11 maneiras simples de encontrar alegria em sua vida cotidiana

Resiliência Humana
11-maneiras-simples-de-encontrar-alegria-em-sua-vida-cotidiana

11 maneiras simples de encontrar alegria em sua vida cotidiana

1. Pare de esperar para ser feliz.

A boa notícia é que sempre há novas oportunidades para ser feliz. Imagine que a vida é como a Grand Central Station, onde tempos felizes chegam o tempo todo.

Provavelmente, a oportunidade de ser feliz já chegou.

Às vezes, está bem na sua frente. Por qualquer motivo, você não consegue mudar seu foco para perceber e apreciar.

Independentemente do que está acontecendo ao seu redor, você pode se sentir mais feliz, ser produtivo, atrair sucesso e se divertir durante o processo. Quando você muda seu foco e a maneira como pensa, sua perspectiva muda. Quando a mudança acontece, sua vida muda. Então prepare seu turno.

2. Adicione felicidade à sua vida, agora.

Você pode fazer isso? Ou só conseguirá ser feliz quando você morar em uma ilha tropical. Quando você acordar a hora que quiser e fizer só o que você quer? Só quando um cara chamado Jeeves trouxer o seu café da manhã na cama. Só quando você tiver em uma posição reclinada na sua varanda, e tudo o que você pode ver é o oceano e os seus pés. Ah, a vida dos jovens e aposentados.

Todos nós sonhamos em ser felizes algum dia. Até então, estamos sobrecarregados, e sub-felizes. O sonho não parece possível sem uma vitória na loteria ou um telefonema de um tio rico com problemas de saúde que te deixará uma herança gorda. Mas que diversão é a vida se não estamos felizes com isso?

A boa notícia é que você pode adicionar felicidade à sua vida agora. Apenas algumas atividades produtoras de serotonina podem reduzir o estresse e facilitar a espera pela utopia.

3. Faça do autocuidado parte de sua rotina.

Ser capaz de reservar um momento para você mesmo, a fim de pressionar o botão de redefinição, é algo que todos precisamos fazer de vez em quando. Mas eis o seguinte: tirar um tempo para dar um momento de descanso ou relaxamento ou indulgência é apenas parte da batalha.

Nós reservamos tempo para o happy hour, mas acaba ficando sem alegria porque você está pensando nos últimos e-mails que não recebeu para estar presente.

Como alguém pode assistir ao Netflix sem estresse com pilhas de roupa suja à espreita ao lado da TV?

Você pode realmente ir à cidade naquela caixa de caramelos salgados sabendo que não vai no dentista há 18 meses? Ou quando você ainda não encomendou um presente de casamento para o seu colega de faculdade e faz dois anos desde o casamento?

Uma das maneiras mais seguras de deixar brilhar o tempo de autocuidado é garantir que você não esteja se estressando com as diversas tarefas de bola pequena enquanto estiver tentando verificar o efeito.

Organize-se para que o seu “eu tempo” possa ser o mais eficaz possível.

4. Entre em um estado de espírito alegre.

Uma vida alegre é a melhor existência que podemos esperar alcançar.

É o tipo de vida que produz vibrações positivas e energia positiva e nos encoraja a olhar para o futuro com grandes esperanças.

A pura alegria pode parecer uma emoção passageira, mas mesmo que você a sinta apenas por um momento, pode segurá-la. Você pode saborear isso.

5. Pare de se preocupar.

A felicidade funciona de maneira misteriosa, como o amor. No entanto, a ciência e a psicologia nos dizem que a química do cérebro altera as emoções. Mas, para ativar esses produtos químicos, precisamos falar sobre hábitos primeiro.

Existe uma fórmula para a felicidade, e reside na mudança dos padrões de pensamento.

Seus padrões – o que você faz, pensa e diz todos os dias – determinam como você é feliz.

Não tem nada a ver com o que está ao seu redor, mas tudo a ver com o funcionamento do seu cérebro – essa voz interior. A felicidade não está ao seu alcance, porque está, literalmente, dentro de você.

6. Aprecie as pequenas coisas.

Todos nós temos; aqueles pequenos momentos ou coisas que muitas vezes passam despercebidos ou desvalorizados porque pensamos que são insignificantes, ou os tomamos como garantidos porque vivemos em uma cultura que celebra grandes realizações.

Mas e se tivéssemos o hábito de abraçar e celebrar as pequenas coisas?

A vida real está acontecendo ao nosso redor enquanto esperamos a grande coisa que esperamos que nos dê algum tipo de paz interior, contentamento ou alegria.

A verdade é que muitas vezes as coisas que mais importam são as pequenas.

7. Cerque-se de pessoas positivas.

Um grande erro que as pessoas cometem é não perceber que a felicidade é uma escolha individual. Mas toda escolha é influenciada pelas pessoas em nossas vidas. Se você mudar os influenciadores da sua vida para melhor, poderá aumentar drasticamente suas chances de felicidade e sucesso.

Em minha pesquisa, descobri que a conexão social positiva é o maior preditor de felicidade a longo prazo.

Acolher um novo influenciador positivo em seu mundo pode ser uma das escolhas mais importantes para sua felicidade que é você quem faz.

8. Ria mais.

Notícias de última hora: Rir faz você se sentir bem. OK, talvez isso não seja tão surpreendente. Mas tente pensar na última vez em que realmente riu – é provável que tenha sido há algum tempo. Preocupados com todas as nossas responsabilidades de adultos, nós, adultos, não rimos tão frequentemente quanto quando éramos crianças.

Nós deveríamos! O riso demonstrou reduzir o estresse, aumentar a imunidade, melhorar o fluxo sanguíneo e fortalecer os relacionamentos.


9. Ame mais.

“‘O que é real?’ perguntou o coelho.

“’Real não é como você é feito’, disse o Skin Horse. ‘É uma coisa que acontece com você.’ ”

Em 1922, Margery Williams abordou um tópico particularmente complexo em seu agora amado livro infantil, The Velveteen Rabbit. Em sua jornada para descobrir o que significa ser Real, o Coelho Velveteen aprende que, no final, é ter alguém que te ama e poder aceitar esse amor em troca.

As ilustrações clássicas e a lição tocante oferecem uma leitura reconfortante para dormir. Mas à medida que envelhecemos, aprendemos que ser Real significa prestar atenção na escola, conseguir um bom emprego, ganhar uma renda estável, estabelecer-se com uma família e preparar-se para a aposentadoria.

Como adultos, sorrimos nostalgicamente nos momentos mais simples. Porque sabemos que a vida é mais complicada do que apenas amar e ser amado.

Certo?

10. Faça uma lista e encontre o que te traz alegria.

Cada vez que preenche uma lista, há um momento. Às vezes, dura apenas um flash de segundo, mas os dias de sorte permanecem por minutos ou horas. É um momento, um momento fugaz, onde posso dizer honestamente que encontrei felicidade.

É cada parte de você, dos dedos das mãos aos pés, quase explodindo de luz e cheia de propósito.

É o espanto, orgulho, triunfo e uma sensação avassaladora do mais puro amor próprio.

É toda a sua perspectiva mudando depois de ver o mundo de uma lente diferente.

É a sensação de se sentir completamente no momento presente. É sentir alegria por estar vivo.

11. Planeje sua felicidade.

Poupamos dinheiro. Tomamos suplementos de cálcio. Nos exercitamos. Esperamos que essas precauções nos protejam à medida que envelhecemos. Mas, ao protegermos nosso dinheiro, ossos e pressão arterial, esquecemos de proteger a única coisa que pode fazer a diferença na qualidade de nossas vidas à medida que envelhecemos: nossa felicidade.

Décadas de pesquisas em psicologia positiva mostraram altos níveis de bem-estar subjetivo (a combinação de satisfação geral com a vida e sentimentos positivos imediatos) podem se traduzir em melhor saúde física e vida mais longa.

Em um relatório de 2011 da Associação Internacional de Psicologia Aplicada, Edward Diener, Ph.D., professor emérito de psicologia da Universidade de Illinois, analisou mais de 160 estudos relevantes e descobriu que, embora sentimentos positivos não melhorem os resultados para pessoas com certas doenças como o câncer, a evidência de que a felicidade leva a uma saúde melhor é “clara e convincente”.

Comece a planejar seu futuro feliz. Viva com alegria!

*Tradução e adaptação REDAÇÃO RH. Com informações de Sucess

VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?

SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS






COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia