Ver um filme sozinho ou acompanhado é igual a colocar aquela cereja no bolo. E se a história for sobre o amor, então vira um momento de particulares suspiros e reflexões. Todos nós amamos e somos, em algum momento, amados: às vezes tudo se encaixa; às vezes é uma parede de tijolos sem cimento; às vezes é eterno, como nas histórias com final trágico do tipo “Um amor para recordar”, e muitas vezes a gente quer esquecer que viveu aquela história. Mas ainda assim, continuamos aguardando a próxima cereja do bolo que, certamente, será deliciosa. Pensando nesses suspiros todos, olha que legal, encontramos uma lista com 50 filmes de amor.

Comédias românticas

A Primeira Noite de um Homem, 1986 — É uma história emocionalmente profunda que mostra o quanto um jovem amadurece em apenas algumas semanas.

Ensina-me a Viver, 1971
— É um filme alegre e cheio de ironia. Harold e Maude se completam, criando uma dupla inesquecível e carismática.

Harry e Sally — Feitos um para o outro, 1989 — Este filme fala do amor da vida toda, que no começo não era nada de mais, mas ganha força com o passar dos anos.

Amor a Toda Prova, 2011 — Se você quiser dar gargalhadas e depois dormir lembrando do sorriso de Steve Carell, este filme é o ideal.

10 Coisas que eu Odeio em Você, 1999 — Um filme leve, bonito, emocionante e comovente, com um humor nada vulgar. Você vai querer assistir inúmeras vezes.

Como Arrasar um Coração, 2010 — Um ótimo filme francês para aqueles que valorizam o humor de qualidade, sentimentos verdadeiros e a vida em todas as suas expressões.

O Melhor Amigo da Noiva, 2008 — Um bom filme que deixará você animado e cheio de emoções positivas.

A Proposta, 2009 — Uma bela história de um amor inesperado entre duas pessoas totalmente diferentes. Comédia romântica para toda a família.

De Repente é Amor, 2005 — Um melodrama original com bons atores e trama excelente. Produzido com estilo e de maneira simples. Cada cena reflete bom gosto e senso de proporção.

Before we go, 2014 — É um belo filme num ambiente propício: Nova York à noite, um casal bonito, diálogos engenhosos, trilha sonora encantadora e final agradável.

Simplesmente Acontece, 2014
— Um filme que passa voando. Bastante dinâmico e com belas tomadas. Um longa que deixará você com um sorriso no rosto por muito tempo.

Melodramas

Love Story — Uma História de Amor, 1970 — Autossacrifício, sinceridade, ternura, lealdade: tudo isso pode ser encontrado neste filme. O relacionamento a dois é tão sutil e suave que você passa a acreditar que o amor de verdade existe.

Tarde Demais para Esquecer, 1957 — Um melodrama norte-americano para todas as épocas. Um belo filme, cheio de encanto e carisma.

Digam o que Quiserem, 1989
— Filme comovente e penetrante. Algumas frases ficam gravadas para sempre em nossa memória.

A Força do Destino, 1982 — É um filme cult sobre amizade, amor, traição e ajuda mútua, sobre a vida cotidiana dos cadetes de uma escola militar.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977 — Clássico de Woody Allen. Um filme único sob todos os aspectos. Os personagens irão surpreende-lo com sua maneira de enxergar o mundo. As piadas estilosas do protagonista (o próprio Allen) são um destaque.

Para Sempre, 2012 — Este filme defende que a chama e a paixão não são o mais importante. O fundamental é encontrar a sua alma gêmea.

O Paciente Inglês, 1996 — Este longa é literalmente repleto de amor. É exatamente este sentimento que motiva os personagens a mudar os próprios princípios.

(500) Dias com Ela, 2009 — Este filme é tão fofo que você não consegue tirar os olhos da tela nem por um segundo. Incrivelmente romântico.

Querido John, 2010 — Filme muito comovente sobre o amor verdadeiro. A trilha sonora é simplesmente cativante.

Banquete do Amor, 2007 — Depois de ver este filme, você sentirá o desejo de acreditar no amor, na força deste sentimento mágico que pode fazer milagres.

A Incrível História de Adaline, 2015 — Melodrama sobre a força de uma mulher. Um conto narrado com uma bela voz, cercada por sons mágicos e pinturas feitas de antigas fotografias empoeiradas, com damas usando vestidos elegantes.

Suíte Francesa, 2014 — Este filme alcança a sua alma. Trata de duas pessoas que se conheceram em uma época difícil, quando é impossível planejar algo no presente ou no futuro.

O Melhor de Mim, 2014 — Não é apenas uma história de amor. É uma história de vida cheia de sentimentos que levam à reflexão: você conseguiu realizar todos os seus planos? Eles trazem a felicidade?

Agora e Para Sempre, 2012 — É uma história sentimental, mas os produtores do filme conseguiram fazer dele um longa muito especial.

Um Homem de Sorte, 2011 — Uma bela história de amor. Depois de ver este filme, você acreditará no destino.

P.S. Eu te Amo, 2007 — Um filme fascinante. Você entristece, ri e chora junto com a protagonista. E sempre surge a pergunta: ’o que vai acontecer agora?’.

Dramas

A um Passo da Eternidade, 1953 — Filme com excelente elenco (Burt Lancaster, Deborah Kerr e Frank Sinatra), e que faz o tempo passar voando. A trama é simples, mas cativante.

Titanic, 1997 — Um clássico com 11 Oscars. Uma história de amor entre duas pessoas completamente diferentes, tanto em personalidade quanto em nível social. Os personagens não conseguem viver o sentimento por muito tempo, mas seu amor torna-se eterno.

As pontes de Madison, 1995 — Drama excelente sem efeitos especiais nem detalhes desnecessários, sem abraços exagerados nos atos heroicos.

O Artista, 2011 — História que mostra a importância de nunca se render, principalmente quando alguém o ama.

O Morro dos Ventos Uivantes, 1992 — Este longa narra uma história de amor muito cruel, mas bonita.

Nosso Amor de Ontem, 1973 — Neste filme, não há diálogo sem sentido ou cena desnecessária. Cada discussão entre os personagens leva a algum entendimento sobre o porquê de seu relacionamento ser como é.

Casablanca, 1942 — É um exemplo de filme simples do ponto de vista da trama, mas que se tornou um clássico do cinema mundial. Foi justamente esta simplicidade, junto com as excelentes atuações dos protagonistas (Humphrey Bogart e Ingrid Bergman), que fez com que a obra passasse a ser considerada um dos melhores filmes românticos da história das telonas.

Lendas da paixão,1994 — Uma obra-prima que não nos impõe sua visão de mundo, nem tem a pretensão de mudar nossa maneira de ser. Simplesmente nos conta uma história, mas ainda assim, consegue fazer de nós pessoas melhores.

Amor, 2012 — Filme francês com um ambiente e atmosfera especial. As cenas mudam lentamente, dando ao público a oportunidade de refletir sobre o que está acontecendo e tirar suas próprias conclusões.

Antes do amanhecer,1995 — Este filme toca a alma já nos primeiros minutos. O elenco atua de maneira tão sincera que é difícil acreditar que é apenas um filme, que os diálogos foram escritos no roteiro e que foram decorados como o diretor queria.

Antes do Pôr do Sol, 2004 — Um verdadeiro e sincero hino à juventude que vai ficando para trás. O filme conseguiu retratar aquele momento em que você pensa que tem tudo pela frente e ainda não pensa em seus atos.

Antes da Meia-Noite, 2013 — É um daqueles filmes que você quer voltar a assistir várias vezes. É como um livro que você lê dos 16 aos 30 anos, e sempre acrescenta algo atual para sua vida presente.

A Culpa é das Estrelas, 2014 — Esta história é linda demais para ser inventada, e real demais para que você não se sinta tocado. É para todas as pessoas que se atormentam pelos fracassos da vida.

Um Porto Seguro, 2013 — História atraente com elementos de suspense e personagens interessantes. Reúne todas as ferramentas para passar o tempo criando uma atmosfera acolhedora.

Brooklin, 2015 — Cada imagem deste filme está impregnada do espírito norte-americano dos anos 50: o comportamento, a moda, a maquiagem. É um filme sentimental, meigo e ingênuo.

Um Dia, 2011 — Um filme para curtir em qualquer estado de ânimo, e em qualquer companhia. Como é um longa leve, você nem vai ver o tempo passar.

Lembranças, 2010 — Este filme não é exagerado. É um longa completamente vivaz que toca a alma.
Fantasia

Ghost: Do Outro Lado da Vida, 1990 — Filme sobre o amor que inspira, que vale a pena admirar, que deve ser buscado. Após ver esta história, você sente vontade de viver, amar e ser uma boa pessoa.

A Princesa Prometida, 1987 — Um filme romântico que parece conto de fadas, e conta com uma boa dose de ironia.

Questão de Tempo, 2013 — Este longa é muito sábio e reflexivo sobre as coisas importantes. Mostra uma filosofia de vida que você sente vontade de seguir: simples e autêntica.

Ela, 2013 — Drama futurista com ótimas atuações, trilha sonora excelente e atores surpreendentes. Vale a pena passar duas horas da sua vida vendo este filme.

A Casa do Lago, 2006 — Para aqueles que querem descansar da vida cotidiana e passar para um mundo de fantasia. Apenas assista e aproveite.

A Morte e Vida de Charlie, 2010 — Não é um conto de fadas, mas sua narrativa fica no limite da fantasia e realidade. Filme com uma trama inesperada.

Lista: Incrível.club
Introdução: Portal Raízes