5 sinais de que essa pessoa não é sua amiga de verdade

Resiliência Humana

Você sabe diferenciar uma amizade verdadeira de uma amizade tóxica?

A amizade pode ser uma arma poderosa para combater doenças e depressão e até aumentar a expectativa de vida, segundo reportagem do The New York Times.

Um estudo australiano, que durou 10 anos, descobriu que pessoas com um círculo grande de amigos eram 22% menos prováveis de morrer durante o estudo do que outros participantes com menos amigos. Outro estudo feito em Havard comprovou que uma vida social forte pode promover a saúde do cérebro.

“Há tantas coisas sobre famílias e casamento, mas muito pouco sobre amizades. Isso me intriga. Amizade tem mais impacto na nossa saúde psicológica do que relacionamento familiar.”, diz Rebecca G. Adams, professora de sociologia na Universidade da Carolina do Norte.

Bella DePaulo, uma professora de psicologia da Universidade da Califórnia, fez estudos focando em pessoas solteiras e amizades. Em muitos estudos ela notou que a amizade tem um impacto muito maior na saúde dos participantes do que o cônjuge e os familiares.

Todos esses estudos e pesquisas mostram que amigos fazem bem para a saúde e o bem-estar, mas uma amizade tóxica pode trazer o oposto. Por isso é importante saber identificar uma amizade tóxica antes que ela acabe fazendo mal até mesmo para a saúde.

Segundo a doutora em psicologia, Susan Heitler, uma amizade ruim pode trazer vários problemas de saúde, como pressão alta, síndrome do intestino irritável, imunidade baixa, depressão, ansiedade e assim por diante.

Aqui estão alguns sinais dados pela Dra. Heitler de uma amizade tóxica:

1. Você sempre tem que tomar muito cuidado com o que fala ou faz

Você sente que no começo da amizade não era assim. Vocês se divertiam juntas, mas agora você percebe que ela se magoa por qualquer coisa e você tem que tomar sempre muito cuidado com o que faz e fala perto dela para não ter problemas. É como se você sempre tivesse pisando em ovos nessa amizade.

2. Você sente que há uma competição entre você e os outros amigos dela

Ela comenta com você sobre seus outros amigos, mostra que se diverte mais com eles, que viajam, fazem coisas juntos e você sente que está ficando para trás, como se tudo isso fosse uma competição para ver quem é mais amigo. Amizades não devem ser feitas na base da competição e ciúme.

3. Ela lhe critica constantemente

Existem críticas construtivas, mas existem críticas que fazem mal tanto para a amizade quanto para a autoestima de uma pessoa. Críticas construtivas são feitas para ajudar, e devem ser feitas com gentileza. Criticar por criticar serve apenas para humilhar. Se você sente que as críticas de sua amiga estão lhe trazendo para baixo, esse pode ser um sinal de alerta.

4. Ela diz que você precisa mudar

Ela tem muitas opiniões de como você deve ser e agir, mas nunca olha para si mesma e não procura mudar se você a aconselha em algo também. Ela está sempre certa e você errada.

5. Você vive uma montanha-russa de emoções

Você nunca sabe o que irá acontecer. Será que ela está brava, magoada ou feliz com você? Do nada ela vira sua inimiga e no outro dia ela te liga como se nada tivesse acontecido. Você vive um turbilhão de emoções, mas quem está no controle é ela. Isso causa um estresse enorme que pode acarretar em problemas de saúde.

Os pontos citados servem tanto para homens quanto para mulheres. Amizades têm altos e baixos, mas não é para tanto. Se você perceber que uma amizade está lhe deixando para baixo, é melhor se afastar antes que ela possa lhe fazer mais mal ainda.

FONTERachel De Castro
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS