Os incríveis benefícios do beijo para a nossa saúde

Não deveríamos precisar de motivos para beijar, mas neste artigo daremos ainda mais razões para se beijar e o porquê que beijar é incrivelmente saudável. Sabia que este ato potencializa o sistema imunológico, emagrece, pois acelera nosso metabolismo, ou que ajuda a combater problemas dentários e os sintomas das alergias?

Descubra estas e outras surpreendentes curiosidades que te motivarão ainda mais a beijar com frequência, principalmente quando você entender que, na realidade, o ato de beijar, inclusive, contribui para prolongar a vida.

Aumenta a imunidade

Sabia que beijar com frequência nos ajuda a prevenir doenças? E como isso ocorre? Ocorre, pois essa ação movimenta secreções hormonais que contribuem para aumentar as defesas naturais. Além disso, misturar a nossa saliva com a de outra pessoa funcionaria como uma vacina natural, já que nos permitiria imunizarmos suavemente contra seus germes.

Reduz a dor

As endorfinas que são geradas no ato de beijar tem a propriedade de atuar como redutora da dor. Isso também é devido à dilatação dos vasos sanguíneos, por isso beijar é altamente recomendável para aquelas pessoas que sofrem frequentemente de dores causadas por todo tipo de doenças inflamatórias como artrites, fibromialgia, fatiga crônica, problemas musculares etc. Inclusive para a enxaqueca!

É um antidepressivo

Beijar faz com que o nosso corpo libere oxitocina, o famoso hormônio que faz com que nos sintamos animados, por isso funciona como um antidepressivo natural. Deste ponto de vista, beijar se apresenta como uma excelente alternativa para combater o estresse, tristeza, angústia, depressão, ansiedade etc., e sem a necessidade de tomar remédios.
Além disso, beijar também contribui para criar um ambiente de felicidade nos lares onde os casais se beijam com frequência.

Previne problemas cardiovasculares

O estresse que comentávamos no ponto anterior é uma das principais causas das múltiplas doenças, entre elas o colesterol e problemas cardíacos. Por isso, além de ter uma boa alimentação não deveríamos menosprezar a agradável terapia de beijar frequentemente. Além disso, o aumento da frequência cardíaca ajuda a regular a pressão sanguínea.
beso-scatto-felino_segunda imagen

Ajuda a exercitar os músculos

Ao beijar exercitamos até 30 músculos faciais e ativamos a circulação sanguínea.E o que conseguimos com isso? Manter nossa pele firma, suave e jovem. Da mesma maneira que se conhecem os benefícios da auto-massagem facial por suas propriedades antirrugas, recomendamos beijar frequentemente como terapia antienvelhecimento –  melhor que qualquer creme hidratante.

Previne problemas dentários

Pode nos surpreender que, segundo estudos, ao beijar passamos para as outras pessoas cerca de 40.000 bactérias inofensivas, as quais são recebidas pelas defesas naturais de nossa saliva.
Beijar estimula a secreção natural da saliva, o qual contribui para que esta se regenere e nos ajude a eliminar partículas e patógenos da boca graças a substâncias desinfetantes que contém. Desta maneira se diminui o ácido que, em longo prazo, é o que causa placa, cáries e todo tipo de problemas dentários.

Acelera o metabolismo e emagrece

Beijar faz com que queimemos calorias, não só pelo movimento, mas também pelas emoções que se desprendem, o qual pode acelerar o batimento cardíaco de 70 a 140 pulsações por minutos. Desta maneira, se acelera o metabolismo e se queimam mais calorias.

Melhora a autoestima

A nível emocional, beijar nos faz sentir queridos e nos permite sentir uma parte importante na vida da pessoa a que beijamos. É um ato, que, de acordo a situação das pessoas, nos pode levar a estados de satisfação gerada pelo ato de amar, de compartilhar, de dar e receber.
Alguns consultores inclusive recomendam que cada pessoa possa beijar o seu companheiro(a) antes de ir trabalhar para melhorar a autoestima e que isso se traduza em maior rendimento no trabalho.

Besos_tercer imagen

Alivia os efeitos das alergias

Durante o ato de beijar se estimula a produção de histamina, o qual alivia e previne o aparecimento dos sintomas que ocasionam as alergias, como os espirros, a congestão ocular e a secreção nasal.

Beijar prolonga a vida

Depois de todos estes motivos, não fica dúvida de que beijar prolonga a vida. O único requisito é que os beijos sejam sinceros, que se deem com regularidade e em alguém em quem se confia.

COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS