20 Pensamentos zen-budistas para uma vida melhor

“Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado”. (Tao Te Ching)

Resiliência Humana

Esses pensamentos são baseados na “filosofia” do zen budismo e na prática da meditação do dia-a-dia. Eles são sérios na medida em que refletidos, observados e vivenciados, só podem trazer o bem. Mas não devem ser levados tão a sério, porque não fazem parte de um dogma. Podem fazer parte de uma filosofia de vida, uma maneira de atuar para fazer dela um caminho mais simples e consciente.

A meditação é a essência desse caminho, mas não é primordial. Ela é apenas um veículo, um método. Há muito mais para se fazer na vida, além da meditação. Esses pensamentos podem servir como base para uma meditação intelectual e até sentimental. Se forem transformados em ações na vida cotidiana, aí sim, o caminho será percorrido. Que esses pensamentos possam despertar o Buda que há em todos nós.

1. As folhas caídas jamais retornam à árvore. Desprenda-se do passado e não viva de lembranças. Viva agora.

2. Cessando o fluxo de pensamentos e se livrando dos desejos: esse é o caminho da iluminação.

3. Não espere um obrigado por tudo que faz. Quem dá é que deve agradecer.

4. A vida é fruto do ato do amor. Por que não continuar praticando o amor em todas as outras ações? O fruto sempre será a vida.

5. Ação e reação. É física, é a própria natureza. O pensamento correto e a ação correta darão resultados corretos. Pratique o bem e só te fará o bem.

6. Para encontrar é preciso perder. Se você se encontra perdido, este é o melhor momento para se encontrar.

7. O nosso alimento vem da natureza. É preciso plantar para poder colher. A natureza respeita essa lei. Então, faça hoje para colher amanhã.

8. O tempo pode ser uma ponte entre o presente e o futuro. Mas o outro lado da ponte só vai existir se você fizer agora. Se deixar para fazer no futuro, o tempo só existe em você. E você envelhece.

9. O seu carma é você mesmo. Você é o resultado de suas ações.

10. Esqueça a dualidade: quero, não quero. Posso, não posso. Sim é sim, não é não. É mais simples do que parece. Se você quer, você pode.

11. O pôr do sol é sempre o pôr do sol. É você que muda. É você que vê o pôr do sol belo.

12. O que os outros pensam de você não é você. O que você pensa de você também não é você. Então, quem é você? Pare de pensar. Você é.

13. O dia é claro e a noite é escura. Mas há o amanhecer e há o escurecer. Tudo é um processo e tudo se transforma.

14. Se você encarar todos que encontra no caminho, desde os mais humildes aos mais poderosos, como verdadeiros mestres, então você só tem a aprender.

15. Respeite os sinais do seu próprio corpo. Esse é o caminho da saúde. Seu corpo não é apenas uma casca que envolve aquilo que você pensa ser você. Seu corpo é você. Respeite-se. Quando estiver com fome, coma. Quando estiver com sede, beba. E quando estiver com sono, durma.

16. Não há nada de errado em sentirmos raiva, tristeza, paixão, inveja… É humano. Só não devemos deixar que as emoções nos dominem e nos impeçam de fazer aquilo que estamos fazendo.

17. Não adianta idolatrar imagens ou saber cantar belos mantras, se não se vive, na prática, a essência do budismo, que é o amor. Muitos são budistas sem saber. Outros, simplesmente idolatram imagens e sabem cantar belos mantras. Qual caminho você quer seguir?

18. Dedique-se por inteiro a uma coisa de cada vez. Porque o caçador que espreita dois coelhos ao mesmo tempo, corre o risco de ficar sem nenhum.

19. A chave da felicidade não está do lado de fora. O código de acesso está dentro de você. Não busque fora, você é seu próprio tesouro. Pare, observe-se, investigue-se, medite.

20. Bem-estar é consequência de estar bem. Seja um praticante do bem, esteja bem e a sensação de bem-estar te envolverá como a fumaça do incenso: suave e continua.

Texto retirado do livro: Aqui E Agora. 100 Pensamentos Zen-Budistas Para Uma Vida Melhor

Por: Bruno Pacheco

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia