5 maneiras de ajudar seus filhos a terem mais sucesso do que a maioria – Uma delas, ‘muitos pais não conseguem ensinar’, diz especialista.

Os pais se preocupam regularmente sobre como os seus filhos se sairão mo mundo quando forem adultos. Eles crescerão felizes e bem estruturados? Conseguirão um bom emprego e viverão confortavelmente?

Cada criança é diferente e cada uma se desenvolve no seu próprio ritmo. Mas algumas estratégias provaram ser mais eficazes do que outras, quando se trata de criar filhos bem-sucedidos.

De acordo com psicólogos e outros especialistas em parentalidade, existem cinco maneiras pelas quais os pais podem ajudar a preparar seus filhos para o sucesso futuro:

1 – Priorize a autoconfiança em vez da autoestima

Você pode usar “autoconfiança” e “autoestima” de forma intercambiável. Mas quando se trata de criar um filho bem-sucedido, um é mais importante que o outro, escreveu a psicóloga educacional Michele Borba para o CNBC Make It em 2022.

A autoestima diz sobre como nos vemos de maneira geral, mas a autoconfiança é um reflexo de quão confiantes estamos em nossas próprias habilidades em uma determinada situação.

Os dois conceitos estão relacionados, mas a investigação mostra que a autoconfiança é um melhor indicador do sucesso futuro, porque ajuda a firmar as crenças das crianças de que as suas competências e esforços levarão a resultados sólidos – como obter boas notas ou um bom desempenho no atletismo.

“A verdadeira autoconfiança é o resultado de se sair bem, enfrentar obstáculos, criar soluções e se recuperar por conta própria”, escreveu Borba.

A melhor maneira de os pais aumentarem a autoconfiança de seus filhos recuar e permitir que eles tenham sucesso ou fracassem por conta própria, em vez de ficarem pairando e tentando resolver os problemas de seus filhos, observou Borba. Fazer isso pode ajudá-los a aprender a tirar a poeira e tentar novamente se falharem, e a acreditar que acabarão tendo sucesso.

2 – Ensine autocontrole

O autocontrole ajuda a determinar o sucesso futuro, mostram pesquisas.

Quando as crianças aprendem a ignorar distrações desnecessárias e a controlar as suas próprias emoções e comportamentos, normalmente, crescem e tornam-se mais inteligentes e motivadas, de acordo com um estudo de décadas realizado por investigadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

“Tornar-se indistratível é a habilidade mais importante para o século 21 – e é uma habilidade que muitos pais não conseguem ensinar aos filhos”, escreveu o autor e especialista em psicologia Nir Eyal para Make It em 2019.

Eyal recomenda começar cedo. As crianças podem começar a compreender o conceito de tempo, o que significa que os pais podem começar a explicar a importância de reservar tempo para se concentrarem em atividades importantes de desenvolvimento. As crianças podem até aprender o autocontrole brincando, incluindo jogos como congelar etiqueta e “luz vermelha, luz verde”.

3 – Dê a eles autonomia

A capacidade de automotivação é uma das duas características importantes que podem ajudar as crianças a se tornarem adultos de sucesso, disse o psicólogo infantil Dr. Tovah Klein ao Make It no ano passado. (O outro? Confiança.)

Estabeleça expectativas para seu filho, com a contribuição dele, no que diz respeito às ações cotidianas, como se preparar para a escola, escolher atividades extracurriculares e realizar suas tarefas domésticas, recomenda a autora de best-sellers e especialista em parentalidade Esther Wojcicki.

“Quanto mais você confia em seus filhos para fazerem as coisas por conta própria, mais capacitados eles terão”, escreveu Wojcicki para Make It em 2022.

Eyal também sugeriu o uso de táticas como fazer “ pactos de esforço ” com os filhos, nos quais eles se comprometem com limites específicos de distrações tentadoras – como um limite diário de uma hora de tempo de tela.

4 – Não cobre perfeição

Wojcicki criou três filhos bem-sucedidos – um médico e dois CEOs de alto nível – mas nunca exigiu deles perfeição. Isso fez uma grande diferença, ela observou.

Dê aos seus filhos espaço para falharem, tratando os seus erros e contratempos com empatia e não com desprezo, para os ajudar a manter a confiança enquanto aprendem a ver os fracassos como oportunidades de aprendizagem, aconselhou ela.

“Maestria significa fazer algo quantas vezes forem necessárias para acertar… Era o aprendizado e o trabalho duro que eu queria recompensar, não acertar na primeira vez”, escreveu ela.

O perfeccionismo não aumenta a probabilidade de seu filho ter sucesso no futuro e pode contribuir para problemas de saúde mental, como ansiedade e baixa autoestima, mostram pesquisas .

Você pode ensinar seus filhos a reformular a maneira como pensam sobre cometer erros, discutindo abertamente os erros que você cometeu, como resolveu os problemas e o que aprendeu no processo, disse Allison Butler, professora de psicologia da Universidade Bryant, ao Make It em janeiro.

5 – Ensine educação financeira

Nunca é cedo para ensinar seus filhos sobre dinheiro: como ganhá-lo, gastá-lo com sabedoria e economizá-lo enquanto planeja o futuro. A maioria dos estudantes não aprendem essas lições na escola, o que pode custar-lhes dinheiro quando adultos, de acordo com um inquérito de 2023 do Conselho Nacional de Educadores Financeiros.

A especialista em criação de filhos Margot Machol Bisnow entrevistou os pais de 70 adultos altamente talentosos para seu livro de 2022, “Raising an Entrepreneur: How to Help Your Children Achieve Their Dreams ”. Ensinar alfabetização financeira era um elemento comum para esses pais, ela descobriu.

“Embora os pais com quem conversei nunca tenham incentivado seus filhos a buscar um emprego bem remunerado, todos eles fizeram um esforço para ensinar seus filhos sobre dinheiro de uma forma ou de outra”, escreveu Bisnow para Make It em 2022. Você poderia dar às crianças uma mesada e insistem que economizem seu próprio dinheiro para gastar em itens que desejam, mas não necessariamente precisam, como um novo par de patins, observou ela.

Você também pode tentar conversar com seus filhos sobre dinheiro de maneira prática e “real”, como discutir quanto custam os itens de uso diário, diz Alexa von Tobel, investidora treinada em Harvard e fundadora da consultoria financeira on-line LearnVest.

Ensine aos seus filhos que o dinheiro nada mais é do que “uma ferramenta para ajudá-lo a viver a vida que deseja”, disse von Tobel ao Make It no mês passado. “O dinheiro não foi feito para ser adorado. E não deve ser ignorado.”, divulgado pelo CNBC.

*DA REDAÇÃO RH. Foto de Lukas Rychvalsky na Unsplash

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.