Várias opções disponíveis, uma decisão a tomar! E assim vamos tendo que tomar várias decisões, sobre muitas coisas, ao longo da vida!

Algumas pessoas são indecisas por natureza.

Todos nós experimentamos indecisão uma vez ou outra.

Geralmente, eu não sou uma dessas pessoas. De fato, tenho tendência a ser excessivamente opinativa sobre muitas coisas.

Tenho opiniões muito fortes sobre a melhor comida para comer, os melhores restaurantes, o melhor e o melhor.

Pergunte-me sobre qualquer coisa, e provavelmente terei uma opinião.

Quer você peça um burrito ou um hambúrguer para o almoço, não é uma decisão que altera a vida. Mas existem decisões que são muito mais importantes na vida. Sua escolha de carreira … Com quem você se casa… é muito importante.

Mais importante ainda do que escolher profissão e casamento é a maior decisão de todas: o que você faz com Jesus Cristo! Não há decisão mais importante do que essa.

No Novo Testamento, encontramos a história de um homem indeciso, um homem que deixou os outros pensarem por ele. Ele tentou encontrar o meio termo e apaziguar uma multidão instável e sedenta de sangue, além de sua própria consciência perturbada. O nome dele era Pôncio Pilatos.

O político consumado, Pôncio Pilatos, tentou fazer todo mundo feliz e, assim, tomou a pior decisão imaginável. É uma decisão que ele sem dúvida se arrependeu pelo resto da vida.

Ele enfrentou uma pergunta que toda pessoa finalmente enfrentará: O que você fará com Jesus?

Depois que Jesus foi preso, ele foi levado para a casa de Caifás. Ele já havia sido cruelmente espancado e apressado por uma aparição às pressas diante da elite religiosa da época, o Sinédrio Judeu.

O Sinédrio era como a Suprema Corte de hoje. A diferença era que eles eram governantes religiosos, porque o governo e a religião estavam entrelaçados naquele momento. O Sinédrio tinha grande poder e podia decidir se você vivia ou morria.

Jesus apareceu diante do ex-sumo sacerdote, Anás, que tinha uma presença de padrinho sobre o sumo sacerdote em funcionamento, Caifás.

Além disso, Anás era o sogro de Caifás, por isso era um assunto de família. Tendo confirmado que Jesus afirmou ser o Messias, eles o enviaram a Pôncio Pilatos.

Pilatos não era um cara religioso. Ele foi enviado para governar o povo judeu e não gostou do seu trabalho. Ele provavelmente queria voltar para Roma, onde todo o poder e influência estavam. Mas ele foi enviado para assumir essa tarefa e acabou presidindo o julgamento mais importante da história da humanidade: o julgamento de Jesus Cristo.

Ele não queria nada com Jesus ou com esses debates religiosos.

Normalmente, nessa época, Pilatos estaria relaxando em seu palácio de inverno em Cesareia, uma espécie de Palm Springs de Israel.

Mas ele teve que lidar com essa situação com Jesus, sobre quem ouvira falar.

Na época, Pilatos também estava sob vigilância por ordem do imperador, porque ele era suspeito de ser um mau governador.

Então havia Pôncio Pilatos, sob muita pressão de Roma para não estragar e sob muita pressão dos líderes religiosos devido a desentendimentos no passado. Isso criou uma situação muito incomum quando Jesus foi trazido diante dele. E, como costumam fazer os políticos, Pilatos tentou encontrar um compromisso.

Pilatos ouvira tudo – toda mentira, toda desculpa – mas não ouvia de Jesus. Por quê? Porque Cristo era inocente. De fato, Pilatos ficou nervoso com a calma de Jesus diante de sua própria morte. Jesus falou sobre a verdade ao homem que não acreditava na verdade, dizendo: “Eu nasci e vim ao mundo para testemunhar a verdade. Todos os que amam a verdade reconhecem que o que eu digo é verdadeiro ”(João 18:37).

Pilatos, porém, disse: “O que é a verdade?” (Versículo 38 NLT).

Como muitas pessoas hoje, Pilatos era um relativista moral. Ele provavelmente não acreditava na verdade absoluta. Ele era um pagão romano, mas a verdade encarnada estava diante dele. Tudo o que Pilatos queria fazer era sair da situação.

Não acho que Pilatos detestasse Jesus em particular. Talvez ele até o admirasse um pouco. Mas para Pôncio Pilatos, isso era tudo sobre sua carreira política.

Se ele deixasse Jesus ir, isso irritaria os líderes religiosos e possivelmente resultaria em algum tipo de tumulto. Então Roma o disciplinaria – talvez até o executasse. Para Pilatos, Jesus era uma batata quente política.

E Pilatos estava ouvindo muitas vozes sobre o assunto. Sua esposa teve um sonho e disse-lhe para não ter nada a ver com a morte de Jesus.

A voz das multidões sedentas de sangue clamou: “Crucifica-o!” E a voz de sua própria consciência, sem dúvida, atestou a inocência de Cristo. Então ele ouviu a voz do próprio Jesus.

Então, o que Pilatos fez?

Ele lavou as mãos na frente da multidão e disse:

“Eu sou inocente do sangue deste homem. A responsabilidade é sua! ”(Mateus 27:24 NLT).

Há pessoas que, toda vez que o assunto da fé, a Bíblia ou qualquer coisa relacionada surge, simplesmente não querem falar sobre isso. Eles não querem lidar com isso. Era isso que Pilatos estava fazendo, e acabou condenando sua alma. Ele compartilhou a responsabilidade no pior crime da história humana.

Finalmente, quando estivermos diante de Deus, não será uma questão de pecado; será uma pergunta do filho. Não será uma questão de vivermos uma vida boa e nossas boas ações superarem as más. É tudo sobre Jesus Cristo, a provisão de Deus para entrarmos no céu.


Alguém pode dizer:
“Eu não sou contra Jesus. Eu simplesmente não acredito em todas as coisas que os cristãos dizem que Jesus é. Eu meio que o admiro.

Mas Jesus disse:

“Quem não está comigo está contra mim” (Mateus 12:30 NVI).

Cristo faz reivindicações radicais. Ele diz que é o próprio filho de Deus. Ele diz que é o único caminho para o céu.

Você acredita nisso?

Então siga-o.

Saia dessa terra de indecisão de ninguém e tome sua decisão.

Pare de deixar que outras pessoas pensem por você.

A decisão que Pilatos teve que tomar é uma decisão que você também precisa tomar.

O que você fará com Jesus?

*Via Harvest. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.