As cinco qualidades que definem um amigo verdadeiro

Resiliência Humana

Você já parou para pensar quantos amigos você tem? Suas amizades são boas o suficiente para considerá-las como “amigos de verdade”? Em outras palavras, temos muitos amigos verdadeiros ou simplesmente um grande número de conhecidos ou pessoas com quem simpatizamos?

A verdade é que abusamos muito da palavra “amigo”. Muitos de nós desfrutamos de bons momentos com muitas pessoas, mas isso não quer dizer que são nossos amigos.

A amizade é bem mais do que partilhar bons momentos. Na verdade, poucas pessoas se importam verdadeiramente com você e não estarão ao seu lado nos momentos difíceis.

Aqui, vamos falar das cinco qualidades que definem um amigo verdadeiro. Dessa forma, estaremos mais conscientes de quem são e do quão grande é a palavra amizade.

Quais são as cinco características de um amigo verdadeiro?

1- Escutam sem julgar. As pessoas têm a tendência de ajudar os outros, compartilhando seus sentimentos e opiniões, muitas vezes em excesso. Às vezes, exageramos nas críticas.

O ego mal administrado nos leva a julgar negativamente nossos amigos, familiares ou companheiro.

Essas críticas maldosas magoam a pessoa que buscava apoio e compreensão.

Quando precisamos que alguém nos escute, procuramos um amigo, nossos familiares, nosso companheiro. Ouvir o outro é um ato de generosidade; nunca diga “você deve”, ou “você tem que”.

Um amigo verdadeiro ajuda e apoia sem esperar nada em troca. Escutar significa entender o significado da mensagem e compreender o seu contexto.

A empatia pode ser definida como um sentimento que nos coloca no lugar do outro, nesse caso, nosso amigo. Apesar de não estar passando pela mesma situação, sentimos o sofrimento do outro. O amigo verdadeiro consegue ouvir em silêncio, com muito afeto, carinho e atenção.

Coisas que muitas vezes não percebemos, um verdadeiro amigo nos mostrará com delicadeza.

2- Não dão importância para as discussões. Os amigos também discutem. Muitas vezes, julgamos uma crítica construtiva, uma ideia ou opinião diferente da nossa como ofensivas. Quando falamos da palavra “discutir”, falamos de uma discussão com argumentos válidos de ambas as partes até chegar a uma solução ou final positivo.

Discutir não é brigar. Na verdade, é um comportamento saudável e muitas vezes necessário em nossas relações pessoais. Quando discute com os amigos, só você pode decidir se essa discussão é importante ou não. Os verdadeiros amigos entendem o significado de uma discussão e não se prendem a detalhes desnecessários.

3- Eles se preocupam com você. Em algum momento da sua vida você já se deparou com a seguinte pergunta: será que meus amigos só aparecem quando precisam de mim? Quando você pensa dessa forma a respeito de algum dos seus amigos, a confiança acaba e a relação fica estremecida.

Sabemos que a hipocrisia se manifesta em ocasiões esporádicas ou pode ser uma atitude constante. Muitas pessoas fingem crenças, opiniões, qualidades ou ideais que não têm ou não praticam. O amigo hipócrita demonstra qualidades e sentimentos que na realidade não possui. Esse tipo de relacionamento pode gerar sofrimento e angústia emocional.

Felizmente, existem os amigos verdadeiros que nos amam incondicionalmente, se preocupam conosco e estão sempre prontos para nos ajudar. Preocupam-se com os nossos problemas e nos apoiam sem pedir nada em troca.

4- Transformam seus defeitos em virtudes. Nenhum de nós é perfeito e muitas pessoas ao nosso redor não aceitam nossos defeitos, e acreditam que sua missão na vida é nos mostrar nossas falhas. Aqueles defeitos que nos fazem tão únicos…

Mas, por outro lado, você tem a sorte de ter ao seu lado pessoas que não olham para os seus defeitos, o incentivam e se fixam nas suas qualidades. Esses são os amigos de verdade.

5- Estão sempre perto de você. Nem as diferenças pessoais e as discussões, nem o tempo e a distância afastam os verdadeiros amigos.

Sempre poderá contar com eles nos momentos mais difíceis. Terá sempre seu apoio incondicional, e o mais importante, querem participar da sua vida como parceiros essenciais.

Texto original em Espanhol de Paula Díaz

FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS