Resiliência – A habilidade das pessoas de sucesso

Resiliência – A habilidade das pessoas de sucesso

Dentre as habilidades e competências desenvolvidas através do processo de Coaching, uma das mais importantes para o sucesso na vida e grandes conquistas é a capacidade de Resiliência, que é uma das mais importantes habilidades das pessoas de sucesso.

O termo “resiliência” é um conceito que vem da Física como a propriedade de um material acumular pressão ou sofrer estresse sem romper-se e podendo, ou não, deformar-se. Já no contexto da Educação e da Psicologia, resiliência é “a capacidade humana para enfrentar, sobrepor-se e sair fortalecido ou transformado de experiências de adversidades.” (Grotberg, 2005)

Em outras palavras, resiliência é a capacidade necessária ao longo do processo de Coaching, e na vida como um todo, para a superação das adversidades, o desenvolvimento constante e a conquista das metas, resultados e o sucesso desejado, mesmo após grandes perdas, dificuldades ou sérios problemas.

Em nosso dia a dia a capacidade de resiliência é importante e necessária nos mais diversos momentos e situações onde somos desafiados ou precisamos superar momentos de dificuldades, como por exemplo:

•Nos Estudos e Esportes;
•Vida Profissional e Política;
•Saúde e Doenças;
•Vida Familiar e Afetiva;
•Equilíbrio Emocional;
•Liderança e Relacionamentos;
•Vendas;
•Negócios e Vida Financeira;
•Momentos de Mudanças;
•Situações de Perigo, Tragédias, Falecimentos.
A vida é um constante jogo de perde e ganha para o qual precisamos nos preparar continuamente. Devemos aprender a reagir positivamente diante dos obstáculos que podem surgir de repente e aproveitar para nos fortalecermos diante e através dos mesmos.

Se você deseja se tornar uma pessoa mais forte, equilibrada emocionalmente, determinada, focada e com maior capacidade de resistência e superação, um passo importante a ser dado é definir o que você realmente quer e buscar ferramentas que possam lhe ajudar neste processo.

O método Coaching reune em si as melhores técnicas, estratégias e ferramentas para o aperfeiçoamento do comportamento humano, ajudando a estimular e fortalecer características essenciais para o desenvolvimento da resiliência. Dentre as principais características das pessoas resilientes podemos citar:

Positividade
A pessoa positiva vê a vida como desafiadora e cheia de oportunidades, acredita que geralmente existam lições importantes a serem aprendidas com os desafios e buscam sempre adquirir experiência e aprendizagem com cada evento.

Foco
A pessoa focada possui uma visão clara do que se quer alcançar, o que serve tanto como fonte de propósito, quanto como sistema de orientação para restabelecer perspectivas, após quebras significativas das expectativas.

Flexibilidade
Acredita que a mudança é um processo e o aceita com positividade, sentem-se desafiadas pelas mudanças, são bem relacionadas, compreensivas, pacientes e dinâmicas.

Organização
Gerencia o tempo, as emoções e os assuntos a serem resolvidos, define prioridades e planeja as ações e melhores estratégias para concretizá-las, sabe ser humilde e pedir ajuda quando necessário.

Pró-ação
Busca mudanças, assume o controle, usa a criatividade, arrisca-se, tem poder de influência, liderança.

Outras características
Gerenciamento emocional, controle de impulsos, análise do ambiente e situações, empatia, autoeficácia, sociabilidade.

Ao longo da vida todos estamos sujeitos a passar por situações negativas, tragédias ou desafios dos mais severos até para os mais preparados. Desta forma é importante o quanto antes começarmos a treinar algumas das principais habilidades para o desenvolvimento da resiliência, dentre elas:

•Aceitação: é essencial aceitar o acontecimento negativo e focar-se no que pode mudar.
•Dar tempo: para existir uma cicatrização é necessário passar por uma fase de luto.
•Envolver-se: o apoio dos outros é muito importante. Cultive e envolva-se nas relações sociais e familiares e tente não os “contagiar” com a sua dor e frustração.
•Mudar de perspectiva: mude a forma de lidar com os acontecimentos marcantes, encarando o futuro como uma fase que será mais positiva. Não fuja às decisões e estabeleça objetivos.
Ser positivo: a adversidade poderá contribuir para o desenvolvimento pessoal. Terá que acreditar em si e nas suas capacidades, mantendo uma atitude positiva.
Reencontrar-se: pense em si e no que realmente precisa e envolva-se em atividades que lhe dão prazer, bem-estar e paz de espírito.

 

Em síntese, através do método Coaching aprende a se tornar uma pessoa mais resiliente e preparada para lidar da melhor maneira possível com as mais variadas adversidades da vida pessoal, profissional e financeira. Em termos práticos, algumas ações que podem ser realizadas para o desenvolvimento de sua capacidade de resiliência são:

 

1-Elabore e mentalize o seu projeto de vida, pois mesmo que não possa colocá-lo imediatamente em prática, sonhar com ele ajuda a reduzir a ansiedade.
2-Desenvolva a confiança em si próprio.
3-Saiba dizer não assertivamente. Comunique de forma clara, concisa e concreta.
4-A prática de exercício físico contribui para aumentar a sensação de ânimo e bem-estar.
5-O lar é um ponto de apoio para a recuperação: mantenha-o em harmonia.
6-Ampliar conhecimentos aumenta a autoconfiança. Seja otimista e aja de forma proativa.
7-Mantenha a mente aberta a novas aprendizagens e oportunidades.
8-Tenha a coragem necessária para assumir riscos.
9-Faça uma separação clara de quem você e do que você faz.
10-Apure o seu sentido de humor.
11-Desenvolva a sua criatividade, quebre a rotina.
12-Permita-se sentir dor, recuar e ser flexível quando necessário.

Mais algumas características de pessoas resilientes
Desenvolvem relações afetivas satisfatórias.
Busca e alcançam o êxito profissional.
Possuem hobbies e formas agradáveis de ocupar os seus tempos livres.
Cuidam bem de si próprias.
Acreditam num futuro promissor.

Frases e citações de pessoas resilientes
“Aquilo que não me destrói fortalece-me.” – Friedrich Nietzsche
“Caiam mil homens a tua esquerda e dez mil a tua direita: tu não será atingido.” – Salmo 91
“Tudo posso naquele que me fortalece.”- Filipenses 4:13
“A nossa maior glória não é nunca cairmos, mas levantarmo-nos de cada vez que caímos.” – Confúcio
“Um fracasso é apenas a ocasião de começar uma nova tentativa com mais sabedoria.” – Henry Ford
“A nossa maior fraqueza é a tendência de abandonar. A maneira mais segura para conseguir atingir os objetivos é tentar uma vez mais”. – Thomas Edson

Agora pense:

– Quem você conhece em seu meio social que é para você um exemplo de resiliência?
– E pessoas públicas, consegue identificar alguma que vem dando bons exemplos desta capacidade?
– O que você pode fazer que a partir de agora que irá lhe ajudar a se tornar uma pessoa mais resiliente e bem-sucedida?

Lembre-se: Resiliência é uma das principais características das pessoas de sucesso.

Se você deseja se tornar uma pessoa bem sucedida em alguma área de sua vida, comece já a se tornar uma pessoa resiliente, enfrente os desafios e supere-se. E se você sentir que precisa de ajuda, é só entrar em contato.

Leandro Lima

Referência:

Resiliência – Cátia Pereira Garcia – http://groups.ist.utl.pt/unidades/tutorado/files/resili%C3%AAncia.pdf

COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS