Fiéis companheiros: Saiba como a relação com animais pode mudar a nossa vida!

Resiliência Humana

A relação do ser humano com os animais só traz benefícios à vida. Os laços de amor, afeto e amizade. contribuem para a saúde.

O convívio com os animais em casa gera bem-estar, diminui o estresse e aumenta os sentimentos de humor e felicidade.

Quanto mais cedo acontecer essa relação com os animais, melhor será o desenvolvimento da criança. Ela aprenderá a cuidar e ter maiores responsabilidades.

Mas não são só gatos e cachorros que podem ser os nossos bichinhos. É muito comum vermos hamsters, peixes e calopsitas em casas. Adotar é a melhor solução!


Chegar em casa e, antes mesmo de tirar os sapatos, receber o seu bichinho de estimação te esperando com a maior alegria… Tem sensação melhor? Os nossos fiéis companheiros, além de tornarem o lar mais aconchegante e carinhoso, possuem o dom de trazer benefícios imensuráveis para a nossa qualidade de vida, tanto para o corpo como para a mente, sabia? Descubra como essa relação de amor pode tornar os dias mais leves, transformando, inclusive, a maneira de como enxergamos o mundo.

Pode ser cachorro, gato, hamster, peixinhos ou pássaros, como a calopsita, por exemplo, quando há companheirismo e amizade, tudo é válido! Nossos “pets” (animal de estimação em inglês) muitas vezes são considerados membros da família, tratados como filhos e irmãos. Eles transmitem e precisam de carinho, tornam aquele passeio na rua mais divertido e animado, e se não bastasse tamanha satisfação, eles ainda conseguem tornar a vida mais saudável e completa. Segundo a psicóloga Mariana Massari, ter animais em casa irá beneficiar não só aspectos psicológicos, mas também questões físicas:

“Quem já tem um animal de estimação já sabe que trazem muita alegria, mas além do óbvio, há benefícios para a saúde na prevenção e tratamento de doenças físicas. O vínculo humano-animal também tem benefícios para a melhora de portadores de doenças cardiovasculares, já que incentivam a movimentação (exercícios físicos), proporcionando maior longevidade e diminuindo a pressão arterial”, analisa a profissional.

Animais de estimação diminuem a solidão e estimulam a serotonina

Fiéis companheiros, nossos amados pets também são responsáveis por afastar a sensação de solidão e depressão do nosso dia a dia: “Quando brincamos ou acariciamos nossos bichinhos, liberamos serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, foco, memória, etc. Também favorecem a interação social e aliviam sintomas de ansiedade”, explica a Dra. Mariana.

O convívio com os bichinhos de estimação é usado no controle e no combate do estresse, já que é impossível não se sentir bem e relaxado perto de animais tão dóceis e carinhosos, amenizando as tensões diárias. “Por satisfazerem uma necessidade primordial dos seres humanos – o toque, os pets estão cada vez mais sendo usadas em hospitais e casas de repouso”, completa a especialista.

Os pets e as crianças: Um caso de amor e aprendizado

Segundo a psicóloga, as crianças que possuem um convívio maior com os animais de estimação possuem um melhor desenvolvimento, seguro e ativo, trabalhando também o senso de cuidado e responsabilidade. Se você tem um filho pequeno, pode colocá-lo responsável por trocar a água do bichinho, por exemplo, mostrando a importância desse compromisso para ele e para o animal.

Adote seu bichinho de estimação!

Diversas ONGs e entidades utilizam o slogan “Amigo não se compra”, indicando que os bichinhos de estimação não devem ser tratados como uma mercadoria. Além disso, o número de abandono de animais nas ruas, por todo país, só cresce, e por isso as campanhas visam a adoção desses animais resgatados, sedentos por uma família. Embora haja diversas raças incríveis de cães, gatos e outros bichinhos, existem diversos deles sozinhos e abandonados nas ruas, esperando por um lar. É um mais lindo e carente do que o outro, impossível não se apaixonar!

* A Dra. Mariana Massari (CRP RJ-05/45928) é psicóloga Clínica e neuropsicológica e disponibiliza as suas redes sociais para outras informações: Facebook e Instagram

FONTEConquiste sua Vida
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS