Como Superar a Dislexia da Fase Adulta

Resiliência Humana
Young Woman Looking Away from Book --- Image by © Royalty-Free/Corbis

As pessoas geralmente consideram que a dislexia na fase adulta é uma doença sem cura. Elas acreditam que não há tratamento permanente disponível para superar essa condição. Entretanto, estas considerações são baseadas em suposições e não têm nada a ver com a verdade. Você não deveria aceitar esses equívocos como verdade. Os avanços da tecnologia e da medicina moderna nos deram diversas terapias, treinamentos e equipamentos que podem ser usados para superar a dislexia.

1. É muito importante que entendamos que todos os seres humanos são diferentes.

Com um aperfeiçoamento nas estratégias de aprendizado, mesmo uma pessoa com dislexia na fase adulta pode melhorar suas habilidades de leitura e escrita.

Cérebros diferentes têm conexões diferentes. Você não pode esperar que todas as pessoas sejam experts em apenas um campo. Alguns estudantes são bons em matemática enquanto que outros são bons em literatura ou outra matéria.

Mesmo que uma pessoa tenha dislexia na fase adulta, isso pode significar que ele será um aprendiz fraco em apenas um aspecto: leitura ou escrita. Isso não significa que ele seja burro ou um imprestável.

Ela pode ser talentosa em alguns campos que não envolvam leitura e escrita, como pintura, etc. Seu aperfeiçoamento nas estratégias de aprendizado devem ser feitas nas bases deste talento único que a pessoa possui.

2. Assim, a primeira tarefa é estudar a pessoa e identificar seus pontos fortes.

3. Reconheça que os sentimentos de rejeição são muitas vezes atrelados à dislexia.
Normalmente uma pessoa com dislexia não recebe uma resposta positiva das que pessoas que a cercam.
Na escola, em seu bairro e até em sua família elas são frequentemente insultadas ou ridicularizadas e às vezes são consideradas burras ou simplesmente preguiçosas.
Este comportamento pode ter um impacto severo em sua autoconfiança, causando sentimentos de isolação e rejeição.

4. Portanto, uma vez que o problema for identificado, via um teste de dislexia, as ações necessárias devem ser tomadas para demonstrar que a pessoa tem talento e pode alcançar o sucesso.
Pode até ser difícil recuperar a autoconfiança, mas é por isso que este é o estágio que deve ser superado antes de o desafio ser superado.

Dicas
Informe-se.
Uma maneira de melhorar a leitura e escrita de alguém que tenha dislexia é focar na melhoria das habilidades de decodificação da fonética. Já que a dislexia causa uma capacidade de leitura lenta, ensinar como quebrar as palavras em sons básicos e então rearranjá-los para produzir diferentes palavras será muito benéfico. Treinamentos deste tipo ajudarão adultos com dislexia a aprenderem a ler mais precisa e rapidamente.

FONTEWikiHow
COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS