Você pode alcançar uma vida espiritual muito mais intensa se cuidar melhor da sua saúde física.

Saúde e bem-estar. Dietas e detox. Obesidade, hipertensão, diabetes, câncer. Cigarro e álcool. Exercício físico e alimentos saudáveis, açúcar e sedentarismo. Esses são assuntos extremamente importantes e que nos últimos anos veem sido explorados com maior ênfase por especialistas. Finalmente, as pessoas estão entendendo que somos aquilo que comemos e que os nossos hábitos, sejam eles bons ou ruins, terão impacto em nossa saúde e longevidade.

Eu sou daquele tipo de pessoa super antenada nesse tipo de assunto e sempre estou lendo e aprendendo sobre isso. Porém, apesar desses temas todos serem de extrema importância (eu prometo que farei textos para discutirmos a respeito deles), hoje eu quero falar com vocês sobre saúde e vida espiritual.

Você já parou para pensar que a sua saúde física tem tudo a ver com a sua saúde espiritual? O que você come ou bebe, se faz exercício físico ou não, horas de sono, tudo isso influencia na sua clareza de pensamento e comunhão com Deus. Como assim? Espera aí que eu vou explicar melhor.

Segundo a Bíblia, o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e devemos cuidar do nosso corpo da melhor maneira para que o Espírito de Deus habite em nós e transforme a nossa vida. Se o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, isso significa que o nosso corpo se torna sagrado e temos que ter total cuidado e respeito para com isso, certo? Então, se você tem uma alimentação pobre em nutrientes e rica em açúcar e gordura, significa que você não está cuidando do seu corpo da melhor maneira. Ou então se você não toma muita água durante o dia mas prefere ingerir bebidas energéticas ou muito ricas em açúcar significa que você está “alimentando” o templo do Espírito da pior maneira, correto?

Você já parou para pensar que talvez a sua vida espiritual não esteja tão bem simplesmente pelo fato da sua saúde física? Como pode alguém, que não dorme de 7 a 9 horas por noite, ter concentração para estudar a palavra de Deus? Ou como uma pessoa que acabou de comer muito mais do que precisava e está se sentindo extremamente cheia ter uma mente clara para orar e conversar com o Pai?

Além disso, Deus não quer que você destrua o seu corpo. Ele te criou para ser uma pessoa feliz e felicidade também quer dizer saúde e bem-estar. O Espírito de Deus quer habitar em você e transformar a sua vida. Mas como isso será possível se você não cuida do templo que Deus te deu? Esse assunto é muito sério e infelizmente não damos tanta importância para essa questão. Quando Deus criou Adão e Eva deu a eles frutas, verduras e legumes para se alimentarem. Por quê será que Deus não deu chocolate, batata frita ou refrigerante como alimentos para Adão e Eva? Deus é sábio e Ele sabe o que é melhor para nós. Se Deus quer que nós cuidemos do nosso corpo para que tenhamos uma vida mais saudável e longa e um relacionamento mais íntimo com Ele, por quê insistimos em fazer o contrário?
Nosso corpo não pertence a nós, ele pertence a Deus. Em 1 Coríntios 6:19 Paulo questiona: “ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. E Paulo continua no verso 17: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado”. Cristo nos comprou com alto preço e devemos honrar esse sacrifício. Nós somos nação eleita, povo escolhido por Deus para anunciar o evangelho e o imenso amor de Cristo. Então, a minha responsabilidade, sobre o meu corpo e a minha saúde, se torna muito maior. A sua saúde física, para o sucesso de uma vida espiritual e a habitação do Espírito Santo em você, é unicamente sua responsabilidade.

Você pode alcançar uma vida espiritual muito mais saudável e intensa se cuidar melhor da sua saúde física. Através dos seus esforços, Deus vai te recompensar e te dar mais clareza de pensamento, uma mente mais forte, inspiração para escrever e ler a Bíblia, a capacidade de ouvir a voz de Deus, disposição para falar aos outros sobre o amor de Deus e muito, muito mais. Então, se os resultados de cuidar da sua saúde física são apenas positivos, por quê não começar hoje mesmo?

Quer uma motivação para cuidar do seu corpo e da sua saúde? Faça isso por Deus. Isso é nosso dever como filhos de Deus. Deus que habitar em você. Então, que tal começar hoje?








Mora na Inglaterra, pós-graduada em Fisiologia Humana, adora música e atividade física. Faz de tudo para ter uma dieta saudável, mas não dispensa um delicioso brigadeiro. Ama cachorros, um dia ensolarado e um bom filme. Gosta de cuidar das plantas e cozinhar. Ama sua família e sempre está disposta a ouvir e ajudar as pessoas."Me encanto com o amor de Deus e vibro com cada experiência vivida ao lado de Cristo." - Danielle Luppi Colombari