As 5 linguagens do amor. Descubra qual é a sua

Você já ouviu falar sobre as cinco linguagens do amor? Gary D. Chapman, autor do livro As linguagens do amor afirma que existem cinco formas de você comunicar que ama alguém. Essas cinco formas também o ajudarão a se conhecer e conhecer as pessoas com quem convive. Conhecendo as linguagens você saberá se expressar melhor e fazer com que as pessoas ao seu redor se sintam amadas.

Saber se comunicar é uma arte. É algo de extrema importância para qualquer pessoa. Sabemos que grande parte da nossa comunicação vem de formas além das verbais e isso se reflete também nas linguagens de amor. Fazendo uma analogia aos idiomas, não adiantaria em nada alguém fazer um belo discurso, utilizando palavras bonitas, com uma voz adequada e uma boa articulação se o idioma usado não é entendido por quem escuta. Na linguagem de amor ocorre de forma muito parecida. Se você apenas se comunica em um tipo de linguagem, bem provavelmente as pessoas que não entendem essa sua forma de se expressar não se sentem amadas.

Procure descobrir qual é a sua própria linguagem de amor e de seu cônjuge, filhos e amigos, assim você conseguirá se comunicar de forma mais eficiente, colocando em prática as demais linguagens que talvez não sejam tão fáceis para você. No início será necessário esforço para “falar” em uma linguagem que não é natural, mas o resultado valerá todo o investimento. Sugiro a todos a leitura do livro, pois aqui apenas mencionaremos de forma sucinta quais são as 5 linguagens.

1. Palavras de afirmação

“Um bom elogio pode me manter vivo durante dois meses” Mark Twain.

Uma forma de se demonstrar amor pelas pessoas é utilizar palavras que edificam, que constroem, que as valorize.

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. Provérbios 12:25

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Provérbios 18:21

Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor. Quem possui essa forma como principal linguagem se sentirá muito bem quando ouvir frases e expressões como: “Você ficou tão elegante com esse terno!”, “Você está muito bem com esse vestido!”, “Seu trabalho ficou excelente, parabéns!”.
Quem é adepto desta linguagem se sentirá encorajado ao ouvir palavras de incentivo e ânimo. Em contrapartida, as pessoas que possuem palavras de afirmação como principal linguagem possuem maior dificuldade em lidar com críticas, pois estas palavras trazem um grande mal estar e desânimo.

2. Tempo de qualidade

Essa linguagem de amor se refere ao tempo de atenção que uma pessoa se dedica a outra, sem dividir esse tempo com outras tarefas. Demonstrar tempo de qualidade não significa ficar ao lado de alguém e não interagir diretamente com a pessoa, não é se sentar ao lado e ler um livro ou ver televisão. Quando o tempo é gasto dessa forma, quem recebe a atenção são as coisas e não quem está com você. Se comunicar nesta linguagem significa dar total atenção a quem está com você, olhando de frente, interagindo com o assunto, conversando e se importando verdadeiramente com o outro.

3. Dar e receber presentes

Você gosta de ganhar presentes? Você gosta de dar presentes? Dar e receber presentes é uma linguagem bem singular. Os presentes dados e recebidos não precisam, necessariamente, ter um alto valor financeiro. Por exemplo, muitas crianças fazem desenhos para dar a seus pais, irmãos, tios e avós. Para elas, esses papéis coloridos são preciosos presentes, são uma forma de dizer que amam e se importam. Muitas pessoas gastam tempo pensando em coisas criativas para presentear: surpresas, cartazes, fotografias, entre outras coisas.

Se você é do tipo que sempre quando viaja, pensa em trazer lembranças para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversários, e que até mesmo se desaponta quando as pessoas se esquecem de o presentear, provavelmente esta é a sua linguagem. É bem provável que a sua forma de comunicar amor é dando presentes..

4. Formas de servir

Você é uma pessoa ou conhece alguém que gosta sempre de agradar servindo aos outros? Se você é uma daquelas pessoas que está sempre disponível para ajudar, independentemente da hora e local, provavelmente esta seja a sua linguagem de amor. Para pessoas com esta forma de comunicação, o amor está relacionado ao fazer. Há um bom exemplo sobre isso na Bíblia. Você se lembra de Marta, irmã de Maria e Lázaro? Ao saber que Jesus se aproximava, ela dava início a arrumação da casa. Pessoas com essa linguagem estão sempre envolvidas em alguma atividade no trabalho, na escola e na igreja.

5. Toque físico

O toque físico é outra forma de demonstrar amor pelas pessoas é uma das linguagens mais fáceis de perceber. Se você gosta de abraçar, gosta de dar as mãos a quem ama, e além disso gosta de receber carinho físico, você provavelmente possui essa linguagem de amor como a principal.

Pare e pense: você conhece alguém que sempre procura te abraçar, que conversa encostando, tocando em você? Se a resposta é sim, provavelmente esta é a forma que essa pessoa está dizendo que você é importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso.

VIAGary Chapman
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS