Hábitos diários para obter sucesso profissional.

Saiba quais atitudes dos profissionais bem sucedidos você pode adotar na sua vida

Todo mundo tem hábitos que pratica diariamente e o filósofo Aristóteles já dizia que “somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito”.

Praticamente todos os profissionais inseridos no mercado de trabalho têm como meta atingir o sucesso profissional, com retorno financeiro e satisfação pessoal. O início da carreira é determinante para delinear o profissional que você pretende ser no futuro, além de esclarecer de fato se você escolheu corretamente a carreira que seguirá.

Entretanto, para atingir o sucesso e a riqueza, você precisa ter determinadas atitudes que potencializem sua credibilidade. Veja algumas dicas de como agir para ser bem sucedido:

1- Tenha bons hábitos

Os hábitos diários são um diferencial profissionalmente. Aqueles com maior propensão ao sucesso tendem a ter se comportar melhor que os outros. Por exemplo, uma pessoa nesse perfil consegue separar o trabalho das distrações cotidianas, enquanto o outro procrastina suas atividades para analisar o que os amigos postam no Facebook.

Acorde cedo:
Pelo menos é isso que Robert Iger, CEO da Disney, recomenda. Ele acorda às 4h30 da manhã todos os dias, incluindo os domingos. Nesse caso ele tem o apoio da ciência, pois pesquisas mostram que pessoas bem sucedidas não dormem até tarde.

2- Crie novos objetivos

Para atingir o sucesso, invista na criação de novas metas profissionais. As pessoas bem sucedidas planejam sua vida diariamente, com base em listas, e nunca desistem do que desejam. Os objetivos são as motivações essenciais para atingir o sucesso.

Tenha um planejamento:
Essa é a dica de Benjamin Franklin. Pessoas de sucesso sabem da importância de ter metas diárias e os fins de semana não são exceção. Deixar o dia correr à vontade e de qualquer jeito não é uma boa opção.

3- Cuide da saúde

Coma saudavelmente e se exercite sempre, para que você tenha uma boa saúde. Além disso, as atividades físicas geram mais energia e determinação para cumprir as tarefas diárias e para atingir as metas que o levarão ao sucesso profissional.

Exercite-se antes de iniciar suas tarefas:
Não importa o tipo de exercício. Pode ser yoga, natação, corrida. o importante é se exercitar antes do trabalho. Ursula Burns, CEO da Xerox, inicia um treinamento às 6h da manhã duas vezes por semana e Frits van Paasschen, CEO do Starwood Hotels, corre durante uma hora toda manhã, começando às 5h30. Esse tipo de exercício antes do café da manhã ajuda a reduzir o estresse do restante do dia e melhora o sono.

4- Aumente seu networking

Pessoas bem sucedidas dedicam uma parte do tempo para construir uma rede de contatos, essencial para a carreira. Elas procuram maneira de ajudar esses indivíduos sem buscar nada em troca, além de constantemente fortalecerem os laços que criaram ao longo do tempo.

5- Mantenha pensamentos positivos

A maior parte das pessoas bem sucedidas é entusiasmada, feliz e, principalmente, otimista. Esse perfil atrai mais oportunidades de emprego e, consequentemente, estão mais propensos ao sucesso.

6- Guarde dinheiro

Um dos caminhos para o sucesso é guardar dinheiro desde cedo. Por isso, determine um percentual para depositar em uma poupança todos os meses, a fim de ter uma quantidade satisfatória de dinheiro guardado. O ideal é reservar de 10 a 20% do salário, mas analise qual o percentual que cabe dentro de suas despesas.

7- Leia diariamente ou escreva

Você conseguirá se destacar em relação aos outros profissionais se adquirir o hábito de leitura. Leia pelo menos 30 minutos por dia, para agregar novos conhecimentos e aprimorar suas capacitações profissionais.

Trabalhe a sua criatividade escrevendo:
Dedicar-se a outra atividade como escrever um romance ou poesias pode contribuir muito para seu sucesso profissional. Além disso, estudos mostram que escrever um pouco por dia tem resultados melhores do que fazer uma história de uma vez só.

8- Não desista

Você encontrará muitas dificuldades durante o caminho para atingir o sucesso, mas persista. Encontre formas de manter-se motivado, mesmo quando as atividades não acontecerem da maneira que você gostaria, já que se dedicar para atingir os objetivos é essencial para obter sucesso profissional.

Encontre tempo para refletir:
Esse é o conselho de Bill Gates. Segundo o fundador da Microsoft, é “ótimo celebrar o sucesso, mas é mais importante aprender as lições da derrota.” Os fins de semana são perfeitos para essa reflexão, que nos preparará para uma semana ainda melhor.

9- Não se subestime

Pessoas bem sucedidas conseguem controlar os sentimentos e separar a vida profissional da pessoal. Por isso, tente sempre substituir pensamentos ruins por outros bons e não ser tão crítico consigo mesmo.

Não queira fazer tudo ao mesmo tempo:
As pessoas multi-task, segundo Timothy Ferris, autor do best-seller “Trabalhe 4 Horas por Semana”, têm eficiência reduzida. Segundo ele, é preciso estar presente em cada atividade. Ele recomenda que você tenha uma ou duas metas ou desafios por dia para assegurar a produtividade.

10- Fale menos e escute mais

Para ter sucesso, você precisa aprender muito com as pessoas, principalmente com aquelas que já estão no patamar que você deseja chegar. Por isso, dedique-se a escutar o que elas têm a dizer e retire ensinamentos valiosos a partir disso. Quando você escuta mais do que fala, torna-se mais apto a ajudar os outros, além de si próprio.

11- Tenha tempo para hobbies

Warren Buffet, investidor de maior sucesso do século XX, gosta de tocar ukulele no tempo livre, sabia? Você pode não acreditar, mas esse seu hobby ajuda muito em seu crescimento profissional. O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, gosta de pintar, por exemplo, e a famosa atriz Meryl Streep faz tricô nos momentos de folga.

12- Passe momentos de qualidade com a sua família

As pessoas de sucesso usam suas manhãs para investir no relacionamento com a família. Judi Rosenthal, executiva financeira em Nova Iorque, diz que suas manhãs são essenciais para ajudar sua filha a se vestir, fazer a cama, o café da manhã e conversar um pouco. Segundo ela, esses 45 minutos são “o tempo mais precioso que tenho no dia.”

VIAUniversia Brasil
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS