É MUITO AMOR ENVOLVIDO…

Ninguém vive uma história de amor sem confrontar com as diferenças um do outro. Ninguém vive todos os dias em estado de graça ao conviver com o namorado, noivo ou marido. Ninguém é puro êxtase de trocas e juras de amor, sempre. Amor de verdade, é tudo bem vivido, é um querer bem sem qualquer troca ou preço, é fazer questão de um abraço, reclamar da falta de um beijo, andar de mãos dadas para lá e para cá, é carinho discreto em qualquer lugar… Amor de verdade são todos os sentimentos juntos e envolvidos em uma única pessoa. É muito envolvimento… Tão envolvido que se importa com simplicidades e gentilezas.

Se alguém sofre por amor é porque está amando uma pessoa que não convém, ou está acreditando que dores, decepções e desenganos fazem parte de se viver um romance… Quando há amor de verdade, há sofrimentos e há envolvimentos: nas alegrias, nas tristezas e nas perdas.

Amor é se envolver, é viver juntos mesmo se um não está bem; é lutar contra a doença e contra o desemprego; é estender os braços se há perda de familiares; se há depressão, ansiedade e tristeza… Mas, se há sofrimentos por brigas exageradas, traições absurdas, possessões desenfreadas, isto é qualquer sentimento querendo se passar por amor. O amor é calmaria, é gratidão, é estender as mãos.

romant.jpgNinguém vive uma história de amor sem confrontar com as diferenças um do outro. Ninguém vive todos os dias em estado de graça ao conviver com o namorado, noivo ou marido. Ninguém é puro êxtase de trocas e juras de amor, sempre. Amor de verdade, é tudo bem vivido, é um querer bem sem qualquer troca ou preço, é fazer questão de um abraço, reclamar da falta de um beijo, andar de mãos dadas para lá e para cá, é carinho discreto em qualquer lugar… Amor de verdade são todos os sentimentos juntos e envolvidos em uma única pessoa. É muito envolvimento… Tão envolvido que se importa com simplicidades e gentilezas.

Ontem tive um dia de folga e costumo ligar para os meus amigos ou encontrá-los pessoalmente. Trocando confidências com um amigo de alma, ele me disse coisas lindas sobre o amor e ainda deixou bem claro que um sentimento puro precisa apenas de afeto e amizade, nada mais do que isso para sobreviver uma vida toda. Ele está certo, precisamos envolver com o amor e não há necessidade de maus tratos e destemperanças, porque se isso acontece, sinto muito em dizer: saia a francesa… Saia a italiana, polonesa, brasileira, alemã, holandesa, porém não permita que outro sentimento te engane.

Um amor envolvido enxerga além das limitações, faz questão te estar presente em todas as ocasiões, faz você se sentir importante, te inclui em tudo que acontece na vida dele, te faz surpresas felizes e diz que te ama apenas pelo sorriso, mesmo se o dia insiste em não ter sol.

Envolvimentos amorosos são exigentes e não permitem caras fechadas, palavras ríspidas e feias, desavenças, desonestidades… Quando há muito amor envolvido, qualquer momento é especial, qualquer detalhe é importante para somar e qualquer gesto é carinho.

Quando há sofrimentos, dores e submissões para amar alguém, pode ser um gostar insistente, intenso. Amor de verdade é libertador, e mesmo que hajam desentendimentos, distâncias e tristezas, fazem parte do dia a dia… Se o sofrimento insistir em lágrimas, talvez o seu jeito de amar não combina com o dele ou ele não sabe o que é amar.

É muito amor envolvido quando a amizade é sincera. Amor que envolve se sente de mãos dadas com suas qualidades e defeitos. Amor que envolve presta atenção em tudo que te faz feliz e abraça suas tristezas. Amor que envolve te pede perdão diante dos erros, é leal em qualquer situação e não permite escapes de cumplicidades. Quem te ama, não te dá apenas valor, mas compartilha a vida em todos os momentos e faz com que você seja se sinta importante e feliz, mesmo se há lágrimas derramadas.

 

COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS