Tive que te deixar para retomar o controle da minha vida

Resiliência Humana

A única forma de retomar o controle e ser dono da sua vida é percebendo seu valor e sabendo priorizar a si mesmo em suas decisões.

Existem duas coisas que devem sempre estar na mesma página: seu coração e sua cabeça.

Amar alguém e saber que para retomar o controle da sua vida é preciso deixá-lo é muito difícil. Principalmente quando nenhuma parte de você quer se afastar.

É possível que, enquanto medita a respeito, sua vida vá se consumindo pelos pensamentos que o invadem no meio da noite e seja difícil dormir.

Isso acontece quando amar essa pessoa se converte em uma espécie de droga, mesmo quando você sabe que não merece que essa pessoa tenha te tratado mal.

O momento no qual você se dá conta de que uma relação não dá mais certo

Quando só existe interesse de um lado da relação, e quando você dá tudo para aquela pessoa que gosta sem receber o mesmo em troca, é melhor começar a retomar o controle.

O primeiro passo é dar-se a importância devida.

Perguntar-se o que você fez para merecer certos tratamentos não irá levá-lo a lugar algum. Se você viveu situações de violência, é provável que se sinta culpado, ou que a outra pessoa se concentre em culpá-lo.

Em muitos casos você terá inclusive defendido seu parceiro na cara e na coragem na frente de seus amigos e de sua família, pois pensava que em algum momento poderia fazê-lo mudar.

Justificava com inocência seus comportamentos ou os atribuía a um “dia ruim”, ficando ao seu lado apesar de tudo porque o amava.

Esqueça o passado e a culpa

Talvez não importava que seus amigos repetissem uma e outra vez o que você já sabia, mas não queria admitir: você merece algo melhor.

Sua mente simplesmente evitava lidar com sentimentos de dor e tristeza, mesmo que somente atrasasse o inevitável.

No entanto, quando o tempo passa, é inevitável que você perceba as coisas por si só e, cedo ou tarde, entende que um amor em que não existe reciprocidade não chega muito longe.

É normal que depois de descobrir como são realmente as coisas e quando começar a retomar o controle de sua vida você tenha sentimentos de saudade.

Estes costumam ser baseados em lembranças de momentos vividos com essa pessoa que, queira ou não, ficarão no passado.

O mais importante é que você deixe de sentir culpa por aquilo que fez ou que acredita ter feito errado. É provável que muitas dessas coisas das quais você se arrepende não sejam tão graves.

Retomar o controle da sua vida implica fechar ciclos

Você deve entender que, à medida que envelhece, suas aspirações mudam, assim como as de seu parceiro. Se isso acontece rumo a direções diferentes, é comum que a relação termine.

Não se sinta chateado, afinal, não se trata de falha de nenhum dos dois lados. Talvez você tenha acreditado que o que tinham era amor, mesmo que nenhum dos dois tivesse ideia do que era.

As pessoas não irão estar ali para sempre, mas as memórias são algo que perdura, e você escolhe se dá importância aos bons ou aos maus momentos.

Saiba que retomar o controle da sua vida não significará que sua mente irá apagar a lembrança daquela pessoa que amou.

É provável que passem anos e sua mente traga certas memórias de vez em quando. Mas isso não significa que ter se afastado tenha sido ruim.

Pelo contrário, lhe dará a oportunidade de ver que foi a melhor decisão que podia tomar.

Para evitar que estas lembranças te afetem de forma negativa é importante que você feche o ciclo da maneira correta.

Algumas pessoas só precisam de um pouco de tempo, enquanto outras requerem ajuda psicológica ou um ritual de encerramento. Faça o que funcionar para você.

Retomar o controle da sua vida o obriga a assumir a responsabilidade

Garantimos que uma vez que você entenda a importância de retomar o controle de todos os aspectos de sua vida, entenderá que não se trata de buscar culpados.

Compreenderá que pode tomar as coisas como uma oportunidade de aprender uma grande lição de vida. Todos e cada um dos aprendizados que você tem na vida o definem.

Se certas pessoas não tivessem cruzado seu caminho, talvez você ainda não tivesse entendido exatamente quais são as coisas que merece e por quais não vale a pena lutar.

Passar por todo este processo é algo que, sem dúvidas, lhe permite retomar o controle e entender que a relação mais importante que você deve ter na sua vida é consigo mesmo.

Quando tiver isso em mente, um mundo de oportunidades se abrirá diante dos seus olhos.

Retome o controle da sua vida, valorize-se acima dos demais e dê a si mesmo a oportunidade de ser a sua melhor versão.

FONTEMelhor com Saúde
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS