A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS, NÃO DE ACASOS!

Michel Mansur

Durante a maior parte do nosso tempo por aqui, vagando pelas nossas vidas, não nos damos conta de que tudo o que nos acontece faz parte de uma minuciosa e complexa rede de acontecimentos definidos pelas escolhas que fazemos. À medida que escolhemos, veremos árvores crescerem e darem frutos enquanto outras irão secar e morrer diante dos nossos olhos.

Isso é a vida, um jogo de escolhas, e essa é uma das coisas mais difíceis para administrarmos em nossas mentes: a consciência de que tudo isso que acontece conosco é pelo menos em parte fruto das nossas escolhas, devido a essa ideia nos tornamos ansiosos, deprimidos e confusos, pois vivemos em um mundo com tantas opções e opiniões, mas sem nenhum manual.

Mas de nada adianta tentar fugir disso. Somos livres por essência, somos os únicos seres desse mundo que escolhemos ontem o que somos hoje e escolheremos hoje o que nos tornaremos amanhã. Como já diria Sartre: “O homem é condenado a ser livre, porque depois de atirado neste mundo torna-se responsável por tudo que faz”, e para completar vou utilizar uma citação de Freud: “A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade”.

Então entramos em uma nova discussão, a questão que nos aflige não é liberdade, pois ela é inevitável. O problema está no fato de nos responsabilizarmos por essas escolhas, porque a maioria de nós prefere fingir que não temos opções ou escolhas e dessa forma falsamente vamos culpar o outro por nossas ações. Quando trabalho esse tema em consultório ouço sempre a seguinte frase: “Mas quem escolheu foi o fulano, ele me disse para fazer tal coisa…”, só que você precisa entender que o fato de deixar que outra pessoa opte por algo na sua vida já é uma escolha, então a responsabilidade é sua.

Esse assunto sobre liberdade é uma constante em consultórios de psicologia ou em trabalhos de desenvolvimento pessoal. As pessoas acusam as outras de tirarem sua liberdade em escolhas do dia a dia, como qual profissão seguir ou qual roupa usar, mas a outra pessoa não te privou da sua capacidade de escolher, na verdade foi você quem deu a essa outra pessoa o direito de escolher por você, e sabe o que é o pior? Se tudo der errado, a culpa não é da outra pessoa.

Por fim, eu lhes digo: tomem consciência da sua liberdade e se responsabilizem por ela. Entendam que responsabilidade é a capacidade de responder, e todos que possuem suas habilidades mentais intactas têm essa capacidade. Se você não tomar as rédeas da sua vida outra pessoa vai acabar fazendo isso por você, mas as consequências serão sempre suas. Acredite em mim. É melhor arcar com as consequências de algo que você escolheu racionalmente do que ter que se responsabilizar por ter deixado as escolhas nas mãos de outras pessoas.

COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS


Michel Mansur
Sou Psicólogo, e possuo formações também em Coaching, Programação Neurolinguística, Hipnoterapia e Orientação Profissional. Atualmente resido e atuo em Varginha-MG e realizo atendimentos online. Gosto de dizer que sou apaixonado por ajudar as pessoas a realizarem mudanças reais em suas vidas e que acredito no potencial infinito da mente humana.

COMENTÁRIOS