AMIGOS SÃO MAIS IMPORTANTES PARA A SAÚDE DO QUE A FAMÍLIA, DIZ ESTUDO

Resiliência Humana

O que você diria que influencia mais a sua saúde e bem-estar, ter amigos ou a família por perto? Se está difícil chegar a uma resposta, saiba que a ciência pode ajudar: um novo estudo resolveu investigar o assunto e, para a surpresa de muitos, descobriu que as amizades contribuem mais para esses dois fatores do que os familiares.

Realizada pela Michigan State University, a pesquisa fez uma análise de 300 mil pessoas com idades entre 15 e 99 anos em 90 países, e outra com 7.481 norte-americanos com mais de 50.

A primeira mostrou que as pessoas que mais valorizam suas amizades são mais saudáveis e felizes – principalmente quando envelhecem.

Já a segunda deixou claro que a família quase não tem influência sobre a saúde, mesmo quando se trata de ter filhos ou parceiros.

De acordo com os condutores do trabalho, isso acontece porque amigos são escolhas conscientes, enquanto as relações familiares podem ser sérias, negativas ou monótonas.

Sendo assim, é mais fácil para os adultos conversar honestamente e realizar diversas tarefas quando estão com essas pessoas escolhidas a dedo para o seu convívio.

Os pesquisadores defendem ainda que cultivar boas amizades ao longo da vida é ótimo para a autoestima e para a luta contra o estresse.

FONTEDaqui Dali
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS