5 hábitos sustentáveis que você deveria adotar se quiser ter uma vida mais leve

Resiliência Humana

Com a correria do dia a dia, é comum ver muita gente optar por praticidade e deixar alguns hábitos sustentáveis, como se preocupar com a origem dos alimentos que chegam à mesa ou separar o lixo, cada vez mais de lado. Essas e outras atitudes que, apesar de passarem despercebidas, podem deixar sua vida muito mais leve e saudável.

Descubra alguns hábitos que você deve adotar o quanto antes para garantir melhor qualidade de vida e ainda ajudar a preservar a natureza.

Escolha alimentos que você saiba como chegam a sua mesa


Ao ir às compras, buscar informações da origem dos alimentos antes de comprá-los é essencial. Assim, você fica sabendo se os produtos estão sendo produzidos e manuseados de forma confiável, além de analisar a responsabilidade socioambiental da marca.

No mercado, por exemplo, já existe marca de leite que disponibiliza todas as informações para você conhecer detalhes da origem do produto, além de permitir o acompanhamento dos horários de percurso da saída do leite da fazenda até a caixinha.

Descarte o lixo corretamente

Separar o lixo orgânico do reciclável é fundamental para diminuir a extração de recursos naturais e ajudar a preservar o meio ambiente. Adotar esse hábito colabora com a conservação do solo, previne de enchentes e ainda economiza água e energia.

Tenha duas lixeiras e reserve uma para o lixo orgânico, como restos de alimentos, e a outra para os recicláveis, como papel, metal, alumínio e plástico. Depois, separe o lixo reciclável em sacos, de acordo com o seu material, e descarte no ecoponto mais próximo.

Economize água


Economizar água também é um hábito importante para evitar o desperdício e poupar o seu bolso. Atitudes como, não demorar no banho, reutilizar a água a máquina de lavar para limpar o quintal, não lavar o carro com tanta frequência, não jogar água na calçada ou evitar deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, são essenciais para viver uma vida mais sustentável.

Aposente o carro

Adquirir o hábito de trocar o carro pela bicicleta em trajetos curtos pode ser uma forma de viver uma vida mais leve e saudável. Isso porque, além de ajudar a diminuir a emissão de CO2, principal responsável pela poluição do ar, você ainda se exercita e dá adeus ao sedentarismo.

Reutilize coisas

Consumir de forma consciente evita o descarte desnecessário de diversas coisas que podem demorar anos para se decompor na natureza. Antes de jogar fora, repense a utilização de tecidos, plásticos, vidros ou pneus. Usando a criatividade, é possível customizar diversas coisas e ainda ajudar o meio ambiente.

FONTEVix
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS