Estratégias para evitar o cansaço

Resiliência Humana

Por André Bernardo

Da ingestão de peixe aos exercícios, conheça seis práticas que dão energia e ajudam a vencer a fadiga

Uma pesquisa recente do Ibope afirma que 98% dos brasileiros se dizem cansados e 61%, exaustos. Para ajudar a reverter essa epidemia de fadiga, listamos atitudes que dão disposição de sobra. Confira:

1) Pratique exercícios

A atividade física moderada – corrida ou caminhada por 30 minutos ao dia, cinco vezes por semana – dá fôlego, levanta o astral e aplaca o estresse.

2) Durma bem

Priorize um quarto escuro e sem ruídos e nada de levar celular, tablet ou notebook para a cama. A luz das telas inibe a produção da melatonina, o hormônio do sono.

3) Coma peixe e beba água

Há indícios de que uma dieta rica no ômega-3 dos pescados ajuda a combater o cansaço e o desânimo. Desidratação também derruba a vitalidade – então, dá-lhe água!

4) Respire ar puro

Ao suar a camisa, busque, se possível, se exercitar às vezes em um parque ou uma praça. Um estudo escocês revela que isso debela ainda mais a ansiedade.

5) Cochile à tarde

Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), uma soneca de 15 a 20 minutos melhora a concentração e o aprendizado. Renova a energia mental.

6) Arrume a sua casa

Um estudo da Universidade Princeton (EUA) aponta que o ambiente desorganizado eleva o estresse. Minimizar a bagunça torna o ambiente mais revitalizante.

FONTESaúde.abril
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS