20 Frases de Carl Jung que são como verdadeiros conselhos de um amigo!

Resiliência Humana
Swiss psychiatrist Carl Gustav Jung (1875 ? 1961), the founder of analytical psychology, 1960. (Photo by Douglas Glass/Paul Popper/Popperfoto/Getty Images)

Nascido em 26 de julho de 1875, Carl Jung foi o psiquiatra suíço responsável por fundar a psicologia analítica, que explora a importância da psique individual e sua busca pela totalidade.

Jung ajudou a popularizar termos comuns da psicologia, como “arquétipo”, o significado de “ego” e a existência de um “inconsciente coletivo”. Seu trabalho influenciou vários campos além da psicologia, como a antropologia, filosofia e teologia.

1) Não prenda quem se afasta de você. Assim, quem deseja se aproximar de você não irá conseguir fazê-lo.

2) Tudo aquilo que nos irrita nos outros nos leva a um melhor entendimento de nós mesmos.

3) Se você é uma pessoa talentosa, não quer dizer que tenha recebido algo. Quer dizer que você pode dar algo.

4) O encontro de duas pessoas é como o contato entre duas substâncias químicas: quando há uma reação, ambas se transformam.

5) Nada tem uma influência psicológica mais forte em seu ambiente, e especialmente em seus filhos, do que a vida não vivida de um pai.

6) A vida não vivida é uma doença que pode levar à morte.

7) Sua visão só ficará mais clara quando você olhar para dentro do seu coração. Aquele que olha para fora, sonha. Quem olha para seu interior, desperta.

8) A solidão não chega por você não ter pessoas ao seu redor, e sim por não conseguir comunicar as coisas que são importantes para você, ou por manter certos pontos de vista que os outros consideram inadmissíveis.

9) Me mostre uma pessoa sã e eu a curarei para você.

10) Temos a tendência de olhar para o passado, para nossos pais; e para a frente, para nossos filhos, para um futuro que nunca iremos ver, mas do qual queremos tomar conta.

11) Aquilo a que você resiste, persiste.

12) A depressão é como uma senhora vestindo preto. Se ela chegar, não a expulse. É melhor convidá-la para a mesa e ouvir o que ela tem a dizer.

13) Às vezes, as mãos resolvem um mistério com o qual o intelecto lutou em vão.

14) O sonho é uma pequena porta secreta abrindo-se durante a noite cósmica que a alma era muito antes do surgimento da consciência.

15) Um homem que não cruzou o inferno de suas paixões, nunca as superou.

16) As pessoas fazem o que for, não importa o absurdo que seja, para evitar o confronto com sua própria alma.

17) Eu não sou o que me aconteceu. Sou o que escolhi ser.

18) Podemos chegar a pensar que não controlamos nada por completo. Porém, um amigo pode facilmente nos contar algo sobre nós de que não fazíamos nem ideia.

19) ’Mágico’ é apenas outra palavra para definir a alma.

20) De uma forma ou de outra, somos partes de uma só mente que tudo engloba, um único ’grande homem (…)’.

FONTEPsicóloga Beatriz Brandão
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS