Aprecio quem diz que tudo vai dar certo, mas amo quem diz que ficará comigo, mesmo que tudo dê errado

Prof. Marcel Camargo

Não basta ter alguém apenas nos falando frases feitas, dizendo que tudo vai passar. Bom mesmo é saber que teremos alguém do nosso lado, haja o que houver, mesmo que nada dê certo, ainda que tudo desmorone de vez.

Ninguém há de negar que a vida costuma vir com tudo, atropelando-nos os sonhos, as certezas, as expectativas, muitas vezes nos deixando sem chão, totalmente desesperançosos e tristes. Cada dia é uma luta e, assim, vamos sobrevivendo em meio a essa gangorra emocional que nos consome, equilibrando-nos entre o que é prazer e o que é dor – infelizmente, nem sempre o peso recai do lado mais fácil dessa equação.

De repente, alguém que amamos muito se vai, o parceiro arruma as malas, o chefe nos dispensa, a saúde nos dá um susto, um filho se mete em encrencas, um irmão se vê sem saída. De repente, temos que enfrentar um passado mal resolvido que vem nos assombrar, temos que encarar as consequências de péssimas sementes escolhidas por nós mesmos, ou abrir mão de conforto material em favor de um familiar que adoece.

Dentre as vinte e quatro horas que compõem os nossos dias, nem ao menos um milésimo de segundo é previsível, pois tudo pode mudar drasticamente no próximo instante, num piscar de olhos. Logicamente, não poderemos pensar nisso o tempo todo, ou acabamos não nos permitindo desfrutar dos bons momentos que sempre pontuarão nossa jornada. Porém, o apego demasiado ao que pensamos ser certo, possivelmente nos enfraquecerá quando das tempestades que se abatem sobre nossas cabeças.

Daí a importância de termos pelo menos uma pessoa com quem possamos contar, com quem estejamos à vontade para nos abrir e em quem nos apoiar durante as escuridões de nossa alma. Será vital, em nosso reerguimento, poder estender as mãos e encontrar braços que se estendem para nos trazer de volta à vida, com amor sincero. E não basta ter alguém de quem ouvir as frases feitas de apoio, alguém dizendo que tudo vai passar. Bom mesmo é saber que teremos alguém do nosso lado, haja o que houver, mesmo que nada dê certo, ainda que tudo desmorone de vez.

Qualquer um é capaz de nos dizer palavras de consolo, dando tapinha nas nossas costas, no entanto, somente quem nos ama verdadeiramente será capaz de permanecer ao nosso lado durante nossas batalhas mais difíceis, quando nada tivermos a oferecer, quando só precisarmos receber, ainda que sem merecermos. Isso é amor de fato, sem senões, sem rodeios. Isso é o que faz valer a pena tudo o que tivermos para viver, faça chuva, faça sol ardente.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Prof. Marcel Camargo
Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

COMENTÁRIOS