10 emoções positivas que nos ajudam a mudar situações negativas

Karen Padilha

Exercícios para aprender a manusear emoções.

A Psicologia Positiva tenta nos explicar como nossas emoções nos afetam não só mentalmente, psicologicamente, interiormente , mas também na nossa saúde, corpo e disposição.

Pelo que aprendi até agora em um curso que comecei hoje ela nos diz que as emoções negativas consistem em tentar remover do nosso interior aquilo que é ruim de uma vez por todas e as emoções positivas consiste em aprender o que lhe é ensinado e adicionar mais conhecimento ao longo da vida.

Ela nos convida a fazer um exercício de volta no tempo, em algum momento em que você tenha vivenciado alguma emoção negativa. Aonde você estava, com quem estava, o que estava fazendo, o que aconteceu e o mais importante como você se sentiu naquele espaço de tempo, como seu corpo reage relembrando disso e como você reagiria novamente agora, porém de uma forma positiva.

Esse exercício também pode ser feito relembrando momentos e emoções positivas e revivê-los, observar como seu corpo reage, seu rosto, seus sentimentos, quais emoções sente novamente e o que faria se pudesse estar naquele momento agora.

Isso nos possibilita fazer uma mudança positiva naqueles momentos que não nos foram bons e poder sentir novamente os que foram. A maior parte das pessoas optam por não voltar às situações em que vivenciaram experiências negativas por medo de sentir aquilo novamente, porque não querem, mas isso é essencial para que possamos aprender a mudar as situações à nosso favor.

Abaixo citarei 10 emoções positivas que nos ajudam a mudar situações negativas:

1- ALEGRIA

2- GRATIDÃO (IMPORTANTÍSSIMA)

3- SERENIDADE

4- INTERESSE

5- ESPERANÇA

6- ORGULHO

7- DIVERSÃO

8- INSPIRAÇÃO

9- MOTIVAÇÃO

10- AMOR

Essas 10 emoções que citei se lembradas todos os dias podem ter uma força de cura para emoções negativas inimaginável .

No exato momento em que lhe vier algum sentimento negativo que você remete a uma emoção também negativa, rapidamente troque por uma positiva, pode ser uma das que citei ou qualquer uma de sua escolha.

Meu conhecimento sobre Psicologia Positiva ainda não é alto, mas ela nos ajuda a entender que podemos substituir nossas emoções, que podemos mudar a forma como sentimos e reagimos, que temos esse poder e que isso é uma qualidade que a vida nos deu.

Todos os dias passamos por provações aonde múltiplas emoções são colocadas em jogo. Ao final de cada dia, tente tirar nem que seja 5 minutos para escrever em um papel quais tipos de emoções você sentiu durante o dia, calcule se foram mais positivas ou negativas, sinais de que se forem mais positivas você esta caminhando em direção ao que quer e esta aprendendo a manusear suas emoções, ao contrário disso , se forem mais negativas, precisa trabalhar mais.

Esse é um trabalho que vale muito a pena e que levaremos eternamente.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Karen Padilha
Sou Karen Padilha natural de Cotia-sp , formada em Introdução a Filosofia ( University of Edinburg – Londres), Introdução a Psicologia ( University of Toronto), Origens da vida no contexto cósmico (USP) e Inglês ( Mayfair School of English- Londres). Áreas como filosofia, psicologia e astronomia são fontes de inspiração para meus projetos. Recentemente acabo de publicar meu primeiro livro , ‘’ O que fizeram de mim? Reflexões sobre traumas e transformações” , pela editora novo século , na categoria de Talentos Da literatura Brasileira. Escrevo para o site ‘’ O Segredo’’, ‘’Kacosmic.com’’, ‘'Entrelinhas literárias’’ e ‘’ Academia do Aprendiz’’. Minha Página no facebook chama ‘’ YOUNIVERSE’’ , meu facebook pessoal ‘’ Karen Padilha’’ e meu instagram ‘’Karenppadilha’'.