Baixa estima: 4 dicas para vencer esse sentimento

Gabi Barboza

A baixa estima vem após algo que planejamos não ter dado certo. Depois de uma decisão errada. De uma escolha mal pensada. De uma discussão com alguém. Ou até um dia pesado, ruim.

E até naquele certo período do mês, para nós, mulheres, onde os nossos hormônios ficam todos à flor da pele. A tristeza nos abate, o choro vem com vontade. O ânimo desaparece, nos sentimos feias, parece que nada vai dar certo e que a culpa é toda nossa. É assim mesmo!


Claro, que com grana, a gente corre pra estética. Ou pro shopping. Até mesmo para um restaurante, uma sorveteria. E assim, poderíamos, talvez, acabar com essa baixa estima.

Mas eu trouxe aqui, quatro dicas para vencer a baixa estima, que não trarão arrependimento depois – às vezes a gente come demais quando está pra baixo e depois nos arrependemos. Falando em arrependimento, sabe aquela panelona de brigadeiro? Talvez não seja necessária para melhorar o nosso estado de espírito.

Lá vão as 4 dicas para vencer a baixa estima:

1) Cuide de você mesma, em casa
Você pode fazer uma hidratação no cabelo. Tirar o esmalte velho da unha. Lixar as unhas. Passar um hidratante após o banho. Só o fato de fazer algo pela sua aparência, já vai melhorar o seu ânimo.

2) Ouça músicas que melhorem o seu espírito
Temos a tendência, quando estamos mal, de ouvir músicas que nos fazem chorar. Tudo bem, chorar alivia, desabafa e ajuda. Mas quando decidir melhorar a sua autoestima, mude as músicas. Ouça o que te coloca pra cima, isso faz a baixa estima sumir!

3) Saia de casa maquiada e bem apresentável
Faça uma maquiagem discreta. Não para quem vai te ver e sim, para você! Pra que ao se olhar no espelho, você pense “nossa, eu tô linda”. A maquiagem, nos deixa com ar mais saudável e sobe a nossa autoestima.

E as roupas que você usa, falam muito sobre você. No dia que tiver pra baixo, mal, chateada; coloque aquela roupa que te faz bem. Aquela que te faz você se sentir poderosa. Essa mesma que você está pensando.

4) Se lembre que tudo isso vai passar
A baixa estima vem pelo sentimento de que algo não deu certo. É normal errar. Cair e ser derrotada, faz parte. Cury ensina em seu livro ‘Nunca desista dos seus sonhos’ que “ninguém é digno do pódio, se não usar as suas derrotas para alcança-lo”.

Essas quatro dicas, são atitudes que vão fazer toda a diferença! Vai por mim!


Sabe, precisamos aprender a perder. Usar cada derrota como experiência e assim, não repetir o erro. A sua autoestima depende do quanto você acredita e confia em você mesma!

Às vezes, durante a nossa jornada, nos sentimos mesmo, incapazes. A vontade é tomar um bom banho, vestir aquele pijamão e dormir dias e dias. Eu sei bem como é isso.

Mas boa parte dos nossos problemas, sejam trazidos pela vida ou por nossas escolhas erradas; são ciclos de aprendizagem. Cada vez que caímos, aprendemos mais. Saímos mais fortes.

Driblar a baixa estima nesses dias de turbulência emocional, te ajuda a sair disso. Linda, bela e mais forte! Porque apesar de todas as escolhas erradas que você já fez, de tudo que deu errado, você é forte! E capaz de vencer tudo isso, tenho certeza.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Gabi Barboza

É graduanda em Psicologia, tem 32 anos. Como o que faz o mundo dela girar, são as pessoas, trabalha com Recursos Humanos. É mineira, bem casada com um Gaúcho lindo. Mora em Porto Alegre desde 2012. Está sempre lendo e ama escrever. Se sente rica, por ter vários livros em uma estante que é o seu tesouro. Ama se engajar em causas sociais, crê que a única coisa que levamos desse mundo, é o que plantamos. E que as boas obras, são fundamentais.


COMENTÁRIOS