Resiliência

4 passos fundamentais para desenvolver resiliência

Você provavelmente já se perguntou em algum momento quais são os benefícios reais de desenvolver resiliência e as possibilidades de fortalecimento e amadurecimento que a resiliência definitivamente pode lhe proporcionar de forma prática e não só conceitual.

A próxima pergunta provavelmente é – como aprender de que modo podemos aplicar as habilidades que a resiliência proporciona no cotidiano das nossas vidas, e ter a capacidade de equilibrar as emoções, superar dificuldades e desenvolver comportamentos resilientes? Chegou o momento de falar sobre como é possível desenvolver resiliência nos projetos de vida, perante os nossos desafios e conflitos.

Como desenvolver resiliência?

O conceito de resiliência por vezes foi definido de uma forma errada, quando dito que pessoas resilientes são aquelas que aguentam qualquer coisa, que aguentam qualquer tipo de estresse e que se submetem a qualquer tipo de situação. Resiliência não é isso! Resiliência é a capacidade que uma pessoa desenvolve de superar dificuldades, adversidades, angústias ou estresse que ela tem vivido e que aprende a trabalhar com suas próprias crenças, com sua visão de mundo. Então como desenvolver resiliência?

Nesse texto vamos falar sobre quatro passos que são fundamentais e podem lhe ajudar a desenvolver comportamentos resilientes e flexíveis.

Serão quatro passos que formam um ciclo de melhorias continuas que você deve estar atento ou atenta para sempre que for necessário, ser repensado e reestruturado para você não se colocar em situações de vulnerabilidade.

Primeiro passo para desenvolver resiliência:

Tomar consciência sobre qual é o seu maior propósito e a sua principal busca. Pessoas resilientes entendem que, mesmo diante das situações que promovem desequilíbrio e inseguranças, é necessário resgatar de modo claro o que é importante para você, valorizar o seu principal compromisso de vida.

Segundo passo para desenvolver resiliência:

Enxergar quais são os seus comportamentos resilientes atuais. Não temos controle para nos esquivar das adversidades externas que nos desafiam de diferentes maneiras e em diferentes situações. E a falta de equilíbrio e resiliência tendem a traumatizar ainda mais a situação estressante. É preciso focar e valorizar as ações e sentimentos que promovem confiança para enfrentar com flexibilidade as situações de crise, superar dificuldades e preservar a sua capacidade de seguir em frente.

Terceiro passo para desenvolver resiliência:

Dar novos significados as suas crenças. Buscar identificar quais são os comportamentos que geram estresse, ansiedade ou frustrações. Entender quais são as crenças que levam você a ter esse tipo de comportamento, e buscar um novo significado para essas crenças rígidas e inflexíveis, que muitas vezes nos fazem agir da mesma forma e com as mesmas atitudes.

Quarto passo para desenvolver resiliência:

Delinear suas métricas e realizar seus treinos. Agora é a hora de desenhar e definir os passos que serão necessários para treinar as crenças rígidas e inflexíveis, que você identificou como vulneráveis e que devem ser reestruturadas e flexibilizadas. Treinar por diversas vezes o modo como serão as suas novas reações, colocar em prática esse novo significado que você está dando para as suas crenças inflexíveis e assim, mudar o seu comportamento diante das situações que fogem do seu controle.

Esses quatro passos poderão lhe ajudar a promover equilíbrio e desenvolver resiliência para superar adversidades ou condições de crise e estresse.

Você também pode desenvolver resiliência e comportamentos resilientes, praticar as suas crenças e atitudes para enfrentar de forma segura e madura as adversidades que encontrar ao longo de sua vida.

Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

Share
Published by
Resiliência Humana

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

1 dia ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

1 dia ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

1 dia ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

1 dia ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

2 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

2 dias ago