DISCIPLINA É UM PROCESSO E NÃO APENAS UMA DECISÃO

Marcela Picanco

Disciplina. Esta palavra ronda nossa vida por meio de textos motivacionais, revistas fitness e livros de auto-ajuda. A gente sabe que só vai conseguir o que almeja se essa palavrinha mágica for inserida no dia a dia: disciplina. Nos sentimos até meio idiotas quando nos dizem que falta de disciplina é preguiça. Será que é só isso mesmo? Por que é tão difícil ter disciplina?

Porque ter disciplina significa abrir mão de alguma coisa, nem que seja de mais algumas horinhas de sono, de comer um chocolate, de assistir a mais um episódio de uma série. É complicado achar o equilíbrio entre a disciplina e o fazer o que você quer no momento, mas o segredo está aí.

Se a gente começar a seguir tudo certinho e nunca abrir mão de nada, a vida fica muito chata. O objetivo vai ser alcançado, mas será que vale a pena desfrutar só da linha de chegada e não do caminho?

É claro que eu coloco essa regra de modo geral, porque tem gente que é muito feliz sendo disciplinado e tendo o controle de tudo, mas acredito que, assim como eu, muita gente tem dificuldade criar esse hábito. E entre não ter disciplina nenhuma e ter um mínimo de disciplina, é melhor que a gente fique com a segunda opção se quisermos alcançar algum resultado.

A primeira coisa que devemos encontrar para começar a ter disciplina é a motivação. Qual é a sua motivação para criar uma rotina disciplinada? Se a motivação não for real, a disciplinada não vai fazer o menor sentido.

Primeiro você deve se perguntar: para que eu quero ter disciplina? Quando você encontrar o seu motivo, crie metas diárias que não causem uma ruptura brusca na sua rotina. Por exemplo, se você quer começar a se exercitar, procure alguma atividade que não vá te tirar muito do caminho ou dos seus horários. Pode ser na hora do almoço ou entre o trabalho e a faculdade ou um curso livre que você faça.

Use o tempo a seu favor. Organize-se. Quer economizar dinheiro? Separe uma horinha para fazer mais comida e leve como uma quentinha para almoçar no trabalho. Pense que vai ser só mais uma hora gasta em um dia da semana para 5 dias de refeição economizadas.

Quer se especializar em algum assunto? Comece a fazer aulas onlines gratuitas duas ou três vezes por semana sempre no mesmo horário. Qualquer coisa que seja, você precisa começar aos pouquinhos. Na época da escola e da faculdade a gente tinha um compromisso com o horário da aula, certo? Marque um compromisso com você mesmo com data e local. Dedique-se por uma horinha no dia ou apenas uma horinha na semana para começar.

Tudo na vida começa aos poucos. Não adianta decidir que vai mudar o estilo de vida totalmente na segunda-feira. Aliás, na maioria das vezes, isso nos leva à frustração, porque não conseguimos, nos culpamos, ficamos ansiosos e continuamos parados no mesmo lugar.

A sensação de realmente fazer algo que você planejou te impulsiona. E, de repente, sem você notar, a disciplina virou um hábito.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





Marcela Picanco
Marcela Picanço é atriz, jornalista e gosta de fingir que entende das coisas. É fissurada por pessoas e acredita que nossas histórias são as coisas mais valiosas que temos.

COMENTÁRIOS