Não permita que os outros lancem o seu negativismo sobre você

Resiliência Humana

Quem já não recebeu alguma crítica? Todos, em algum momento, fomos vítimas de pessoas que sentiam inveja do nosso trabalho, que estavam irritadas pelo nosso próprio jeito de agir ou de ser, que simplesmente se sentiam mal e precisavam lançar o seu negativismo sobre outra pessoa. Talvez você também já tenha estado neste lugar alguma vez.

“Nem o seu pior inimigo pode causar-lhe tanto mal quanto os seus próprios pensamentos.” -Buda-

Uma crítica pode nos fazer muito mal. Dependendo do dia e de quão forte estiver a nossa própria autoestima, podemos ignorá-la ou permitir que nos afete. Sim, você é responsável por como todo esse negativismo que lançaram sobre você o afeta. Porque você não pode controlar como os outros agem, mas pode controlar quanto vai permitir que isso o afete.

Quem o critica define a si mesmo

Nem todos somos iguais. Talvez o seu melhor amigo não se afete com o que os outros digam, mas você sim. Para mudar isto, é importante começar a ver a situação em perspectiva. Por que uma pessoa criticaria você com a intenção de prejudicá-lo? Talvez ela esteja criticando aquilo que a define.

Muitas vezes projetamos nos outros inseguranças e medos. Necessidades que disparamos como dardos venenosos em direção aos outros, já que não são supridas nem lhes damos solução. Desta forma, procuramos nos sentir melhor conosco. Não percebemos que em vez de solucionar o problema, estamos fugindo dele.

Cada vez que alguém lançar todo o seu negativismo sobre você, pense que é um mecanismo de defesa. Essa pessoa está procurando se defender de todos esses impulsos, ações e pensamentos que não quer reconhecer como seus. Sua negação interior faz com que os lance em você para não ter que assumi-los, aceitá-los e resolvê-los.

“Estou de dieta dos pensamentos ruins, pessoas destrutivas e de coisas que não me convenham.”
-Paulo Coelho-

Vejamos um exemplo. Pense nos relacionamentos amorosos, onde um dos membros acusa a outra pessoa de ser infiel, sem ter realmente indícios para suspeitar que isso seja verdade. Para esta situação pode haver muitas explicações.

O que acontece nesta situação na realidade é que a pessoa acusadora teve pensamentos infiéis, mas não os aceita porque os considera negativos. Na sua necessidade de sentir melhor, projeta esta insegurança sobre o seu companheiro: transfere o seu medo diante de pensamentos que não sabe administrar.

Mas o que importa aqui é como você vai agir. Você vai permitir que todo esse negativismo que estão lançando sobre você o domine? Se você mantiver ao seu lado essa pessoa que lança palavras ofensivas, se em vez de se negar a fazer alguma coisa que você quer, o faz porque senão vão olhar você atravessado ou vão criticá-lo, por acaso você espera se sentir bem?

Aprenda a combater o negativismo

Às vezes é difícil manter a calma diante de uma pessoa que não está se comportando bem com você. Contudo, é preciso que você faça um esforço, pois esta será a sua melhor arma para evitar que os medos e as inseguranças da outra pessoa o afetem. Desta forma, você também poderá avaliar melhor os motivos que podem levá-la a fazer isto. No melhor dos casos, inclusive poderá tirar alguma coisa positiva da situação.

Você sabe qual o melhor jeito de não se preocupar em excesso por uma situação assim? Rir pode parecer absurdo, mas será uma ferramenta fundamental. Um sorriso em um momento difícil pode nos ajudar, acredite se quiser. Comece a colocar isto em prática a partir de hoje e você vai descobrir como toda crítica ou julgamento terá muito menos impacto emocional.

Do mesmo jeito, não se esqueça de que uma crítica é apenas uma opinião. Portanto, não deveria afetá-lo de forma importante, já que nem todo mundo pode ter a mesma visão sobre uma circunstância ou ação. Além disso, quantas vezes alguém já não o criticou sem conhecê-lo de verdade?

Também é muito importante que você preste atenção a como se comporta a pessoa que está criticando você. Normalmente, as pessoas que projetam necessidades ou pensamentos sobre os outros são muito emotivas. Suas palavras transbordam de emoções que fazem com que tudo pareça mais grave do que é na verdade.

“A melhor parte da crítica não é que responde à vontade de ofender, mas à liberdade de julgamento.”
-Fernando Sánchez Dragó-

Quando isto acontecer, você estará diante de uma pessoa cujas palavras não estão direcionadas a você, mas a ela mesma. Está projetando seus medos e inseguranças sobre você, mas você não tem nenhum problema, não está fazendo nada de errado. É ela que tem medo de aceitar aquilo que não considera correto, mas que inunda seus pensamentos.

Ao longo da sua vida você vai se deparar com muitas pessoas que se encaixam nesta descrição. Muitas serão pessoas tóxicas que podem encher sua vida não apenas de negativismo, mas também de emoções e sentimentos nocivos e prejudiciais que vão contra você. O melhor jeito de não permitir que isto aconteça é manter a calma e confiar em você.

VIARaquel Etérea
FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS