A enorme variedade de pequenas bactérias intestinais no alívio da depressão e no bem-estar

Por Jacquelyn Jhingree

O sistema nervoso entérico incorporado em nosso trato gastrointestional é agora reconhecido como um cérebro integrador complexo por si só.

Ilya Mechnikov, um cientista sem dúvida bastante à frente de seu tempo, compartilhou um Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1908 por seu trabalho sobre imunidade humana. Seu interesse em pesquisa foi conquistado por suas experiências horríveis (não discutíveis) com doenças causadas por infecção bacteriana.

Depois que sua primeira esposa morreu de tuberculose , ele tentou tirar a própria vida com uma overdose de ópio, mas conseguiu viver. Sua miséria não terminou aí no entanto. Quando sua segunda esposa desenvolveu febre tifóide, ele quis morrer com ela e se inoculou com uma doença transmitida por carrapatos. Ambos sobreviveram, mas isso o fez perceber o significado saliente do sistema imunológico natural do corpo.

Na esteira da perseverança de seus corpos, Mechnikov se dedicou – obcecado – à pesquisa em imunidade humana. Durante a epidemia de cólera na França em 1892, como parte de sua auto-experimentação, ele bebeu uma cultura de Vibrio cholera , a bactéria responsável pela doença.

Ele não ficou doente, então deu a cultura a um voluntário em seu laboratório – que também não contraiu cólera -, mas um segundo voluntário ficou afetado pela doença e morreu posteriormente. Em outras experiências de laboratório, ele descobriu que alguns micróbios estimulavam o crescimento de bactérias da cólera e outros o impediam.

Ele achava que a flora intestinal humana era responsável por isso e supunha que, se ingerir uma cultura patogênica pode deixá-lo doente, então certamente uma boa deve promover a saúde. “Com a ajuda da ciência, o homem pode corrigir as imperfeições de sua natureza”, escreveu ele.

O uso de alimentos fermentados – que em essência e na maioria dos casos são culturas de “boas bactérias” – existe há séculos.

A pesquisa mostra registros escritos dos benefícios à saúde do leite fermentado (iogurte) e dos produtos lácteos fermentados datados de 6000 aC, em escritos hindus antigos.

Os gregos fizeram referência escrita a produtos alimentícios fermentados em 100 aC, e acredita-se que Genghis Khan tenha alimentado o leite de égua fermentado por seu exército porque ele acreditava que isso instigava bravura neles.

Não foi até ao 20 th século, no entanto, que um médico estudantil da Bulgária, Grigorov -descobriu uma bactéria de ácido láctico (de Bacillus bulgaricus) em culturas de iogurte.

Leite fermentado ou iogurte adoçado é cuidadosamente derramado sobre mingau de milho cozido em uma travessa grande e comunitária, pouco antes de servir – aqui mostrado no Senegal // Wikimedia Commons

Alimentos fermentados bacterianos, pensados ​​para promover a saúde digestiva, são predominantes ao longo da história e onipresentes em todos os cantos do globo, do chucrute do leste europeu ao kimchi coreano e do natto japonês.

Nos tempos atuais, um crescente corpo de pesquisa mostra que manter um intestino saudável e um microbioma com dieta pode ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar.

Além disso, afirma-se que o equilíbrio correto das bactérias intestinais pode ajudar a evitar doenças.

O segundo cérebro em nosso intestino

Um microbiologista me disse uma vez: “Você tem mais de 90% de bactérias e cerca de 10% de humanos”.

O quê? Mesmo? Eu então procurei e descobri que era realmente verdade.

Temos 10 vezes mais células bacterianas coabitando nossos corpos do que células humanas.

O microbioma humano é coletivamente os 10 a 100 trilhões de microrganismos, principalmente bactérias, que vivem em nosso intestino pesando entre um e três quilos; todo microbioma é específico para um ambiente específico (todos os microrganismos interagindo entre si em uma área específica do corpo, como o trato ou intestino gastrointestinal) ou parte do corpo.

O microbioma também se refere ao material genético combinado da microbiota naquele ambiente ou órgão. Esses trilhões de bactérias interagem e se comunicam com o sistema nervoso entérico ou o que os cientistas classificaram como “segundo cérebro”.

Como Michael Gershon , professor de patologia e biologia celular da Universidade de Columbia e “pai da neurogastroenterologia”, escreve :

“Uma vez descartado como uma simples coleção de gânglios retransmissores (um conjunto de corpos das células nervosas), o sistema nervoso entérico é agora reconhecido como um complexo”. , cérebro integrativo por si só. ”

O sistema nervoso entérico compreende cerca de 500 milhões de neurônios ou dois terços da quantidade encontrada em um gato. Está incorporado em nosso trato gastrointestinal – começando no esôfago e terminando no ânus.

Juntos, o segundo cérebro no intestino e seu microbioma têm um efeito significativo no cérebro, influenciando o humor, o comportamento e a doença. Como tal, o Instituto Nacional de Saúde (NIH) nos EUA lançou o Projeto Microbioma Humano para identificar e caracterizar a microbiota humana.

A Grande Conexão Cérebro-Intestino-Micróbio

Evidências recentes mostram que o cérebro interage com o sistema entérico no intestino (segundo cérebro) e o microbioma intestinal de maneira bidirecional.

É um circuito de comunicação de três vias chamado Eixo Cérebro-Intestino-Microbioma e envolve três sistemas – nervoso central, gastrointestinal e imunológico. Um exemplo comum de uma interação cérebro-intestino é a sensação de “borboletas no estômago”.

Suas mãos estão suadas e trêmulas, seu batimento cardíaco aumenta, sua pele fica pálida ou corada e você (talvez) sente que deseja vomitar. Isso faz parte da resposta ao estresse fisiológico de luta ou fuga e evidência de como nosso intestino está relacionado à forma como nos sentimos.

Então, como os micróbios do nosso intestino influenciam o humor?

Na verdade, os cientistas não são 100% claros sobre como esses micróbios influenciam diretamente nossos cérebros, mas propõem que é através de múltiplos caminhos.

Por exemplo, é sabido que os quatro principais produtos químicos associados à felicidade e ao humor nos seres humanos são dopamina, serotonina, ocitocina e endorfinas.

Pesquisas mostram que a serotonina (embora sua função seja complexa, pois está envolvida em muitos processos fisiológicos) é um regulador do humor, desempenhando um papel importante no tratamento da depressão e suscetibilidade à depressão e ao suicídio .

O sistema nervoso entérico em nosso trato gastrointestinal é agora reconhecido como um cérebro integrador complexo por si só.

E adivinha? Cerca de 90% da serotonina do corpo é produzida no trato digestivo; pesquisadores da Caltech mostraram que os micróbios intestinais são essenciais na síntese da serotonina.

Da mesma forma, as bactérias intestinais estão envolvidas na síntese de outros produtos químicos e neurotransmissores envolvidos na regulação e na doença.

Além disso, as descobertas científicas da revista Behavioral Brain Works ilustraram que algumas bactérias afetam a forma como esses compostos de humor são metabolizados.

Talvez a descoberta mais fascinante, no entanto, seja que alguns micróbios possam ativar o nervo vago , o nervo craniano mais longo do corpo e uma linha principal de comunicação bidirecional entre o cérebro e o intestino.

90% da serotonina do corpo é produzida no trato digestivo.

Os avanços na tecnologia de sequenciamento de genoma estão permitindo pesquisas sobre o impacto do microbioma intestinal nas doenças.

Ao mapear o genoma do microbioma intestinal em humanos e animais doentes vs. saudáveis, as conclusões sobre o papel dos micróbios intestinais na proliferação de doenças podem – e foram – deduzidas. E uma maneira muito interessante de recolher essas informações é analisar as fezes.

Bactérias – organismos unicelulares medindo alguns micrômetros. Trilhões são encontrados vivendo na microbiota humana.

Seu cocô pode ser muito informativo.

Um estudo usando análise genética de cocô de pessoas clinicamente depressivas em comparação com aqueles que não são, encontrou várias correlações entre a microbiota fecal humana (representativa da microbiota intestinal) e a depressão.

Embora eles relatem que suas descobertas precisam ser testadas em coortes maiores, seus resultados foram específicos para uma cepa específica (subtipo de microrganismo) e gênero (grupo ou classe de espécie):

“A cepa do tipo Oscillibacter tem o ácido valérico como principal produto metabólico final, um homólogo do neurotransmissor GABA ( ácido γ-aminobutírico) , enquanto Alistipes já demonstrou estar associado ao estresse induzido em camundongos”.

“O ácido valérico se assemelha estruturalmente ao GABA e demonstrou ligar o receptor GABAa. Portanto, é possível que as bactérias envolvidas na produção e / ou metabolismo do ácido valérico também possam estar associadas à depressão. ”

O trabalho do professor Bernhard Lüscher e colegas da Penn State University mostra que o aumento da atividade do GABA no cérebro de ratos deprimidos tem efeitos antidepressivos, semelhantes aos dos medicamentos antidepressivos, trazendo os ratos de volta ao comportamento “normal”.

Digno de nota é que o GABA está implicado em transtornos de humor e seus agonistas demonstraram ser antidepressivos e antimaníacos.

Isso inclui menos de um certo tipo de bactéria na microbiota fecal humana em indivíduos deprimidos em comparação com os saudáveis.

Seu cocô pode ser * muito * informativo. Estudos descobriram várias correlações entre a microbiota fecal humana e a depressão.

O que é ainda mais interessante é que pesquisadores da University College Cork, na Irlanda, mostraram que se você transplantar o microbioma de um indivíduo deprimido para animais, esses animais exibirão o mesmo comportamento do indivíduo deprimido. Estes incluem anedonia (não querendo fazer as coisas que você costuma ter prazer) e comportamento semelhante ao da ansiedade.

Este estudo também mostrou que a depressão está associada à diminuição da riqueza e diversidade da microbiota intestinal. Além disso, em humanos, os transplantes de microbiota fecal – introduzindo fezes saudáveis ​​no microbioma de uma pessoa doente – foram bem-sucedidos no tratamento de doenças gastrointestinais e infecções por colite e clostridium difficile com uma taxa de eficácia de quase 90%.

Avanços Auxiliares

Em todo o mundo, a Federação Internacional de Diabetes registra 425 milhões de adultos (ou 1 em cada 11 adultos) com diabetes, enquanto o CDC registra 30,3 milhões nos EUA (com mais de 100 milhões vivendo com diabetes ou pré-diabetes) e 3,4 milhões no Canadá, segundo a Diabetes.

Diabetes e obesidade estão frequentemente ligados, pois está bem documentado que a obesidade tem uma forte correlação entre resistência à insulina e diabetes.

Em uma área promissora e crescente de pesquisa com seres humanos, um pequeno ensaio clínico na Holanda mostrou que um transplante fecal de um doador magro pode melhorar temporariamente a resistência à insulina em homens obesos.

Em outra área crescente de pesquisa, grandes diferenças são observadas nos microbiomas intestinais de pessoas com doença de Parkinson em comparação com indivíduos saudáveis.

Além disso, um estudo publicado na revista Cell mostra que, quando micróbios fecais de pessoas com doença de Parkinson eram transferidos para camundongos, exibiam sintomas mais graves da doença e agregação de α-sinucleína no cérebro. (A formação de placas no cérebro através da agregação de α-sinucleína é encontrada em pessoas com doenças neurodegenerativas, incluindo Parkinson, Alzheimer e demência.)

Enquanto isso, outro estudo revelou que a suplementação de probióticos em pacientes com doença de Alzheimer mostrou melhora na função cognitiva.

Mas como conseguimos o nosso microbioma de qualquer maneira?

Foi demonstrado que o microbioma intestinal vaginal e materno muda significativamente durante a gravidez.

A revista científica PLOS | Um , assim como um estudo finlandês na Cell , respectivamente, mostraram que as mulheres grávidas exibem bactérias vaginais inferiores às mulheres não grávidas, além de falta de diversidade populacional na microbiota intestinal.

No International Journal of Obesity, os pesquisadores descobriram que crianças expostas a antibióticos pré-natais no segundo ou terceiro trimestre tiveram um risco 84% maior de desenvolver obesidade em comparação com as crianças que não foram expostas.

Além disso, as cesarianas estavam ligadas a riscos 46% maiores de desenvolver obesidade infantil; seus primeiros colonizadores de micróbios são adquiridos por meio de trocas com sua mãe em grande parte durante o processo de nascimento, quando você é literalmente ensopado de bactérias vaginais.

Além disso, como a pesquisa mostra, qualquer distúrbio nessa troca de micróbios, como administração por cesariana, antibióticos perinatais e alimentação com fórmula, está associado a um risco aumentado de doenças metabólicas e imunológicas.

Após o nascimento, o microbioma da criança continua a crescer e é alterado pela ingestão de micróbios no leite materno, o que estabiliza o microbioma intestinal neonatal .

À medida que envelhecemos, nossos microbiomas intestinais podem mudar ao longo da vida, dependendo da dieta, do ambiente e dos medicamentos que podemos tomar, como antibióticos.

Então, como promovemos um microbioma saudável?

Ainda há muitas pesquisas em andamento sobre a conexão cérebro-intestino-microbioma, mas é bastante claro que a microbiota intestinal pode ter um impacto significativo no humor, na saúde e na doença.

Então, aqui estão algumas maneiras – e alimentos! – que manterão seu microbioma intestinal saudável e próspero:

Probióticos – pesquisas mostram que eles podem ser usados ​​para manter um intestino saudável e restaurar a microbiota intestinal à saúde (após interrupção, como no caso de doenças e uso de antibióticos).

Alimentos prebióticos – estes causam o crescimento e estimular a atividade de micróbios benéficos no intestino.

Alimentos integrais / ricos em fibras – estes demonstraram promover o crescimento de bactérias específicas apenas digeridas por certos tipos de bactérias. Por exemplo, foi demonstrado que maçãs e alcachofras aumentam as bifidobactérias (uma boa bactéria) nos seres humanos.

Alimentos fermentados – as pessoas comem esses alimentos há séculos. Eles demonstraram reduzir o número de bactérias causadoras de doenças no intestino e promover o crescimento de bactérias benéficas. Foi demonstrado que pessoas que comem muito iogurte têm menos bactérias ligadas à inflamação (Enterobacteriaceae).

Diversidade alimentar – uma dieta que compreende uma diversidade alimentar leva a uma microbiota diversa, considerada saudável .

Polifenóis no vinho tinto e nas uvas – estes demonstraram melhorar a microbiota benéfica específica.

*Via The Establishment. Tradução e adaptação REDAÇÃO Resiliência Humana.