Aproveite a companhia de quem está ao seu lado agora. Saudade vazia não traz ninguém de volta.

Alessandra Piassarollo

Aproveite a companhia de quem está ao seu lado agora. Saudade vazia não traz ninguém de volta.

Mas este texto não é sobre romance. É sobre todas as pessoas com quem estabelecemos laços ao longo da vida. Quero falar das pessoas da nossa família, dos nossos amigos e dos vizinhos.

É que ás vezes a gente se distrai com os problemas, com os afazeres do dia a dia e acaba deixando passar pequenas oportunidades de viver um relacionamento mais próximo com essas pessoas.

Deixamos de fazer as coisas mais simples (e prazerosas), como ligar para saber se está tudo bem, fazer uma visitinha de vez em quando, cumprimentar pelo aniversário, sentar para contar as novidades. Esses pequenos gestos reforçam os laços e fazem estreitar as relações. Isso é muito importante, sabe!?

Porque ter todas as pessoas queridas por perto é uma condição que não durará para sempre. Quando as circunstâncias da vida afastar essas pessoas do nosso círculo de relacionamentos, queiramos ter a certeza de que aproveitamos todas as oportunidades de demonstrar o quanto elas eram importantes. E que as memórias criadas nesse período jamais serão esquecidas.

Pra isso acontecer é preciso extrair o máximo de cada momento juntos. De preferência, que os sentimentos sejam variados: alegria, tristeza, preocupação, euforia, e outros mais. Essa completude pode evitar a péssima sensação de ter sido afastado de alguém e ficado com aquela sensação de que podia ter aproveitado melhor.

O legal é quando a gente tem histórias pra contar, fotos pra mostrar, cartões e bilhetes que ficaram para provar que aquela relação foi bem vivida; bom é a gente poder revirar a caixa de memórias e encontrar essas provas, entre os nossos guardados preferidos; poder ligar pra aquela pessoa que agora está longe, e só de ouvir alô, sentir que ela está mais perto que nunca. Essas experiências só são possíveis quando a gente saboreia o que há de melhor em uma relação.

Saudade boa é aquela que vem cheia de lembranças gostosas.

Se você quer tê-las, viva bem com quem te rodeia, com intensidade e proximidade. Mantenha o foco nas ações que aproximam: cultivar, cuidar, considerar, amar. Aproveite o tempo presente para se relacionar com mais apreço, com mais qualidade. Para que o arrependimento não venha te importunar no futuro.

Afinal, ninguém é feliz sozinho e boas lembranças a gente guarda pra sempre. Viva bem enquanto suas pessoas preferidas estão perto de você. A saudade não será capaz de trazer esse tempo de volta.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Alessandra Piassarollo
Administradora por profissão, decidiu administrar a própria casa e o cuidado com suas duas filhas, frutos de um casamento feliz. Observadora do comportamento alheio, usa a escrita como forma de expressar as interpretações que faz do mundo à sua volta. Mantém acessa a esperança nas pessoas e em dias melhores, sempre!

COMENTÁRIOS