Conhecimento

7 indícios de que o estresse está alto

O estilo de vida moderno, as diversas ocupações profissionais e os problemas cotidianos nos fazem pensar que o estresse é uma parte natural de nossas vidas.

Embora seja verdade que é uma reação fisiológica a situações adversas que aparecem dia após dia, seus efeitos podem ir mais além.

Está comprovado que estar submetido de forma contínua a este estado emocional aumenta o risco de doenças cardíacas, enfraquece as defesas do organismo e aumenta as chances de desenvolver depressão.

Embora a maioria de seus sintomas se manifeste através de mudanças de atitude, existem várias consequências físicas que podem ter uma forte relação com ele.

A Associação Americana de Psicologia adverte que esta condição está afetando o mundo mais do que em qualquer outra época.

O mais preocupante é que a maioria dos casos não recebe uma atenção adequada e acaba se transformando em transtornos mais graves.

Sendo conscientes de que todos iremos sofrer com o estresse em algum momento, é fundamental saber quais são os sinais de que ele está prejudicando a nossa qualidade de vida.

1. Alergias e erupções na pele

Se você nunca sofreu reações alérgicas e de repente nota que está coberto de brotoejas ou erupções vermelhas, é muito provável que seja uma manifestação do estresse.

Quando o organismo apresenta este tipo de transtorno, o sistema imunológico tende a se desequilibrar e o corpo inicia a liberação da histamina química.

Se ele não é controlado a tempo, podem surgir a urticária e outras alterações cutâneas. De fato, por este mesmo fator a pele pode desenvolver sensibilidade a coisas que antes não eram um problema.

2. Dores de cabeça contínuas

As cefaleias e enxaquecas são sintomas comuns naqueles que têm que resolver situações difíceis e estressantes o tempo todo.

Isso é produto da liberação de algumas substâncias químicas que interferem na atividade do sistema nervoso e os vasos sanguíneos do cérebro.

Também é comum que afete os músculos e cause o que se conhece como dor de cabeça tensional.

3. Mal-estar estomacal

Uma ampla variedade de transtornos digestivos tem a ver com os constantes episódios de estresse físico e mental.

Os hormônios alteram o funcionamento do trato gastrointestinal e causam sintomas como o acúmulo de toxinas, os gases e a inflamação.

Em alguns casos inclusive aumenta o número de vezes que o cólon se contrai, o que se traduz em mais cólicas e diarreias.

4. Resfriados constantes

O cortisol liberado por causa deste problema provoca um bloqueio no sistema imunológico que diminui sua capacidade para combater os patógenos que afetam a saúde respiratória.

Há uma alta probabilidade de que as pessoas estressadas contraiam um resfriado, herpes ou outras doenças bacterianas e virais.

O pior de tudo é que, se este problema não for superado, é difícil que os tratamentos para combatê-los funcionem.

5. Surgimento de acne

Todos sabemos que a acne é um problema cutâneo que pode decorrer de diversos fatores. Ainda que os adolescentes sejam a população mais afetada, os adultos também podem apresentá-lo por culpa do estresse.

Ao que parece, ele se apresenta por um desequilíbrio hormonal no qual o cortisol predomina sobre as outras substâncias.

Este hormônio interfere na atividade das glândulas sebáceas da pele e aumenta a sua produção de óleos.

Este excesso de sebo que vai se acumulando pouco a pouco nos poros é o que causa o surgimento de cravos e espinhas.

6. Insônia

A insônia e as dificuldades para conseguir um sono reparador têm muito a ver com o estado emocional e os hábitos que temos durante os dias.

Um organismo estressado provoca dores musculares, foca os pensamentos em soluções angustiantes e perde sua capacidade de dormir o tempo adequado.

O mais grave de tudo é que, com o passar dos dias, o corpo desenvolve condições física que diminuem a qualidade de vida.

7. Cansaço excessivo

A fadiga ou cansaço extremo é uma reação normal do corpo quando não descansa o suficiente e se submete de forma contínua à tensão física e mental.

Este sintoma vem acompanhado de alterações no humor que incluem a depressão, a ansiedade e a irritabilidade.

Você se identifica com estes sinais? Se nos últimos dias você tem sofrido com o estresse, solicite um exame médico e busque alternativas para diminuí-lo em seu dia a dia.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

14 horas ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

14 horas ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

15 horas ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

16 horas ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago