam.

Cada um de nós tem uma maneira particular de se comunicar. No entanto, as pessoas que falam rapidamente nem sempre conseguem transmitir suas mensagens de maneira eficaz e, mais importante, geralmente geram uma sensação de estresse, confusão e maior dificuldade no remetente quando se trata de entender o que lhes está sendo dito.

É também um estilo de comunicação do qual vários aspectos podem ser deduzidos.

Primeiro, falar rapidamente não precisa responder a um distúrbio psicológico.

Ocasionalmente, podemos encontrar um distúrbio da fala como a taquilalia, que define essas pessoas com fala excessivamente rápida, com excesso de palavras e pausas ou repetições que complicam ainda mais o fluxo rítmico da fala.

A causa que explica esse tipo de comunicação responde em muitos casos à ansiedade e estressores em contextos próximos, algo que acontece muitas vezes durante a infância.

Portanto, se conhecermos alguém que usa esse tipo de discurso regularmente, tenhamos um pouco mais de paciência.

Se somos nós que nos comunicamos de maneira acelerada, vale a pena levar em consideração uma série de dados e estratégias. São as seguintes.

“Você não pode deixar de se comunicar.”-Paul Watzlawick-

Pessoas que falam rápido, por que fazem isso?

Algumas pessoas pensam que as pessoas que falam rapidamente podem ter alguma virtude que as diferencia das outras.

Falar rápido pode significar, por exemplo, que eles “pensam igualmente rápido”, também que podem ser ótimos oradores ao fazer discursos com um grande número de dados e informações. No entanto, a ciência já apontou que esse nem sempre é o caso.

Para começar, falar rapidamente não significa que você fala fluentemente.

Da mesma forma, quem se comunica de maneira acelerada nem sempre dá tempo para o público digerir todas as informações transmitidas.

Isso é pelo menos o que especialistas como Florence Myers, patologista de distúrbios da fala da Universidade de Maryland.

As pessoas que falam rápido, em média, costumam arrastar os seguintes reatores:

Alterações no tom de voz. Às vezes, eles podem falar alto demais ou em pouco tempo, usar um tom mais baixo que dificulta o entendimento.

Problemas ao articular, são cometidos erros ao pronunciar algumas palavras.

Uso de recheios na fala (ah, em …), bem como repetições (ou seja, quero dizer, então …).

Os aspectos mais importantes da mensagem, ou seja, o tema central a ser comunicado, passam despercebidos.

O ouvinte não entende todo o discurso das pessoas que falam rapidamente. Além disso, é comum que dê menos valor e que algum estresse seja experimentado com tanta rapidez por esse estilo de comunicação.

Causas deste estilo de comunicação

A origem desse discurso excepcionalmente rápido é multidimensional. Ou seja, não há uma causa única, na realidade, existem diferentes fatores que podem explicar por que ocorre (ou por que acontece conosco). São as seguintes:

Condicionamento desde a infância.
Há crianças que se sentem socialmente pressionadas desde cedo a falar rapidamente. Ter irmãos muito espertos ou até pais que também falam rápido geralmente pode definir esse estilo comunicativo.

A personalidade extrovertida às vezes apresenta essa característica. É um perfil no qual as pessoas tendem a pensar enquanto conversam, onde a impulsividade prevalece e aquelas idéias que se sobrepõem e se expressam quase sem filtro.

Um terceiro fator, o mais comum às vezes, é a mente acelerada. Às vezes, carregando um dia a dia marcado por pressa , ansiedade e pressão, acabamos nos comunicando nervosamente. Como se costuma dizer, há pessoas que se comunicam enquanto vivem: de maneira estressante.

O que podemos fazer para reduzir a fala acelerada?

Todos nós queremos nos comunicar efetivamente. Falar de maneira eficaz é enviar nossa mensagem de maneira apropriada, próxima e até cativante.

Assim, quem faz isso rápida e precipitadamente não apenas gera nos outros alguma ansiedade ou dificuldade para entender o que é dito. Além disso, como resultado da inércia, você pode acabar compartilhando pensamentos que realmente gostaria de manter em sigilo.

Portanto, as pessoas que falam rápido devem aprender não apenas a desacelerar. Aplique também um pensamento mais ponderado e menos impulsivo, onde você poderá se sentir gradualmente mais competente e com maior autocontrole. Estas seriam algumas chaves:

Gestão emocional

Como apontamos, essa forma de comunicação é mediada por nossas emoções e, em particular, pela ansiedade derivada de nosso estilo de vida. Portanto, às vezes não basta desacelerar, você precisa estabelecer controle sobre ansiedade, estresse, impulsividade …

O controle da respiração. Técnicas, como respiração profunda ou relaxamento progressivo de Jacobson, podem nos ajudar a treinar a calma interior para melhorar o ritmo de nossa comunicação.

Pense como um ouvinte. Quando você estiver se comunicando com alguém, treine seu pensamento para estabelecer pausas. Nos momentos em que aproveite a oportunidade para respirar, pergunte-se se o que você está dizendo está chegando ao remetente. Repita para si mesmo que a comunicação lenta é sempre melhor.

Peça a outras pessoas que informem se você falar rapidamente. Às vezes, fazemos quase sem perceber, aceleramos o discurso e o discurso atropela (principalmente se estamos nervosos). Portanto, nunca é demais salientar aos outros que temos essa tendência e que ficaríamos agradecidos se você nos dissesse. Caso eles nos dêem o “toque”, desaceleramos.

Para concluir, como indicamos no início, as pessoas que falam rapidamente nem sempre sofrem de um distúrbio. Na maioria das vezes, é um comportamento comunicativo que podemos controlar estando cientes disso. Vale a pena considerar.

*Com informações de La Mente es Maravillosa. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.