Quatro sinais de que estamos sendo usados por um amigo

É muito comum que aquelas pessoas cuja amizade não é sincera sempre peçam ajuda ou queiram se aproveitar de nós, mas desapareçam quando precisamos delas.

A cada dia, nos relacionamos com diferentes pessoas. Algumas delas se tornam verdadeiros amigos com os quais podemos contar sempre, mas outras só querem obter benefícios da amizade com a qual lhes brindamos.

Nem sempre é fácil identificar quando estamos sendo usados por alguém em quem confiamos. No entanto, existem certas situações ou características da relação que são muito particulares e que facilitam identificar uma amizade negativa ou a aproximação interesseira.

Amigos-500x325-500x325

Você só ouve falar da pessoa quando ela precisa de algo

Essa é a característica básica de uma amizade falsa ou interesseira, já que o seu amigo só aparece quando precisa de algo. Pode se tratar de coisas muito simples, como um livro emprestado ou uma carona para um lugar determinado, até situações mais complicadas como empréstimos de dinheiro.

Sem dúvidas, ajudar os seus amigos é uma mostra de carinho e afeto, mas se você se der conta de que esta pessoa só aparece para pedir coisas, talvez este seja o momento de colocar limites ou um ponto final nesta situação.

Sai com os seus amigos sem você

É lógico que desejamos que nossos amigos se conheçam e se relacionem entre si. Porém, se alguém a quem recém incluímos no nosso círculo de amizades começa a sair com os nossos amigos sem nos convidar, quase às escondidas, pode ser um sinal de alerta. É importante ser objetivo se ocorrer esta situação, já que às vezes podemos nos sentir um pouco ameaçados ou ciumentos sem motivos reais. Por isso, recomenda-se analisar bem a situação antes de se afastar ou afastar esta nova pessoa.

Usa informações pessoais em benefício próprio

Alguns falsos amigos se aproximam com o único objetivo de obter dados ou informações sobre nós mesmos que possam ser usadas em seu benefício. Esta situação pode não ser tão clara e, às vezes, não a levamos tão a sério.

As situações que podem ocorrer são muito variadas, por isso, devemos nos manter atentos. Pode se dar no caso de que este amigo busque dados de contatos que você tenha os quais poderiam lhe oferecer oportunidades empregos ou, ainda, obter alguns favores em seu nome. Você pode se ver envolvido num mal-entendido ou ter problemas sérios com outros contatos sem ter ideia do que aconteceu.

mensagens-para-amigos-falsos-1

Recebe negativas constantes

Uma amizade real é sincera e desinteressada, no entanto, em alguns momentos precisamos dos nossos amigos. Você pode precisar que eles te escutem, te façam um favor ou te ajudem com alguma situação. Contudo, se você perceber que o seu amigo sempre se nega a te ajudar é provável que esta amizade não seja tão sincera.

Este ponto se relaciona muito com o primeiro, já que é muito comum que os falsos amigos sempre te peçam ajuda ou se beneficiem de você e desapareçam quando você precise deles.

Nem todas as pessoas que conhecemos em nossa vida têm a intenção de nos prejudicar ou usar, porém, é importante estar atento para evitar ser alvo daqueles que têm esta intenção.

COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS