Como Um Caso Extraconjugal Pode Arruinar A Sua Vida?

Como um caso extraconjugal pode arruinar a vida de uma pessoa? Quais são as consequências de ter um caso de adultério?

Os Dois Se Tornam Uma Só Carne

Deus é o autor do matrimônio, pois no início, Ele viu que “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2:18) então Ele fez uma companheira para Adão, “e a trouxe ao homem” (Gênesis 2:22b), “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne” (Gênesis 2:24). O que Deus uniu agora pretende ser para a vida. O casamento foi criado por Deus para durar o tempo de vida de ambos os cônjuges e somente quando um morre o outro poderia se casar novamente. A exceção seria se um dos cônjuges cometesse adultério.

Juntar-Se Com Uma Prostituta?

Quando um cônjuge trai seu companheiro, ele está se juntando a sua própria alma e corpo com uma prostituta, seja um homem ou uma mulher. Paulo escreveu que “ele (ou ela) que se une com uma prostituta é um corpo com ela? Por isso se diz: “Os dois serão uma só carne” (1 Coríntios 6:16). Paulo queria que os coríntios entendessem “que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum” (1 Coríntios 6:15), é por isso que somos avisados ​​para “Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6:18). Uma vez que os dois se tornam um, tanto no casamento como no caso de adultério, quem quer que eles estão unidos com eles se tornam parte de pecados e contra o seu próprio corpo. Não há como fugir das consequências para um caso de adultério e quem realmente quer se tornar um com uma prostituta?

A Sequência Da Ruína

Quando um cônjuge tem um caso com alguém fora de seu casamento, ele está destruindo o que era santo e imaculado diante de Deus e que é o casamento santo, sancionado por Deus e é por isso que, “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará” (Hebreus 13:4). As relações adúlteras deixam em seu rastro um caminho de relacionamentos destruídos, confiança abalada, e vidas arruinadas. Se há crianças envolvidas, se torna ainda mais doloroso. As estatísticas indicam que aqueles que passam por divórcio quase sempre experimentam dificuldades financeiras e podem facilmente levar à pobreza. A menos que haja um genuíno arrependimento, também irá trazer a ira de Deus sobre todos os que traem seus parceiros como Deus adverte que Ele “julgará os imorais e adúlteros” (Hebreus 13:4). Isto não é apenas para a igreja do Novo Testamento, mas até mesmo no Israel do Antigo Testamento foi dito “Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, contaminando-te com ela” (Levítico 18:20). Você pode ter certeza de que “os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5:21). Leia: 3 super dicas para manter seu casamento crescendo

O Pacto do Casamento

Jesus viu o casamento como, talvez, a mais alta instituição humana que existe na terra. É como um relacionamento de aliança que foi ordenado por Deus e não pelo homem, é por isso que Jesus disse: “Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem” (Marcos 10:9). Se Deus os uniu, então, nenhum homem ou mulher deve procurar separar, porque “Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?” (Mateus 19:5) “assim já não são mais dois, mas uma só carne” (Marcos 10:8b). Ele ou ela que “abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus” (Provérbios 2:17) e não vai ficar impune. Novamente, há exceções como Jesus disse que o divórcio, “não foi assim desde o princípio. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério]” (Mateus 19:8b-9). Veja: 5 coisas que seu casamento precisa todos os dias

Conclusão: A vida é cheia de escolhas. Algumas são negociadas por dez minutos de prazer por uma vida de casamento. Um momento de paixão pode destruir muitos anos de união familiar. Vale a pena? Certamente que não, pois sabemos que todas as pessoas sexualmente imorais, impenitentes terão de enfrentar um julgamento que está além da descrição (Apocalipse 21:8). Temo por muitos que este será o estado eterno deles. Eu oro para que esse não seja o seu.

FONTECasamento Forte
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS