Dar sem receber algo em troca nem sempre é algo positivo

Resiliência Humana

Dar sem receber nada em troca é um dos conselhos que sempre nos repetem desde que somos pequenos. Ser generoso com os outros gera bem-estar e lhe permite se sentir bem consigo mesmo. Mas o que acontece quando você sempre dá e não recebe nada em troca? Nesses casos, pode ser que você se sinta um bobo que foi usado.

Dar constantemente pode provocar um grande desgaste em todos os níveis, e isso não será algo positivo para você. Você também tem o direito de receber, ainda que seja apenas uma pequena parte do que você deu. Porque senão, cedo ou tarde, você terminará cansado dessa situação e pode optar pela posição radicalmente oposta, transformando-se numa pessoa egoísta.

Dar às pessoas que merecem

Não são necessários estudos que afirmem que as pessoas que dão tudo o que podem aos outros são mais felizes. Pensemos, por exemplo, nas pessoas que trabalham para alguma ONG ou que realizam algum trabalho voluntário com animais. Essas pessoas se sentem bem, sua vida tem sentido e a felicidade as inunda.

No entanto, como mencionamos antes, dar também pode ser algo muito cansativo. Por esse motivo, é preciso termos certeza de que as pessoas merecem o que nós estamos dando. Imagine que se você dá amor, o justo é também recebê-lo. Você não está no mundo para satisfazer as necessidades alheias, você também as tem e os outros deveriam ter isso em mente.

Pode ser que nesse exato momento você tenha certeza de como agir de acordo com tudo isso. Será mais precavido, um pouco mais egoísta. Mas, não se engane. Isso não significa que você deve começar a pensar em receber cada vez que dá, porque senão esse ato maravilhoso perderá todo o seu significado.

Você simplesmente tem que entregar-se às pessoas que são importantes para você porque, ainda que nos neguemos a aceitar, existem muitas pessoas que com boa ou má fé podem nos machucar. Dar, às vezes, pode nos tornar frágeis diante desses tipos de pessoas que nos aprisionam nas suas redes e não nos deixam escapar. Ninguém está a salvo da manipulação, por isso é importante dar, mas a quem realmente merecer.

Se você precisa de um exemplo mais claro de como dar pode se transformar em algo negativo, apresentamos a realidade dos relacionamentos amorosos. O que ocorre quando um dos membros dá, mas o outro apenas se dedica a receber? O relacionamento não seguirá em frente, pois para dar certo ele precisa dos dois, e não de apenas um. Será esse membro que dá tanto que se desgastará, sofrerá e terminará humilhado porque não recebe nada em troca.

Esteja ciente do que você merece

Todos nós passamos por situações difíceis que podem levar o nosso amor próprio a vir abaixo. É então que a nossa autoestima começa a se deteriorar e começamos a causar problemas com nós mesmos. Já não nos amamos como antes, não nos valorizamos e nos conformamos com qualquer coisa.

É importante que você saiba o que você vale para que saiba de verdade o que merece. Se você não se ama, acabará deixando sua felicidade e seu amor próprio em mãos alheias. Elas podem lhe fazer muito mal e isso apenas agravará sua situação. Não queremos isso!

Não importa se estamos falando de familiares, amigos, do seu parceiro, ou do seu chefe. Nenhum deles tem o poder de usar você a menos que você permita. Você não precisa se comportar como se fosse um santo, nem mostrar sempre o seu melhor sorriso. Você também sofre e tem os seus problemas, você também precisa receber.

Você alguma vez deu tudo para uma pessoa que, no final, foi embora? Quantas loucuras você realizou por alguém que acabou sendo uma decepção? Se você nunca passou por uma situação assim, pode ser que algum dia experimente ou que viva algo semelhante. Em todas elas se encontra um fator comum: a decepção por alguém.

Abrir os olhos é difícil, mas muitas vezes é necessário pensar em nós mesmos antes dos outros. Proteja-se sempre dessa situação que pode lhe fazer sofrer desnecessariamente. Observe e tenha consciência de quem realmente merece que você dê o seu 100%. É verdade que todos nós podemos nos equivocar, mas não permita que isso volte a acontecer. Quem sofrerá as consequências será você.

FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS