Como evitar que o passado afete um novo relacionamento

Resiliência Humana

Alguns relacionamentos causam danos o suficiente em sua vida que se torna difícil deixar a bagagem emocional para trás e seguir para um relacionamento saudável com outra pessoa. Se não quiser passar o resto de sua vida sozinho, você deve encontrar um jeito de superar isso. Com concentração e esforço, é possível deixar tudo para trás e seguir em frente sem permitir que o passado o afunde.

Terapia
Dependendo das coisas que aconteceram em seus relacionamentos passados, ir à um terapeuta pode lhe ajudar a lidar com seus sentimentos para que não afete os relacionamentos futuros. Se você vivenciou abuso verbal, emocional, sexual ou físico, pode ser que tenha ficado com cicatrizes emocionais que podem durar uma vida inteira se não forem cuidadas corretamente. Um terapeuta é treinado para lhe ajudar a lidar com o trauma do passado. Após aceitar que o futuro pode ser diferente, você pode tomar atitudes para garantir o sucesso futuramente.

Aprenda a confiar
Pode ser que você tenha dificuldade em confiar em um relacionamento se já foi magoado no passado. No entanto, você deve se lembrar que o seu novo parceiro não é o seu ex. Evite gastar tempo encontrando semelhanças entre o seu parceiro atual e o antigo. É normal tentar encontrar sinais vermelhos para evitar repetir os mesmos erros. Porém, identificar falhas no seu relacionamento pode destruir ao invés de construir. Em vez disso, tente confiar em seu novo parceiro a menos que ele lhe dê bons motivos para suspeitar.

Esquecer
Esquecer pode ser um dos aspectos mais desafiadores de um relacionamento complicado, mesmo que você saiba que está melhor sem o seu ex. O péssimo tratamento que você recebia do seu ex pode facilmente continuar contigo, fazendo-a ficar obcecar pensando se foi ou não culpa sua e por que isso aconteceu. Embora exista um lado saudável em discutir relacionamentos passados com um futuro parceiro, você pode revelar demais, especialmente no início de um relacionamento. Se precisar conversar sobre o que aconteceu, escolha um amigo próximo ou parente ao invés do seu parceiro. Ficar obcecada com problemas passados com seu ex-namorado pode afastar seu novo parceiro.

Comunicação aberta
Seus relacionamentos passados podem moldar a forma como você encara seus futuros relacionamentos. Alguns problemas podem ser corrigidos, mas outros têm efeitos à longo prazo. Manter as linhas de comunicação abertas entre você e seu novo parceiro garante que vocês se entendam e saibam o que está acontecendo. Por exemplo, se no passado estava com alguém que sempre gritava com você, é normal deixar que o seu parceiro saiba que você prefere uma conversa mais tranquila quando algo estiver errado. Deixar o seu parceiro ciente de suas preferências e de seus motivos pode construir uma base mais forte para o seu relacionamento.

Cresça
Em vez de permitir que o passado lhe coloque para baixo e afete negativamente o seu futuro, utilize suas experiências para crescer e aprender sobre si mesma. Pergunte a si mesma o que você gostaria de fazer diferente no futuro e aprenda a viver sozinha. Se tiver se envolvido em um relacionamento destrutivo, é melhor ficar sozinha por um tempo antes de seguir para outra relação. Uma vez que esteja confortável consigo mesma e saiba quem você é, os seus futuros relacionamentos irão apenas se beneficiar.

FONTEEhow
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia


COMENTÁRIOS