O que as pessoas positivas fazem para fugir das energias negativas

Estamos rodeados de energias negativas, elas estão por quase toda a parte. Onde quer que vamos há pessoas reclamando, fazendo coisas que prejudicam a elas e aos outros, ou tentando comprometer a moral com suas críticas e argumentos limitantes. Algumas pessoas conseguem manter o otimismo mesmo nos ambientes mais tóxicos. O que as pessoas positivas fazem para fugir das energias negativas que as rodeiam?

“A energia da mente é a essência da vida.”
-Benjamin Franklin-

A energia negativa que se propaga pode ter uma influência sobre os nossos pensamentos e ações. Evitar as fontes de energia negativa é indispensável para ter sucesso, mas todo mundo pode ser afetado pelas emoções negativas. Só as usam com inteligência aquelas pessoas que aprenderam a lidar com elas. Como? Das seguintes formas:

As pessoas positivas criam a felicidade a partir do seu interior

As pessoas positivas não procuram a felicidade em estímulos externos. Quando você procura a felicidade fora de si, o seu estado de espírito cai quando o estímulo exterior desaparece. Isto produz insegurança.

Em vez disso, as pessoas positivas procuram fontes internas de energia positiva. Nesta situação, o estado de felicidade não depende tanto da situação externa, e sim da forma de enfrentar as situações. O estado de consciência permite filtrar as energias negativas através da busca pela paz interior.

As pessoas positivas evitam as pessoas negativas

Pode ser que esta seja uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode fazer para manter a energia positiva. Existe um ditado popular que diz que “aquele que evita a ocasião evita o perigo”. É mais ou menos isso o que acontece nessa situação. Ao evitar as pessoas tóxicas, não haverá risco de que elas o contagiem.

O problema é que isto requer algo que nem sempre temos: coragem e determinação. É preciso muita determinação para evitar estar com pessoas negativas, sobretudo porque as que mais nos afetam costumam ser pessoas importantes na nossa vida, até mesmo as mais queridas.

Mas evitar as pessoas tóxicas tem mais vantagens do que desvantagens, sobretudo porque quando você decide estar com elas, faz isso livremente, com as pilhas recarregadas e o escudo protetor reforçado. Quando você decide, você controla. Essa é uma arma muito importante.

As pessoas positivas acreditam em si mesmas

Uma das cargas mais tóxicas e negativas que todos nós enfrentamos é a negatividade de quem não acredita em nós, de quem nos critica ou tenta nos limitar, de quem reflete em nós suas incompetências e frustrações.

As pessoas positivas têm consciência de que seu sucesso depende de acreditar nelas mesmas, inclusive quando ninguém mais acredita. No fim das contas, cada um é responsável pela sua própria vida.

“Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos fazer determinam precisamente o que podemos ser.”
-Anthony Robbins-

As pessoas positivas fazem exercício e estão em contato com a natureza

O exercício físico favorece a liberação de endorfinas, os hormônios responsáveis por nos sentirmos bem. O exercício também ajuda a gerir o estresse e a aumentar a autoestima. Tudo isto dá lugar a um coquetel de otimismo e energia positiva, que ajuda você a se manter forte diante de possíveis ondas de negatividade externa.

Além disso, as pessoas positivas estão em contato com a natureza com regularidade e passam tempo ao ar livre. A natureza e o ar livre favorecem o relaxamento, a introspecção e a consciência de si mesmo.

O exercício, o fato de estar ao ar livre e se manter conectado com a natureza funcionam como um carregador de energia positiva, além de filtrarem as possíveis toxicidades.

As pessoas positivas aceitam o fracasso e assumem as suas responsabilidades

As pessoas positivas aceitam o fracasso porque sabem que é a única forma de aprender e crescer. As pessoas positivas compreendem as emoções negativas que o fracasso lhes provoca, mas não ficam reclamando, em vez disso elas se recuperam e seguem em frente.

Além disso, as pessoas positivas sempre assumem a responsabilidade do que acontece nas suas vidas, e não procuram culpar os outros para justificar seus erros. As pessoas positivas focam o que podem melhorar e analisam o ocorrido para fazer melhor na próxima ocasião. As pessoas positivas não buscam aprovação dos outros
Depender das opiniões dos outros deixa as pessoas vulneráveis, manipuláveis e dependentes, até mesmo viciadas. As pessoas positivas sabem disso, assim como também sabem que não é possível agradar a todos. Por isso elas não buscam a aprovação dos outros, e sim agem segundo sua própria escala de valores.

As pessoas positivas escutam as opiniões dos outros, mas não se permitem absorver mais nada do que elas considerarem que pode ser útil para seu crescimento. Além disso, elas sabem agradecer uma crítica construtiva e enfrentar uma que só pretende destruir.

As pessoas positivas acreditam que tudo tem solução

As pessoas positivas têm consciência de que tudo tem solução, tudo menos a morte, seguindo o ditado que diz que “enquanto há vida, ainda há esperança”. Para as pessoas positivas, sempre há uma forma de superar um obstáculo.

Mesmo quando atingem o fundo do poço as pessoas positivas são capazes de se recompor e olhar para cima com a intenção de fazer o que for necessário para ficarem mais fortes e voltarem a subir.

VIAEva Maria
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS