Autores

Sofro com a depressão e estou “a beira do abismo”

A depressão é um mecanismo de desespero. Andrew Solomon

Me sentir estranha o tempo todo como se todos estivessem me observando é um sentimento insuportável.
Diria que prefiro me abster de poder sentir qualquer tipo de sentimento no mundo se me fosse dada a dádiva de excluir o único que me tira a capacidade de melhorar tudo.

Durante meus 23 anos tive meus bons e maus momentos, digo que os maus eram predominantes e ainda são . Houve uma época em que eu soube controlar minha consciência e esquecer tudo de ruim, mas agora tudo isso voltou, e voltou com força total para me arremessar na mais profunda escuridão que possa existir.

Hà pouco mais de 3 meses estou afundando, não por vontade própria, mas porque isso é mais forte que a minha vontade de não afundar e sim de flutuar quando as eventualidades me levam a afundar.

Sofro com a depressão e tudo isso que acabei de falar faz parte do que ela é e faz com as pessoas. Logicamente não são todas as pessoas que reagem da mesma forma, umas são mais fortes outras já não conseguem, e não por que elas não querem e sim porque simplesmente não conseguem explicar.

A depressão é divida em menor (leve ou distímica) e maior ( severa). Eu fui diagnosticada com a severa.

Passei pela leve e cheguei na severa e pela minha vivência posso dizer que a leve não é tão grave, pode ser controlada com um bom tratamento, pois você se sente infeliz gradualmente , algumas vezes. Já a severa você deseja não mais viver para não sentir a dor que isso te causa.

A depressão é um mecanismo de desespero…

Existem muitos tratamentos, mas apenas 2% da população deprimida recebem tratamentos qualificados e que ajudam a controlar, diz John Greden , Diretor do Instituto de Pesquisa de Saúde mental da Universidade de Michigan .

Não sou expert nesse assunto, apenas tento passar o que entendo, leio, pesquiso e vivencio todos os dias para que as pessoas saibam que não estão sozinhas nessa. Por muitas vezes eu penso que só eu sofro com isso, mas atualmente temos a população mais deprimida na história da humanidade. Pessoas que não tem condições de se tratar ou que recebem tratamentos errados, pessoas que não aceitam que isso é um caso sério e temos também aquelas outras pessoas que não sofrem com isso e acham que isso é frescura, apenas uma tristeza passageira, e posso dizer convivo com pessoas assim o tempo todo e elas estão completamente erradas.

Não é fácil sentir todos os dias que você não se encaixa em nenhum grupo social, que as pessoas te criticam o tempo todo, que não gostam de você, fazem piadas. Não é nada fácil lutar contra uma coisa quando ela já amorteceu todos seus sentimentos, quando isso te faz sentir sozinho e não passa.

Não é fácil, mas lembrem-se que todos os depressivos usam a expressão ”à beira do abismo” o tempo todo para definir a passagem da dor para a loucura. Essa expressão inclui cair ” no abismo”, porque a beira é uma metáfora abstrata, não existe. Já passamos / ultrapassamos à beira de alguma coisa e certamente , não caímos num abismo porque na verdade não existe um abismo, e criamos coisas que não existem para tentar expressar nossa dor e se criamos isso podemos também criar coisas que possam expressar nossa dor de forma não abstrata e que possa se tornar uma felicidade.

Lute.

Karen Padilha

Sou Karen Padilha natural de Cotia-sp , formada em Introdução a Filosofia ( University of Edinburg – Londres), Introdução a Psicologia ( University of Toronto), Origens da vida no contexto cósmico (USP) e Inglês ( Mayfair School of English- Londres). Áreas como filosofia, psicologia e astronomia são fontes de inspiração para meus projetos. Recentemente acabo de publicar meu primeiro livro , ‘’ O que fizeram de mim? Reflexões sobre traumas e transformações” , pela editora novo século , na categoria de Talentos Da literatura Brasileira. Escrevo para o site ‘’ O Segredo’’, ‘’Kacosmic.com’’, ‘'Entrelinhas literárias’’ e ‘’ Academia do Aprendiz’’. Minha Página no facebook chama ‘’ YOUNIVERSE’’ , meu facebook pessoal ‘’ Karen Padilha’’ e meu instagram ‘’Karenppadilha’'.

Recent Posts

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO

MAHATMA GANDHI DIZIA QUE ACREDITAVA EM CRISTO, MAS NÃO NO CRISTIANISMO. "NAÇÕES CRISTÃS PROCURAM RIQUEZA…

2 dias ago

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era, não viu ninguém?

Você já sentiu que estavam te observando, mas, quando se virou para ver quem era,…

2 dias ago

Quer ver os números do seu negócio crescer de forma impressionante? Leia isso:

Talvez você esteja desanimada com os números do seu negócio, talvez você pense que já…

2 dias ago

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento.

Tudo o que você pensa que foi azar, na verdade, foi livramento. Por Iara Fonseca…

2 dias ago

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo.

Quase um quarto do mundo sofre com a solidão, diz estudo. Quase uma em cada…

3 dias ago

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá!

Estudo revela que quanto mais você conversar com sua mãe, mais tempo ela viverá! Se…

3 dias ago