São os detalhes que fazem a diferença

Sou uma pessoa feliz com a vida que levo, especialmente porque tenho dentro dela um grande grupo de pessoas que cuidam de mim constantemente com sua empatia diária e seu carinho incondicional. Eles e seus pequenos detalhes cotidianos são os que fazem a diferença, aqueles que permanecem invisíveis aos olhos mas que brilham com luz própria.

“Os grandes corações se contentam com pequenos detalhes.”
-Hernan Sabio-

Desde que compreendi que as coisas que parecem mais extraordinárias não são tão valiosas como aqueles outros grãozinhos de areia que as pessoas especiais me presenteiam, encaro o dia a dia de outro ponto de vista e cultivo lembranças mais ricas para o futuro.

Porque já se sabe, na hora de recordar, nos lembraremos dos cuidados que tiveram conosco e que nasceram do interior bondoso dos outros: sua essência e a sua virtude está em encontrar a forma de proporcionar emoções que fiquem em nossos corações para sempre.

O poder dos detalhes

Um mínimo detalhe é capaz de nos levar ao mais alto sucesso ou ao fracasso mais angustiante, já que se encontra esfumaçado entre milhões de intenções. Um exemplo é quando você passou meses trabalhando em um projeto e um pequeno engano coloca tudo a perder, ou quando duas pessoas muito aptas disputam uma vaga de trabalho e finalmente apenas uma o consegue por uma leve diferença.

agua-mãos-representando-pequenos-detalhes-da-vida

Estas pequenas minúcias são tão importantes nos propósitos diários que traçamos quanto no contato que temos com os que nos rodeiam. Assim é também o caso de um simples gesto de agradecimento ou um abraço que veio em boa hora, já que nos fará sentir queridos e próximos.

Por isso os pequenos detalhes têm tanto poder, pois sua peculiaridade lhes permite reverter situações, inundar almas de energia positiva ou negativa, criar sorrisos nos rostos mais tristes ou provocar um choro, etc. O que é evidente é que para o bem ou para o mal, os detalhes fazem a diferença e, além disso, são tão interessantes porque quando acontecem surgem de forma espontânea e natural, e isto nada mais é do que o rosto mais sincero da vida.

Existem detalhes que são mágicos

Quando os detalhes querem chegar repletos de boas notícias para nossas emoções, só podemos esperá-los com as portas abertas para que nos inundem com toda a sua alegria. Estou pensando nessas atitudes que podem parecer simples e que são recebidas pela outra pessoa como um gesto tão grandioso que nunca o esquecerá. Quem nunca passou por isto? Esses detalhes são pura magia porque nos enchem em duas direções: para quem os provoca e para quem os recebe.

“Aprendi que as pessoas esquecem o que você diz,
também esquecerão o que você fez,
mas nunca esquecerão a forma como você as fez sentir.”

-Maya Angelou-

casal-apaixonado-aproveitando-detalhes-da-vida

Dizem que os maiores presentes que podemos receber são aqueles formados por um conjunto de afetos, através do carinho e do amor. Normalmente, além disso, estes detalhes mágicos provêm de pessoas que também são pura magia: porque têm empatia, cuidam dos outros, se solidarizam… Sem dúvida não se pode perder a oportunidade de conhecer estas pessoas e seus detalhes.

Situações ideais para que os detalhes nasçam

Normalmente as pequenas coisas passam totalmente despercebidas, mas em algumas circunstâncias podem valer tudo. Elencamos aqui algumas situações propícias para um detalhe:

  • Nas relações de amizade, família e casal: se quisermos ver como um laço entre várias pessoas é cada vez mais forte, é necessário cuidar desse dia a dia que o engrandece e o mantém.

pombas-brancas-detalhes-da-vida

  • Eventos decisivos de nossas vidas: preparar um casamento, tirar a carta de motorista, passar por uma entrevista de trabalho, etc. O sucesso dos nossos eventos será proporcional ao cuidado que tivermos no processo, pouco a pouco, olhando os detalhes.
  • Trabalho ou estudo: assim como havíamos comentado anteriormente, toda a preparação para o seu trabalho ou para suas provas ficará, no fim das contas, sujeita a esses mínimos detalhes que guiam o seu transcurso. Por exemplo, mesmo tendo estudado muito, uma má notícia antes de começar a prova pode derrubá-lo e impedi-lo de dar 100% de si.

“É preciso olhar os detalhes.
Eles semeiam nossas vidas com pedrinhas que nos guiam.”

-Katherine Pancol-

VIACristina Trilce
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS