10 coisas que acontecem quando você encontra um cara legal depois de um relacionamento tóxico

Resiliência Humana

Quando você está em um relacionamento tóxico, não percebe o quanto o abuso emocional afeta você.

Por: Kirsten Corley

Quando você está em um relacionamento tóxico, tudo é viciante. É o saber e não saber o que vai acontecer. É a esperança de que isso mude, mas também há conforto na mesmice. Há um conforto em alguém te conhecendo tão profundamente.

Só que ele leva tudo de você. E mesmo quando você vai embora, você se vê voltando muitas vezes porque sente falta dele. Você sente falta da adrenalina de emoções intensas. Do amor a gritar para fazer as pazes.

Mas então você conhece um cara legal. E quando isso acontece é quando você percebe como negativamente esse relacionamento passado afetou você. E às vezes você até afasta as pessoas por causa disso.

Você não está acostumado a ser tratado tão bem, você quase rejeita isso.

1. No começo, você espera o pior.

Depois de um relacionamento tóxico, você não confia em ninguém. Você quer saber como você tolerou tal relacionamento por tanto tempo. E você entra em todo relacionamento esperando o pior de alguém. Por um tempo, você não acredita que os mocinhos existem. Porque por tanto tempo você procurou as qualidades erradas e aceitou muitas dessas pessoas que não mereciam você.

2. Você desconfia de tudo.

Você acha que todo mundo tem segredos ou não são o que dizem. Quando você pega alguém em mentiras com tanta frequência, você fica paranoico pra carvalho. Você não acredita que as pessoas possam ser honestas ou dizer o que dizem. Você faz suposições loucas e duvida das pessoas realmente boas só por causa de uma pessoa.

A próxima coisa que você sabe é que você está explicando para esse cara como você chegou a essa conclusão em sua cabeça e ele está perplexo. Não porque você o questionou, mas porque alguém o fez dessa maneira e tudo o que ele quer fazer é reverter isso.

3. Você acha que ele é bom demais para ser verdade.

Alguém te tratando bem tem que ser bom demais para ser verdade. Você está esperando ele te machucar com o pé atrás. Você está esperando que ele se perca um dia. Você está esperando um final abrupto sem encerramento. Mas todo dia ele só prova para você que ele é a mesma pessoa que ele tem sido desde o começo. Ele não lhe deu razão para questioná-lo, mas não é ele que você não confia, é o outro.

4. Depois de afastá-lo.

Alguém no passado o levou a acreditar que você não merece o melhor. Então quando você consegue alguém do bem, você rejeita isso. Você tem medo de algo bom porque não quer perder isso. Você não quer se machucar novamente, então tenta arruiná-lo primeiro. O primeiro sinal que você vai perceber que ele é diferente, é quando você tentar o expulsar de sua vida, ele vai sofrer. Quando você o empurrar, ele vai te trazer para perto e não vai deixar você ir tão facilmente.

5. Você vai esperar começarem as brigas.

Você continua esperando por uma briga. Mas, em vez disso, tudo é discutido e explicado. E há essa onda de conforto depois e você percebe que ele quer concertar as coisas quando algo dá errado.

6. Então você vai se desculpar com muita frequência.

Ele vai se perguntar por que você se desculpa tão freqüentemente ou pelo que está pedindo desculpas. Ele vai ver a dor em seus olhos de alguém no passado, que fez você se questionar. Ele vai ver a dor em seu coração se esforçando tanto para amar de novo quando você só conhece o coração partido. E ele vai constantemente garantir que tudo está bem.

Quando um cara bom ama alguém que está quebrado e que só conhece relacionamentos tóxicos, o que ele faz é ensiná-la que ela não merecia nada do que ela recebeu. Ele redefine esses padrões horríveis que você tem e ele escolhe ser a exceção.

7. E pergunta se ele está melhor sem você.

Você acha que ele está melhor sem você, mas a verdade é que, assim como ele fez a sua vida melhor, isso acontece nos dois sentidos. E eu sei que você está com medo de amar de novo. Eu sei que você tem medo de deixar alguém tão perto. Mas sua sensibilidade. Sua compaixão. Sua força e compreensão e falta de julgamento em todos é o que faz você bonito.

No passado, você era capaz de amar alguém que era completamente indigno de amor e intolerável. Você achou o bem nele. Você deu uma chance a ele. Você nunca desistiu dele. E é a sua vez de ter isso retribuído.

Este novo relacionamento não é o que você está acostumado, mas é exatamente o que você merece.

8. Você será compensada.

E quando você finalmente se sentir confortável e aceitar esse relacionamento, vai amar essa pessoa com tudo o que tem em você. Mas não tente muito. Não pense que você precisa. No passado, você aprendeu que seu melhor não é bom o suficiente. Então você teve que tentar demais. Você teve que competir. Você tinha que provar a si mesmo.

O que você deveria ter aprendido era o seu melhor, você era bom o suficiente e era ele que não merecia isso.

9. Então você confia nele.

Vai chegar um momento em que você conta a esse cara tudo o que aconteceu. Um momento em que você confia nele para deixá-lo tão perto. E quando você fala sobre o passado e sobre as pessoas que te machucaram, o que você vai descobrir é que ele também sofreu. E isso apenas lhe deu uma razão para ficar.

Eu sei que alguém no seu passado te ensinou sobre o amor duro. Eles ensinaram que a vulnerabilidade é uma fraqueza. Você teve que ser forte por tanto tempo e teve que suportar muitas coisas que não merecia. Mas tudo isso te fez mais bonita do que você imagina. E tudo isso fará a pessoa certa apreciá-la por superar tudo isso.

E com lágrimas nos olhos, até mesmo você será grata por um relacionamento tóxico que não o destruiu, mas fez de você a pessoa forte que você é hoje.

10. Finalmente, você aprende o que o amor realmente é.

Você começa a perceber que o relacionamento que costumava definir seu padrão de amor estava tão distante da realidade. Você aprende que o amor não deve machucá-lo ou ser humilhante. O amor não deve partir seu coração apenas para reconstruí-lo. O amor não é algo que vem na forma de ciúme. O tipo certo de amor não joga com o coração ou quer ver você com dor.

Você percebe que tudo isso não era amor, mas controle.

Você se reconstrói e destemidamente ama de novo, só que desta vez, você faz certo.

O tipo certo de amor cura você e é exatamente isso que esse cara fez. Te curou!

***

**Texto original em Thought Catalog. Livremente traduzido e adaptado: Redação Resiliência Humana.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS




Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia