Os benefícios da caminhada diária

Não somente emagrece, ativa a circulação nos livrando de varizes, também diminui o risco de ter hipertensão, previne a contração de diabetes e produz efeitos favoráveis no colesterol. A parte dos já mencionados, caminhar relaxa e desobstrui a mente.

Tente evitar caminhar corcovado ou olhando para o chão, tente observar como você caminha um dia e melhore a sua maneira de andar, à final a maneira de caminhar é a primeira coisa que os outros notam de longe, e até se pode distinguir alguém pelo seu modo de caminhar.

É melhor caminhar com tênis? Bem, a resposta para essa pergunta é sim. Com uma sola de borracha para evitar escorregões e palmilhas cômodas.

Se você não tem tempo para caminhar durante o dia, ou dar um passeio, caso seja possível, sempre vá à pé ao trabalho, sem pressa, e use as escadas ao invés do elevador.

Procure beber bastante água para evitar a retenção de líquido, use creme hidratante diariamente caso caminhe debaixo do sol e lembre que nos dias nublados no verão os raios solares também queimam então, use protetor solar.

Você se sentirá mais animado fazendo do seu dia à dia algo mais tolerável e se sentirá melhor com cada passo.

O simples ato de caminhar levemente permite que nossos corações se fortaleçam, reduzindo notavelmente as possibilidades de ter problemas cardiovasculares.Foi dito que as enfermeiras (as quais caminham muito) possuem menos de 35% de complicações cardíacas que qualquer outra mulher sedentária da mesma idade.

Também foi comprovado que a caminhada ajuda ao cérebro de uma grande forma, sabendo que a função cognitiva se vê bastante melhorada ao caminhar diariamente. Geralmente as pessoas de terceira idade podem reduzir o risco de complicações cerebrais.

caminhada

Mesmo que soe incrível, a caminhada diária (uns 30 minutos diários) previne por uma grande parte a diabetes de tipo 2. Foi comprovado que reduz o risco para aproximadamente 58%.

Também melhora a resistência cardiorrespiratória, sabendo que aumenta a resistência pulmonar, o que faz com que os pulmões voltem a ser muito mais saudáveis e fortes, resistindo a infecções virais com mais eficácia.  A depressão também pode ser prevenida com a caminhada diária.

O simples ato de caminhar pode ajudar a prevenir e combater a depressão.

Finalmente, caminhar reduz o risco de contrair câncer de cólon e mama, isso porque as caminhadas conseguem melhorar a digestão, evitando que alimentos meio-digeridos e matéria fecal se acumulem.

caminhada3

COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS