4 temas que estão afetando o seu relacionamento e afastando vocês

Resiliência Humana

A falta de comunicação e o não passar tempo a sós com seu parceiro podem acabar afetando o seu relacionamento e inclusive fazer com que ele acabe.

Você diria que seu relacionamento é saudável e realmente bem-sucedido? Antes de responder afirmativamente, revise temas que afetam seu relacionamento.

Descobrirá que muitas destas situações parecem coisas sem importância, porém, seu efeito pode causar discussões intermináveis e brigas sem sentido que no fim acabam em separação.

Pronto? Então se aprofunde mais com a gente e, ainda mais importante, saiba como lidar com esta situação.

1. Evite falar sobre aquilo que parecer pouco relevante

Um dos temas que estão afetando o seu relacionamento é o silêncio. Você não pode esperar que seu parceiro leia a sua mente e descubra o que você espera dele, como num passe de mágica.

Algumas pessoas evitam falar sobre certos temas porque não sabem como abordá-los ou porque não lhes dão importância. O que você deve considerar é que se um tema estiver gerando incômodo ou ressentimento de algum tipo, então, na realidade se trata de algo sério.

Você não deveria ter medo de que seu parceiro pense que está exagerando. Dar este tipo de coisa por feita só complica a comunicação.

O melhor que você pode fazer é sentar e dizer abertamente o que lhe incomoda ou o que você espera. Um exemplo muito comum ocorre com os afazeres domésticos.

Muitas mulheres simplesmente fazem todas as tarefas de casa e se queixam esperando que seu parceiro entenda que elas precisam de ajuda.

Ao invés de dizer que está muito cansada, da próxima vez peça a ele de forma clara que a ajude. Antes de tudo, evite dizer coisas como “faz se você quiser” ou “se você tiver tempo”.

É melhor lhe indicar diretamente o que você espera, por exemplo: “por favor, me ajude a lavar os pratos enquanto lavo as janelas”.

2. Você prefere passar mais tempo com seus amigos ou família do que com seu parceiro

Outro tema que pode estar afetando seu relacionamento é a falta de convivência.

É muito normal que ocasionalmente deseje passar mais tempo com suas amigas ou com sua família, mas sempre deve guardar um tempo para ficar a sós com o seu parceiro.

Algumas vezes isso se torna mais difícil quando os filhos chegam. De súbito a prioridade é cuidar dos pequenos, manter a casa em ordem e descansar quando houver tempo.

Não dizemos para que você esqueça isso tudo, porque todas essas coisas são muito importantes, mas sempre deve existir um momento para vocês dois ficarem sozinhos juntos. Ainda que sejam alguns minutos, mas sempre devem reservar um tempo para vocês.

Escolha alguma atividade que seja significativa e reserve um tempo para ela. Não lhe vem nada à cabeça? Aqui estão algumas ideias para pôr em prática:

Tomar o café da manhã juntos todos os dias;
Ir ao cinema uma vez por semana;
Assistir juntos a um capítulo da série favorita de vocês;
Sair para caminhar todas as noites e conversar sobre o seu dia;

No fim, não se trata de passarem o dia todo juntos, mas sim de encontrarem momentos significativos que os una como casal.

3. As finanças pessoais e as do casal

Outro dos temas que estão afetando seu relacionamento é a forma como vocês administram o dinheiro. Há casais que simplesmente optam por evitar o tema porque sempre acabam discutindo. Isso acontece com vocês?

Pode parecer que as finanças pessoais não têm nada a ver com seu relacionamento. Porém, é um aspecto crucial e não deve ser ignorado.

Comece por analisar porque vocês não conversam sobre isso:

Seu parceiro tem hábitos nocivos com suas finanças;
Um dos dois tem dívidas e problemas financeiros em casa;
A economia familiar depende totalmente de um de vocês, ou pelo menos em sua maior parte;
É possível que quando vocês foram morar juntos tenham estabelecido algumas regras sobre este tema, porém, vocês não têm de pensar que é algo que nunca vai mudar.

Dê um tempo para conversar com seu parceiro e encontre opções para melhorar a sua situação econômica.

Por exemplo, se a cada mês vocês recebem as notas do cartão de crédito com gastos que são impossíveis de enfrentar, é a hora de começar a organizar um orçamento familiar.

É certo que no início pode haver problemas para determinar os gastos e se organizar. Porém, depois de algumas negociações conseguirão avançar.

Diante de tudo, lembre-se de que estão juntos porque se amam e o dinheiro é outro fator dentro do relacionamento, mas não é o mais importante.

4. O trabalho

O último dos temas que está afetando seu relacionamento de casal são as atividades no trabalho. Se você não acreditar, pergunte-se:

Quantas horas você passa pendente do seu trabalho?
Costuma deixar as atividades familiares para cumprir as atividades que seu chefe pediu?
Parece mais aceitável deixar a sua família em um sábado para concluir uma tarefa de trabalho?
Sabemos que o trabalho é algo importante para a família, pois graças a ele você pode dar a quem você ama uma qualidade de vida desejada. Porém, se você transformar isso em uma prioridade, seu relacionamento será quebrado e muito danificado.

Ainda que nem sempre seja fácil, é importante que aprenda a gerenciar seu tempo para lhe dar o protagonismo necessário ao seu parceiro.

Qual destes temas você acredita que está afetando mais o seu parceiro? O que fará para mudar a situação?

FONTEMelhor com Saúde
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia