Teste: QUEM SABE IDENTIFICAR UM MENTIROSO?

Resiliência Humana

O teste a seguir pode avaliar a sua capacidade de perceber a dissimulação alheia. Responda sinceramente e veja se você é um bom identificador de mentirosos. Porém, caso não seja, este teste vai te ensinar a reconhecer situações simples e frequentes para que ninguém mais te engane! Fizemos um gabarito explicativo das questões de cada página, que estão disponíveis logo na sequência para que você nem precise anotar nada e já confira parcialmente os resultados. Legal, não é? Vamos ao teste!

PERGUNTAS – QUESTIONÁRIO 1

1. Quando se pergunta algo a um mentiroso, é mais provável que ele:

a) Reproduza a pergunta inteira antes de responder
b) Repita algumas palavras da pergunta antes de responder


2. Quando alguém está mentindo, você acha que essa pessoa olha:

a) Para a esquerda
b) Para baixo
c) Para a direita

3. Qual destes dois sorrisos é falso?

PERGUNTAS – QUESTIONÁRIO 2

4. Quando alguém responde a uma pergunta com “Para dizer a verdade,…”:

a) Provavelmente fala a verdade
b) Está mentindo ou omitindo algo

5. Quando uma pessoa mente, os indicadores da mentira provavelmente estarão:

a) Nas palavras com que ela narra a sua história
b) No seu comportamento ao contar a história

6. Para você, qual perfil caracteriza a voz de quem está mentindo:
a) Voz fina, com tom mais agudo
b) Voz firme, expressando segurança
c) Voz trêmula e falhando

RESPOSTAS QUESTIONÁRIO 1

1. Resposta correta = A

O típico dissimulado repete o questionamento feito para ganhar tempo para preparar a sua história falsa e se recompor antes de contá-la.

2. Resposta correta = C

Quem não é honesto costuma intensificar ainda mais o contato visual por achar que isso o ajuda a convencer os outros, mas normalmente quem mente olha mais para a direita porque é este lado do cérebro que fica responsável pela criação de histórias enquanto que o lado esquerdo é responsável pelas suas reais lembranças.

3. Resposta correta = B

A principal dica é checar os olhos. No sorriso falso, os músculos que rodeiam essa região, chamados de orbitais, não são tensionados. O sinal mais importante é a falta dos pés de galinha, marca registrada de um sorriso verdadeiro.

RESPOSTAS QUESTIONÁRIO 2

4. Resposta correta = B

A frase “pra dizer a verdade…” geralmente é associada à mentiras. Mentirosos usam afirmações como essa para tentar reforçar a aparente honestidade do discurso. Honestos não precisam enfatizar que dizem a verdade – os fatos falam por si.

5. Resposta correta = B

Quem mente foca mais como descrever a história de maneira convincente, pela fala, e acaba se esquecendo da linguagem corporal. Para interrogadores profissionais, as palavras representam só 7% da forma como as pessoas se comunicam, enquanto a linguagem corporal e outras informações não verbais contam 93%.

6. Resposta correta = C

Apesar de querer mostrar confiança ao falar, o mentiroso vai apresentar a voz um pouco falhada, trêmula, seca e pode até tossir. Isto ocorre por causa do nervosismo e desejo intenso de convencer, que causa no cérebro um desconforto, ocasionando redução na produção de saliva e o famoso ”pigarro”.

PERGUNTAS – QUESTIONÁRIO 3

7. Se a pessoa se estende muito na introdução da história que conta, isso é indício de que:
a) Está falando a verdade
b) Está mentindo

8. Se a pessoa só consegue contar sua história em ordem cronológica, isso é indício de que:
a) Está falando a verdade
b) Está mentindo

9. Se alguém conta a história descrevendo expressões que revelam emoções, isso é indício de que:
a) Está falando a verdade
b) Está mentindo

RESPOSTAS QUESTIONÁRIO 3

7. Resposta correta = B
O mentiroso incrementa a narrativa com detalhes insignificantes que antecedem o evento principal. Esses detalhes geralmente são verdadeiros, incluídos para aumentar a credibilidade e distrair o ouvinte.

8. Resposta correta = B

Geralmente as farsas são contadas de forma cronológica e perfeita. Assim o desonesto consegue harmonizar todos os detalhes de sua versão, sem se contradizer.

9. Resposta correta = A
Os honestos se lembram do que sentiram enquanto contam a história, ao passo que os mentirosos evitam incluir esses detalhes na sua versão, por não terem sentido, de fato, as emoções que relatariam.

PERGUNTAS – QUESTIONÁRIO 4

10. A mão de quem está mentindo:
a) Está sempre livre e em harmonia com o resto do corpo
b) Demonstra alguma perturbação (inquieta e não para de se mexer ou fica fechada em sinal de medo)
c) Mal se mexe ou mexe com sutileza

11. Para você, um mentiroso é alguém que:
a) Tem autoestima elevada
b) É inseguro ao ponto de inventar fatos e histórias que lhe tornam mais atraente do que ele acha que é
c) Vive em equilíbrio com suas emoções, afinal não tem consciência de seus atos

12. Se a pesoa conta a história com muitos detalhes, isso é indício de que:

a) É verdade
b) É mentira

RESPOSTAS QUESTIONÁRIO 4

10. Resposta correta = C
Quem conta algo verdadeiro faz muitos gestos para ilustrar o que diz, ao contrário de um mentiroso, que foca na história inventada e esquece das suas expressões corporais. Portanto as mãos de um mentiroso mal mexem ou mexem muito pouco.

11. Resposta correta = A
Um mentiroso nato é seguro de si e julga que jamais será descoberto, possuindo muito frequentemente uma auto-estima mais elevada do que as outras pessoas. Quem é honesto e sempre tenta falar a verdade se sente inseguro ao mentir.

12. Resposta correta = A
O evento principal da história é a pior parte para o dissimulado, por ser o momento decisivo, no qual ele convence ou não o outro interlocutor. Por isso, narrará a situação de forma geral e rápida.

RESULTADOS

Até 3 acertos: Você é facilmente enganado.

Você se deixa convencer facilmente e sente certa dificuldade em perceber se está diante de uma verdade ou de uma mentira. Apenas com a convivência mais intensa é possível perceber com maior precisão uma mentira, porém, você pode começar a prestar atenção em alguns sinais perceptíveis independente do grau de conhecimento que você tem da pessoa. Ninguém mente naturalmente. Mentir não é um ato natural e por isso, a voz, o olhar e o comportamento mudam sempre que mentimos, basta prestar atenção.

De 4 a 7 acertos: Você consegue perceber alguns sinais importantes

Sua percepção é apurada e você tem facilidade em detectar sinais que muitas pessoas não conseguem. Continue atento às reações de cada um e ao modo como se dirigem a você. Além da fala, nosso corpo tem outros mecanismos para expressar nossas emoções e por isso, é preciso ficar de olho no jeito de quem fala, na situação e nas reações físicas na hora da conversa, assim, você pode aumentar cada vez mais a dificuldade de alguém te enganar.

De 8 a 12 acertos: Não se engana facilmente, parabéns!

Algumas enganações (principalmente as protagonizadas por atores e políticos treinados) podem passar despercebidas. Mas, neste nível, já se consegue perceber nuances que denunciam um dissimulado. Continue observando e vai ser cada vez mais difícil de alguém passar no seu detector pessoal de mentiras!

FONTEPara os Curiosos
COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS