7 incríveis provérbios chineses

Resiliência Humana

Muitos dos provérbios chineses são literalmente milenares. Alguns deles foram criados por si mesmos, enquanto outros são derivados de alguma lenda. Todos visam condensar um ensinamento sobre a vida. É uma maneira didática de transmitir o conhecimento adquirido por essa cultura.

A palavra que designa os provérbios chineses é “Chengyu”. Quase todas essas frases são compostas por quatro caracteres da língua chinesa. Isso é ideográfico. Cada caractere tem um significado amplo.

” O dragão imobilizado em águas profundas torna-se presa de caranguejos”.
– Provérbio chinês –

Agora, se algo caracteriza os provérbios chineses é a sua elegância. Também podemos ressaltar sua essência poética e sua capacidade de simbolizar a realidade. Não é sem motivo que sobreviveram ao tempo e se espalharam por todas as culturas do planeta. Aqui estão sete bons exemplos desses maravilhosos provérbios.

Provérbios chineses sobre a vontade

Os orientais e, em particular, os chineses, caracterizaram-se por um profundo espírito de sacrifício e uma grande apreciação pela vontade. Historicamente, esta nação sofreu grandes calamidades e mais de uma vez renasceu de suas cinzas. É por isso que eles dão um enorme valor a essa capacidade de se manter firme. É isso o que eles dizem aqui: “Grandes almas têm vontades; o fraco tem apenas desejos“.


Tradições chinesas

Da mesma forma, uma boa quantidade de provérbios chineses destaca a capacidade do ser humano de moldar seu destino. Como eles apontam aqui: “Você não pode evitar que o pássaro da tristeza voe sobre sua cabeça, mas pode evitar que ele faça um ninho em seu cabelo“.

A montanha e a vida

A montanha é uma metáfora usada em muitos dos provérbios chineses. Representa a dificuldade, o obstáculo. Como nesta frase: “Aquele que deslocou a montanha é o que começou a remover as pequenas pedras“. A frase é uma homenagem à paciência, uma fonte de força nas culturas orientais.

Um significado semelhante tem este outro provérbio: “É preciso escalar a montanha como um homem velho para chegar como jovem”. Aqui também falamos de paciência, juntamente com a perseverança. A montanha deve ser escalada como um velho, ou seja, enfrentando o obstáculo com prudência e devagar. “Para chegar como jovem” significa que a estrada renova quem quer que a atravesse.

O verdadeiro senso de confiança

Um dos provérbios chineses diz: “A melhor porta fechada é aquela que pode ser deixada aberta”. É um belo ensinamento que contém uma grande verdade, envolto em belas roupagens poéticas. Este provérbio fala sobre a confiança.

Arte chinesa

Neste caso, a porta é um símbolo do que é guardado. Fornece segurança e evita a passagem para algo valioso. No entanto, a confiança não pode ser colocada naquela barreira, mas na vontade dos outros de não cruzá-la.

Pureza excessiva

Os puros e os impuros têm sido temas de análise na religião, filosofia e cultura. Quase sempre o puro está associado ao positivo e o impuro com o negativo. No entanto, neste provérbio chinês a ideia é invertida: “Em água pura demais não há peixes“.


Esta reflexão fala sobre a falta de humanidade na perfeição. É por isso que a água sem vida é chamada de “estéril”. Por outro lado, também há uma contradição. Ou seja, o que poderia ser chamado de “impureza”. Uma impureza maravilhosa que justamente dá origem à vida. Não esqueçamos que o sucesso é o filho do erro, não da perfeição.

Avance, sempre avance

Os chineses, como quase todas as culturas orientais, são amantes da pausa. Ao contrário do Ocidente, eles veem a pressa como um um defeito, não uma virtude. Por si só, a construção de sua história durou vários séculos. Eles são testemunhas das mudanças lentas. Esta perspectiva é muito bem sintetizada aqui: “Não tenha medo de ser lento, tema apenas ser detido“.

A sabedoria dos provérbios chineses

Nesse caso, eles nos falam sobre a importância de permanecermos ativos. Isso não implica necessariamente fazer as coisas com pressa, mas num processo no qual o progresso é feito passo a passo. Mesmo que o objetivo esteja longe, enquanto o progresso for mantido, ele será alcançado.

Os provérbios chineses são uma fonte inesgotável de sabedoria e beleza. A coisa mais bonita que eles têm é essa maneira muito sugestiva de dizer as coisas, mas sem dizer nada diretamente. Chamam cada um para fazer uma reflexão em vez de entregar uma verdade absoluta “digerida”. Esta é precisamente a sua magia.

FONTEA Mente é Maravilhosa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia