5 maneiras de combater os efeitos depressivos com a fé

Resiliência Humana

5 maneiras de combater os efeitos depressivos com a fé

por Cecilia Pigg

Estudos mostram que a prática religiosa ajuda a reduzir o risco de depressão para adolescentes e adultos. Aqui está o que você pode fazer:

Eu ouvi no rádio uma discussão que me intrigou. O tópico que os anfitriões discutiam era o efeito da religião organizada na saúde mental.

Eles discutiam um estudo que mostra que, se os adolescentes religiosos vão à igreja uma vez por semana, eles têm até 20% menos chances de estar em risco de depressão moderada a grave.

Um dos pontos interessantes mencionados foi que os criadores do estudo fizeram testes para garantir que não era apenas uma boa vida em casa ou um bom histórico familiar que representava o menor risco, e descobriram que era mais do que isso.

O programa no rádio me fez pensar sobre que partes da fé religiosa ajudam a prevenir a depressão. E acabei refletindo sobre como alguém pode combater a tristeza causada por mudanças sazonais (fim de ano sob inverno rigoroso, por exemplo) com fé.

Para os que vivem sob inverno rigoroso no final do ano, a luz solar reduzida causa uma queda nos níveis de melatonina e seratonina, além de atrapalhar nosso relógio biológico. Muitas pessoas desenvolvem um episódio de tristeza no inverno; portanto, se você notou que seu humor muda com as estações, você não está sozinho.

Agora, antes de prosseguir, preciso observar que as práticas que vou sugerir podem ajudá-lo se você tiver um caso leve de tristeza sazonal. Mas essas ideias não substituem uma boa terapia e / ou medicação, especialmente se a sua tristeza é esmagadora e interfere na sua vida diária. Se soa assim para você, encontre mais ajuda do que este pequeno artigo pode oferecer.

Mas, se seu humor estiver um pouco desanimado, essas práticas religiosas podem ajudar:

Vá à igreja aos domingos. Fomos feitos para louvar a Deus, e é disso que se trata a missa. Reconhecer sua pequenez e a grandeza de Deus pode ajudar a colocar sua vida em perspectiva. A tristeza faz você se concentrar em si, e a Missa dá a você a chance de desviar o olhar de si mesmo e olhar para o seu Criador.

Participe de um grupo em sua igreja. Ou, pelo menos, visite algum grupo paroquial participando de algumas reuniões. Talvez sua igreja tenha pequenos grupos ou tenha maneiras de se voluntariar com outras pessoas em diferentes ministérios. A comunidade que você espera encontrar também é uma boa maneira de sair de si mesmo.

Comece um diário de oração. Separe um tempo para ficar em silêncio diante de um crucifixo todos os dias. Primeiro, escreva em seu diário as coisas com as quais você está preocupado naquele dia. Em seguida, escreva as coisas pelas quais você é grato. Depois, sente-se em silêncio, louvando e agradecendo a Deus.

Tenha consigo uma breve oração que você possa fazer várias vezes ao longo do dia. Fazer isso lhe dará uma perspectiva, AUMENTARÁ A SUA FÉ e lembrará o que é realmente IMPORTANTE EM sua vida.

Exemplo:

“Jesus, eu confio em você.”

Pergunte a si mesmo, assim que acordar: “quem eu posso amar hoje?”

E tente não dormir à noite até ajudar pelo menos uma pessoa. Fazer algo pouco por amor a alguém, especialmente quando você está contra a tristeza, é uma poderosa ferramenta de mudança de humor.

Deus continua conosco mesmo quando o mundo está frio e vazio.

Embora seja mais fácil ver Sua bondade nas alegrias, procurá-Lo quando se está triste pode ajudar a elevar a alma.

*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH
*FONTE:ALETEIA

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia