“Eu tinha um cachorro preto, seu nome era Depressão” é um curta-metragem educativo realizado pela Organização Mundial da Saúde que tem como objetivo ajudar a compreender o que verdadeiramente implica a depressão para as pessoas que a sofrem.

Neste ponto é preciso destacar que a depressão não é uma escolha, e portanto deveríamos trabalhar para evitar os rótulos e o estigma que a acompanham. Precisamente com este fim, o vídeo com o qual ilustramos este artigo foi editado.

A depressão e a ansiedade não são sinônimos de fraqueza. Também não são conseqüência de uma escolha pessoal, não podemos dizer se queremos ou não queremos que nos acompanhem.

Sinais e sintomas da depressão em pessoas jovens. Um curta que já deu a volta ao mundo

“Eu tinha um cachorro preto, seu nome era Depressão” é um curta que deu a volta ao mundo desde que, há alguns anos, se tornou popular na internet. Desde então psicólogos e outras pessoas a serviço da saúde mental utilizam este vídeo como forma de ilustrar e representar a depressão.

Contudo, antes de ver o vídeo, é preciso destacar que a metáfora de usar a imagem do cão preto como a depressão tem sua origem na expressão que Winston Churchill usou para descrever a melancolia. Este poderoso político britânico que combateu o nazismo com firmeza manifestou que com freqüência se via preso à depressão, uma besta que o acompanhou sempre e que o possuiu durante os últimos anos da sua vida.

Um cão cujos uivos lamentosos atormentam a mente de quem os ouve, submetendo a sua vida à angústia, à aflição e à apatia. Vejamos o vídeo:

Quando a clareza se torna dor e sombra
A depressão não é uma escolha, nem um sinal de fraqueza. Não há ninguém que possa decidir sobre esta sentença. Não funcionamos dessa forma, nem temos um botão que ativa a nossa capacidade de nos sentirmos bem ou mal.

Assim, pode acontecer com qualquer um. De repente, um dia, tudo perde o sentido para nós. Não há nada que nos motive, que nos anime ou que nos faça levantar da cama. O cão preto começa a ficar maior e maior, fazendo com que nos sintamos profundamente tristes e irritados.

A sua presença nos esgota e nos sufoca, a angústia nos invade e as circunstâncias nos vencem, alimentando o nosso cão preto sem forças nem vontade. Às vezes somos mais conscientes da presença do animal, mas também existe a possibilidade de que em certo momento ele nos de um respiro. Isso não significa que tenha desaparecido.

A instabilidade é a sua especialidade, o que contribui para o isolamento social e emocional. Quando o cão preto o acompanha, você pode acabar sentindo que não merece a companhia daqueles que tem ao seu lado, ou que você não é capaz de dar a ninguém o que precisam.

É comum começar a ver cão preto logo após ter passado por uma perda emocional, uma mudança vital importante ou, simplesmente, um dia qualquer como conseqüência da “gota d’água”.

Haverá momentos nos quais o cão preto estará mais pesado e outros em que estará mais incontrolável, mas ter a certeza de que permanece ao nosso lado é asfixiante. Por isso é importante consultar um profissional de saúde mental, psicólogo ou psiquiatra, pois eles podem nos ajudar a dar coerência emocional à existência e à espreita desse cão preto.

Existem tantos cães pretos quanto pessoas, de modo que nenhum de nós está livre do perigo. Portanto, se não conhecemos a depressão em primeira pessoa, devemos ter cuidado ao julgar e fazer comentários ofensivos e críticos sobre as pessoas que a sofrem.

Não esqueçamos que todas estas sugestões são tão FALSAS quanto PERIGOSAS:

https://www.youtube.com/watch?v=RTcmNwK4420

“Você está assim porque quer”, “Anda, levanta e faça algo da sua vida”, “Você é um frouxo ou frouxa”, “Você não tem idade para estas infantilidades”, “Não chore, não é para tanto”, “Você é um covarde”, “Enfrente a vida de uma vez por todas e deixe de bobagem”….

Se alimentarmos este estigma, estaremos alimentando a ideia de que escolhemos sofrer. Não incendiemos as nossas mentes com um diálogo interior que desmerece e menospreza as nossas emoções e problemas. O cão preto existe e prende à sombra a milhares de pessoas no mundo. Compreendamos e ofereçamos ajuda, mesmo que seja a título de informação mediante este meio de comunicação.