Recentemente, pesquisas revelam que um ataque cardíaco manifesta sintomas de maneira diferente em mulheres em comparação aos homens.
Um estudo publicado na revista Circulation acompanhou 515 mulheres que tiveram ataques cardíacos e revelou que os sinais mais frequentes nem sempre incluíam dor no peito. Muitas relataram fadiga incomum, distúrbios do sono e ansiedade.
Curiosamente, quase 80% delas perceberam pelo menos um desses sintomas por mais de um mês antes do ataque. Apesar disso, apenas 65% disseram que ligariam para o serviço de emergência ao suspeitar de um ataque cardíaco.
Portanto, neste artigo, confira nove sintomas de alerta em mulheres que você deve ficar atento.
Problemas para dormir, acordar frequentemente ou sentir sono inquieto podem ser sinais precoces de problemas cardíacos. A falta de sono reparador não deve ser ignorada, especialmente se for diferente do seu padrão habitual.
Mulheres podem sentir uma ansiedade intensa ou a sensação de que algo está seriamente errado. Esse tipo de alerta emocional pode preceder um ataque cardíaco e merece atenção médica imediata.
Sentir-se fraca, instável ou tonta pode indicar que o coração não está bombeando sangue de forma eficiente. Não subestime episódios frequentes de vertigem.
Dificuldade para respirar, mesmo sem esforço físico, pode ser um indicativo de problemas cardíacos. Esse sintoma pode ocorrer acompanhado ou não de dor no peito.
Náuseas, queimação ou dor parecida com gases podem ser confundidas com problemas digestivos, mas em algumas mulheres são sinais de alerta cardíaco.
A pele fria e úmida acompanhada de sudorese intensa é um sinal clássico que não deve ser ignorado, principalmente quando surge de forma inesperada.
Mulheres frequentemente sentem dor fora do peito, que pode se espalhar para mandíbula, ombros, costas ou estômago. Esse tipo de sintoma é mais sutil, mas igualmente sério.
Embora comum, a dor no peito em mulheres pode aparecer como uma sensação de aperto, queimação, pressão ou desconforto que vai e volta, diferente da dor intensa e constante frequentemente associada aos ataques cardíacos masculinos.
Após a menopausa, a queda nos níveis de estrogênio aumenta o risco de ataques cardíacos. Mulheres nessa faixa etária podem apresentar sintomas mais intensos, incluindo:
Algumas mulheres podem sofrer um ataque cardíaco sem dor intensa. Os sinais incluem:
Após um ataque silencioso, é comum sentir mais cansaço e dificuldade em atividades físicas.
Agendar consultas regulares com um médico e reconhecer precocemente os sinais de alerta pode reduzir o risco de danos graves ao coração.
Avaliações periódicas e testes preventivos são fundamentais, especialmente para mulheres com fatores de risco, e podem aumentar significativamente a expectativa e qualidade de vida.
Imagem de Capa: Canva
Conforme envelhecemos, a experiência de intimidade muda e se adapta, de formas que muitas vezes…
Algumas imagens escondem mais do que parecem. O modo como você interpreta uma cena pode…
Um engenheiro químico do Texas afirma ter identificado a localização do lendário Jardim do Éden,…
O caso de Lucas Martin, um estudante britânico de apenas 21 anos, chocou o Reino…
A maioria das pessoas vem optando por trocar o refrigerante comum pela versão diet ou…
A nova produção da Netflix volta a explorar o lado mais sombrio da mente humana.…